Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom, como o título mesmo já diz, conectei a bomba do meu Watercooler no pump_fan da placa-mãe e utilizo todos os fans do gabinete e os do radiador em uma controladora conectados a um Sys_fan. 

A minha dúvida é: é necessário conectar alguma coisa no cpu_fan para que o Pc ligue ou só de ter a bomba no pump_fan já é o suficiente?

Postado

Vai ligar normalmente. Mas, pode acontecer de dar o aviso de "CPU Fan Error".

Basicamente esse aviso quer dizer que não há nada conectado no header CPU_Fan. Em algumas placas-mãe, você pode desabilitar esse aviso na própria BIOS.

Postado

Conecta o cabo splitter dos fans do radiador no CPU_FAN, esse conector é para gerenciar fans, seja de air cooler ou water cooler, além disso não precisa desabilitar aviso, que é justamente para o caso dos fans falharem/pifarem.

O que não deve ligar no CPU_FAN é a bomba do WC, quando não tem conector dedicado (pump_Fan, AIO_FAN, CPU_PUMB...) use um SYS_FAN reconfigurando de acordo - rotação constante.

Postado

Não tem relação, o conector CPU_FAN não tem nada a ver com sincronização de RGB, o que faz isso é o conector de LED da placa-mãe, seja o obsoleto RGB (12V, 4 pinos) ou ARGB (5V, 3 pinos).

De novo, o CPU_FAN é só para ligar fans do sistema de refrigeração do CPU, seja de air cooler ou water cooler, como o próprio nome diz.

Se os fans do gabinete estão todos ligados numa controladora - a alimentação das ventoinhas; ligue o cabo PWM da controladora num SYS_FAN, que vai gerenciar a rotação de todos os fans em conjunto, além do cabo de sincronia de LED da controladora no conector de LED placa-mãe (se tiver).

No lugar de "Fan do CPU cooler" pode ligar as fans do radiador do WC. Já o cabo de LED deste(s) fan(s) ligue na controladora.

CoolMoon.png

Postado

@1lokos então, sei que para controlar os ARGB é no conector ARGB da placa-mãe, mas no meu caso eu tenho um watercooler de 360mm e cada fan tem um conector de energia diferente, não consigo conectar os 3 fans juntos no CPU FAN e não tem um cabo que junte os 3, por isso a minha dúvida do que fazer

• Solução
Postado

Estanho, a maioria dos WC tem cabo splitter (2, 3 pontas em 1) que junta os cabos PWM de fans num conector só da placa-mãe (CPU_FAN), o que facilita o controle da rotação.*

Nesse caso, como não tem o splitter o jeito é usar a controladora como HUB PWM, plugada no CPU-FAN.

* E também porque placa-mãe simples tem apenas o CPU_FAN e apenas 1 ou 2 SYS_FAN (CHA-FAN).

Postado

@1lokos pois é, não entendi também porque esse Watercooler veio sem o adaptador, e é um watercooler da MSI ainda, mas enfim...

Muito obrigado pelas informações! 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...