Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Como colocar senha no bitlocker?

Por padrão ao ser ativado ele não pede senha. E em uns testes que fiz consegui colocar apenas numeros. Como aumentar a força da senha colocando letras e caracteres especiais?

editei para acrescentar:

Outra dúvida: a força da senha está limitada a chave de 48 digitos de recuperação?Não adianta colocar uma senha mais complexa do que 48 digitos? Um ataque de força bruta contra o bitlocker é feito com a chave de recuperação ou a senha?

Exemplo: uma senha com letras, numeros e caracteres especiais com tamanha de 80 caracteres será inutil porque a chave de recuperação tem 48 caracteres numericos?

Postado

@Adamastor Abrolio Silve Por onde você tentou ativar o bitlocker que não viu a parte da senha? Quando tento fazer pelo painel de controle já aparece na primeira tela. Você pode colocar tanto letras como números e characteres especiais.

Painel de Controle\Sistema e Segurança\Criptografia de Unidade de Disco BitLocker:

ZbNhHNc.jpeg

Por padrão é criado tanto uma senha como essa chave de recuperação. Essa chave de recuperação serve exatamente para você poder recuperar os seus arquivos caso você tenha esquecido a sua senha e é praticamente impossível alguém adivinhar essa chave de recuperação, mais você deve guardar a chave de recuperação em um lugar seguro onde ninguém possa ver.

O tamanho maximo de senha que você pode usar no bitlocker é de 265 characteres. Você também pode remover a proteção de chave de recuperação do bitlocker ficando apenas a senha. No caso se você remover a chave de recuperação do bitlocker e esquecer a sua senha vai perder acesso a seus dados criptografados.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
8 horas atrás, Adamastor Abrolio Silve disse:

Como colocar senha no bitlocker?

Por padrão ao ser ativado ele não pede senha. E em uns testes que fiz consegui colocar apenas numeros. Como aumentar a força da senha colocando letras e caracteres especiais?

editei para acrescentar:

Outra dúvida: a força da senha está limitada a chave de 48 digitos de recuperação?Não adianta colocar uma senha mais complexa do que 48 digitos? Um ataque de força bruta contra o bitlocker é feito com a chave de recuperação ou a senha?

Exemplo: uma senha com letras, numeros e caracteres especiais com tamanha de 80 caracteres será inutil porque a chave de recuperação tem 48 caracteres numericos?

A primeira pergunta que o usuário precisa responder quando se trata de Bitlocker é:
você realmente precisa dele?

• Curtir 1
Postado

@ricardo_br olá!

Só aparece para colocar a senha normal quando vou criptografar outra partição ou outro HD, sdd, pendrive ou SSD ou HD externo.

Para criptografar o sistema onde o Windows está instalado não aparece. Como o pc tem TPM ele da boot e la dentro do windows gerenciando o bitlocker consta como criptografado.

A senha é para antes do sistema ser inicializado. E quando consegui seguindo um tutorial na internet, consegui apenas com numeros, não tinha podia coloar letras e caracteres especiais.

Então eu queria colocar o PIN mas de forma complexa com maisculas, minusculas, numero e caracteres especiais.

@Gabriel U  Em algumas máquinas eu uso o Veracrypt, porém em outras tenho testado o bitlocker mesmo. Afinal, a própria MS tem exigido o TPM para rodar o Windows.

A pergunta então deveria ser: porque o usuario não deveria usar? Se aumentar a segurança e privacidade...

E porque para adicionar um PIN pre inicialização a MS esconde esse opção?

Postado

@ricardo_br Eu segui não somente um mas dois ou três. porque um deles  o comando não era executado corretamente porque acho que estava em maisculo ou algo assim. Mas se não me engano foram os primeiros resultados no google mesmo  pesquisando o termo "pin bitlocker"

https://supportcommunity.zebra.com/s/article/000026025?language=pt_BR

https://www.dell.com/support/kbdoc/pt-br/000142382/como-usar-o-bitlocker-com-pino

acho que consultei mais um ou outro não me lembro ao certo.

Mas eu abri  gpedit.msc e modifiquei as  opções do bitlocker lá  nas política de grupo. Achei complicado fazer isso. A MS poderia dar a opção de fazer tudo isso via interface gráfica, colocando não só numeros mas tambem letras e caracteres especiais de forma fácil.

• Haha 1
Postado

Repeti os passos desse tutorial em uma nova instalação do Windows 11 e deu certo:

https://www.dell.com/support/kbdoc/pt-br/000142382/como-usar-o-bitlocker-com-pino

Após ter o bitlocker ativo e criptografado todo o sistema eu segui seguintes passos para colocar senha (PIN) de apenas números no pré boot:

• abra gpedit.msc  >>  política de grupo > Configuração do computador > Modelos administrativos > Componentes do Windows > Criptografia de unidade de disco BitLocker > Unidades do sistema operacional.

No painel direito , clique duas vezes em Exigir autenticação adicional na inicialização e uma caixa pop-up será aberta.

• Certifique-se de que Enabled a opção é escolhida para que todas as outras opções sejam ativas.
  • Desmarque a caixa para Permitir o BitLocker sem um TPM compatível.
  • Para a escolha de Configurar a inicialização do TPM Escolher Permitir TPM.
  • Para a escolha de Configurar o PIN de inicialização do TPM:Escolher Exigir PIN de inicialização com TPM.
  • Para a escolha de Configurar a chave de inicialização do TPM:Escolher Permitir chave de inicialização com TPM.
  • Para a escolha de Configurar a chave de inicialização do TPM e o PIN:Escolher Permitir chave de inicialização e PIN com TPM.

Clique em Apply e, em seguida, o botão OK para salvar as alterações no Editor de política de grupo local.

Mantenha-se sob as unidades do sistema operacional de criptografia de unidade > BitLocker.

No painel direito , clique duas vezes em Habilitar o uso da autenticação do BitLocker que exija a entrada do teclado de pré-inicialização nos slates.

• Certifique-se de que Enabled a opção é escolhida para ativar.

Clique em Apply e, em seguida, o botão OK para salvar as alterações no Editor de política de grupo local.

Reinicialize o sistema novamente.

• Inicie um prompt de comando do administrador (prompt de comando com privilégios elevados). Digitei o comando ge-bde -protectors -add c : -TPMAndPIN
  • Você receberá uma solicitação para digitar o PIN. Digite um número de quatro a sete dígitos. O cursor não registrará os pressionamentos de tecla enquanto você digita os números.
  • Pressione a tecla Enter para salvar o PIN e o prompt solicitará que você redigite o PIN para confirmar. Pressione a tecla Enter novamente para salvar a confirmação do PIN – ela será executada por meio dos comandos mostrando como salvo.

Reinicialize o sistema novamente e ele solicitará um PIN com o teclado Slate.

O BitLocker solicitará o PIN em cada reinicialização depois que for concluído.

Dúvidas:

Então agora eu sei e confirmei exatamente os passos para colocar o PIN numérico.

O que é um teclado slate? Fico pensando se seria preciso habilitar essa opção.

Fiz outros testes para aumentar a complexidade da senha mas sem sucesso. O único local que achei o caminho para acrescentar uma senha complexo foi esse tutorial do fórum adrenaline. Habilitei essa opção la no Editor de polítca de grupo local mas na hora de colocar a senha complexa  sempre mostrava algum tipo de erro.

O local é o mesmo onde fiz a outras modificações para adicionar o PIN:

abra gpedit.msc  >>  política de grupo > Configuração do computador > Modelos administrativos > Componentes do Windows > Criptografia de unidade de disco BitLocker > Unidades do sistema operacional.

"PERMITIR PINS AVANÇADOS PARA INICIALIZAÇÃO"

Agora, alguém poderia ajudar como e quando eu ativo?

La no painel de controle>sistema e segurança>criptografia de unidade de disco Bitlocker aparecem as opções:

• Alterar como a unidade é desbloqueada na inicialização. Mas  nessa opção aparece a seguinte mensagem "as configurações da politca de grupo para opções de inicialização do bitlocker estão em conflito e não podem ser aplicadas. Entre em contato com administrador do sistema para obter mais informações". Será que as configurações ainda não estão corretas apesar do pin estar funcionando e ser exgido no boot?
  • Alterar o PIN.

Moderador:  o C : ta virando carinha sorridente. Como desativo isso aqui no forum para  o comando aparecer corretamente? TEnho que deixar os dois ponto separado do C por um espaço.

Citação

ge-bde -protectors -add c   : -TPMAndPIN

@GabrielLV  Consultei mais de um tutorial ou explicação porque  quando eu digitava o comando ele não ia. Pesquisei pelo comando no google e achei outros tutoriais e o local que eu segui primeiro tinha deixado tudo em caixa alta e ele não aceitava.

Editei para acrescentar la em cima link para o tutorial do forum adrenaline: https://forum.adrenaline.com.br/threads/como-configurar-o-bitlocker-e-proteger-definitivamente-os-nossos-dados.711071/

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado

Consegui ativar senha complexa no bitlocker do Windows 11 de  uma forma mais simples e fácil que o tutorial do site da Del sem precisar digitar nada no prompt de comando.

Abra o editor de politicas local: gpedit.msc   (Use a pesquisa do Windows)

Navegue até as opções: configurações do computador>modelos administrativos>componentes do windows>criptografia de unidade de disco bitlocker> unidades do sistema operacional.

Habilitar apenas esses dois:

Exigir autenticação adicional na inicialização.

• desmarcar permitir bitlocker s tpm compatível;
  • o resto deixar tudo em permitir:
  • permtir tpm
  • permitir pin inicialização
  • permitir chave c tpm
  • permitir chave pin c tpm

Permitir pins avançados na inicialização.

-> Reiniciar computador

Após reiniciar o PC, quandos esses dois estão habilitados, no gerenciador do bitlocker do painel de controle, aparece a opção “alterar como essa unidade é alterada na inicialização”. Em seguida é possível colocar o pin (senha) avançada com letra, números e caracteres especiais sem precisar do prompt de comando.

Muito mais fácil e simples!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...