Ir ao conteúdo

(estranho) pc crash e tela azul quando jogo

Ir à solução Resolvido por Matheus Ederson,

Posts recomendados

Postado

Recentemente durante o mês de dezembro eu montei um computador inteiramente novo, (CONFIGURAÇÕES NO FINAL DO POST)

RESUMO DO PROBLEMA: Durante o uso em jogos (The Witcher 3, Heroes of The Storm, Overwatch, Euro Truck Simulator - Até no Wallpaper Engine -) o pc dá tela azul, as vezes reinicia sozinho, o jogo fecha e dá uma mensagem de erro genérica
Já ocorreu do computador reiniciar ou dar tela azul também sem estar em um jogo, porém é menos frequente
o que me leva a crer que (seja lá qual for o problema) ele ocorre com mais frequência quando o sistema está em uso mais intenso.
O problema não ocorre imediatamente, é após um tempo (indeterminado) de uso/jogo - Já passei algumas horas jogando sem problemas, outras vezes minutos, outras vezes exatamente após iniciar o Windows (pós outro crash) o computador deu tela azul novamente.
(NÃO É TEMPERATURA, HW MONITOR É MEU MELHOR AMIGO)

Inicialmente eu pensei que o problema fossem as memórias. Coloquei elas no padrão JEDEC mais baixo possível para verificar se era instabilidade, e o problema persistiu.
Fiz um teste de memória do Windows, não acusou nenhum erro. (sabemos que esse test só revela problemas se estiverem escancarados)
Fiz um MEMTEST86, encontrou DIVERSOS erros, muitos mesmo - Em um teste ele encontrou uns 9, no teste seguinte foram mais de 500. (testei elas no JEDEC e no EXPO)
Fiz o MEMTEST tanto com a memória em JEDEC, quanto com ela em EXPO, ambos apresentaram falhas. (o que me levou a crer que o problema não era a frequência, e sim a memória em sí)
Testei 1 pente de memória, deu erro
testei o outro pente, deu erro
(difícil 2 xpg lancer virem com defeitos ambos os pentes), mas..

Comprei outro jogo de memória para testar, a Patriot Viper Venom (PVVR532G720C34K), comprei uma memória com frequência mais alta para usar com uma frequência menor e verificar se o problema era estabilidade da memória, não funcionou, mesmo erro anterior. (fiz os mesmos testes)

Busquei realizar um outro teste de memória, o TESTMEM5, que apresentou DIVERSOS erros e tiveram algumas vezes que ele apresentou problemas o computador e deu tela azul.. Fiz o mesmo TESTMEM5 na XPG lancer, deu o mesmo problema.
Tentei desativar o Memory Context Restore (lí em um forum) (ativar, desativar e retornei ao automático) - Não funcionou (em ambas memórias)

Inicialmente descartado então o erro na memória (no pente fisico) por conta de eu ter testado com 2 memórias diferentes e ter apresentado o mesmo erro, eu busquei por alternativas.

A primeira alternativa, placa de vídeo (por conta da ocorrência ser mais frequente em jogos)

Realizei testes como:
Blender
3DMark (comprei para testar)
Aida64 (estabilidade - selecionada todas as opções menos armazenamento)
Furkmark

NENHUM TESTE apresentou SEQUER uma falha. A GPU/o computador aguentou de boa todos os testes (que rodaram por no minimo uma hora cada teste, com exceção do 3DMark que deve ter sido um pouco mais por conta da variedade de testes possíveis, busquei sempre os mais pesados)

Tentei desativar manualmente os gráficos integrados do computador (que apesar de conectada uma VGA, permanecem ativos) - Não funcionou
Tentei desativar o resizable bar (li em um forum) - não funcionou

Após aqui eu comecei a desconfiar da fonte, será que 750w não dão conta do recado, ou ela veio com defeito?
Mas antes quis tentar umas configurações da memória na BIOS.
Busquei aumentar um pouco a tensão, fui até 1,5v nas memórias (GRADATIVAMENTE), o restante deixei no "AUTO". - Não funcionou (tentei nas duas)

Um lapso, uma ideia..

Retirei a placa de vídeo do computador.

Fiz os testes de memória
Inicialmente TESTMEM5.. nenhum erro (rodei no mínimo umas 10 vezes em sequência, NENHUM ERRO.)
fui para o MEMTEST86.. Fiz 2 testes em sequência, ambos deram PASS, nenhum ero..
Para não dizer que é coincidência deixei a noite rodando outros 2 testes, nenhum erro nos 2
Total 4 MEMTEST86 sem erro.

Coloquei a placa de vídeo de volta, os erros iniciais voltaram a aparecer. (no TESTMEM5 e no MEMTEST86)

Retirei a placa de vídeo, fui para uma seção de Wither 3, o jogo não apresentou problemas em nenhum momento, o computador funcionou normalmente. (piedade de mim jogar Wither 3 com gráfico integrado tudo no mínimo em HD+..)
Fiz mais uns testes (TESTMEM5 e MEMTEST86), novamente sem apontar nenhum erro/falha
Joguei mais e mais e nenhum erro.

Fico pensando, será fonte? Porque o teste de memória não estressa todo o sistema, somente o processador e memória, assim como o MEMTEST86, a GPU fica praticamente inativa.. E mesmo assim tem hora que apresenta problemas no TESTMEM5..

Enfim pessoal, resumo da história é que a memória RAM apresenta erros somente quando a VGA está conectada ao computador.
Busco ajuda para evitar o RMA, possíveis novos testes para confirmar problema (ou descartar problema) na GPU, etc

Vou anexar os mindumps do windows caso tenhamos algum entendido do assunto aqui, assim como seguirão as configurações atuais do computador..

Montei tudo certinho
- nenhum pino torto
- nenhum cabo folgado/faltando/fora do lugar
Formatação do(s) SSD(s), instalação limpa do Windows
Instalação correta dos Drivers através do Windows Update e instalação manual do driver da AMD (adrenalin) e NVIDIA

Link CPU-Z/Speccy com mais infos: https://imgur.com/a/TGgZbZA
Link MINIDUMP: https://www.mediafire.com/folder/y21evrnlnd5b1/MINIDUMP-_Matheus

atualização: 

Utilizei o DDU para remover o software da AMD e da NVIDIA e fiz uma instalação limpa da NVIDIA novamente
Desativei o gráfico integrado na BIOS

Não resolveu (estou utilizando com a GPU)

CONFIGURAÇÕES ATUAIS:
placa-mãe: B650M GAMING PLUS WIFI (MS-7E24) (AM5) (BIOS: 1.8 12/12/2024)
CPU: Ryzen 7 7700 (em stock)
RAM: 2x 16GB XPG LANCER (AX5U6000C3016G-DCLARBK) em PERFIL EXPO 1 6000Mhz
OBS1: RAM está na lista de compatibilidade da placa-mãe
OBS2: Estão nos slots corretos da placa-mãe (2 e 4)
OBS3: A Patriot Viper Venom está guardada aqui, se for necessário testar algo ainda estou de posse dela
GPU: GeForce RTX 4060 VENTUS 2X BLACK 8G OC (Sem ou, em STOCK) (atualmente desconectada para ser possível ter estabilidade no sistema)
FONTE: XPG CORE REACTOR II 750w
SO: Windows 11 Pro (original, ativado)
Armazenamento:
KINGSTON SNV3S1000G (SSD) (NVMe) Windows está aqui
KINGSTON SA400S37240G (SSD) (secundário)

• Moderador
Postado

@Matheus Ederson Seja muito bem vindo ao Clube do Hardware!

Como o Memtest já apontou para diversos erros de memória, mesmo com memórias RAM diferentes, ao meu ver, é a placa-mãe que está com defeito, e não a fonte.

Os mindumps estão apontando para erros aleatórios, sendo que alguns deles estão também referenciando erros de memória.

A fonte de alimentação tem potência o suficiente para aguentar toda a configuração.

• Curtir 1
Postado
Citação

ao meu ver, é a placa-mãe que está com defeito, e não a fonte.

Obrigado pelas boas vindas!! 🙂

Mesmo realizando o MEMTEST86 se, a GPU e indicando 0 falhas? 
Caso realmente seja problema na placa-mãe, há alguma maneira de confirmar antes do envio ao RMA?

Postado

Fiz outro teste no OCCT

Com e sem a placa de vídeo no computador
Com = mais 5 mil erros

Sem = sem erro
Teste de memória

De qualquer maneira, vou arrumar outra placa-mãe para testar conforme recomendado, conforme eu for tendo mais descobertas vou atualizando aqui 

• Curtir 1
Postado

ATUALIZAÇÃO 3:

Acabei de fazer um clean reinstall nos drivers da AMD, apagando os antigos (todos)
recoloquei a GPU no pc
desabilitei os gráficos integrados na BIOS
atualizei o chipset driver direto no site da MSI
Pausei as atualizações do windows update

Postado

ATUALIZAÇÃO: 

formatei o computador, com uma instalação limpa do windows.

Instalei o windows offline, instalei primeiro os drivers do chipset, posteriormente os da NVIDIA
ativei a internet e rodei o windows update até terminar de baixar todos os drivers.

Problema persiste.

• mês depois...
  • Solução
Postado

Boa noite pessoal

hoje 08/02/2025

Vim encerrar o tópico com uma conclusão favorável.

Inacreditavelmente após um bom tempo de teste e substituição individual das peças, a conclusão finalmente veio:

CPU e FONTE defeituoso

Ambos enviados ao RMA, retornaram e agora tudo funciona perfeitamente bem.

O processador estava causando os "problemas de memória" de maneira intermitente nos jogos e em estresse;

A fonte estava desarmando quando o computador puxava mais (também nos jogos)

Agradeço a atenção

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!