Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá,

Estou enfrentando um problema com meu computador, que começou de forma repentina. Após uma noite do ano passado, percebi que meu PC começou a desligar e reiniciar sozinho, numa sequência repetitiva, ligando os LEDs, as ventoinhas e o som da fonte por apenas um segundo, logo depois desligando novamente. Isso se tornou um ciclo constante. Eu desliguei a chave da fonte e tirei da tomada para tentar resolver.

Quando religuei o PC, ele funcionou por alguns minutos, mas logo desligou novamente, mesmo com uma tarefa simples, como assistir a um vídeo no YouTube. A partir disso, passei a desligá-lo todas as noites. Esse problema começou logo após uma manutenção, onde foi trocada a pasta térmica do processador e houve um problema com o water cooler, especificamente com um parafuso que não está apertando corretamente e está deslizando.

Com o passar do tempo, passei a usar o computador apenas por 1 hora por dia devido à minha rotina de trabalho. No entanto, quando tentei jogar jogos como Content Warning, Planet Crafter e God of War: Ragnarok, o computador começou a desligar de forma aleatória. Às vezes o PC desligava após 30 minutos, outras vezes em 2 minutos ou 15 minutos de uso, sem um padrão fixo. Quando isso acontecia, a fonte de alimentação emitia um barulho mais alto do que o normal. Após o reinício, a tela ficava preta e não exibia nada, o que me fez suspeitar de algum problema mais sério.

Ao verificar o "Painel de Eventos" no Windows, encontrei erros críticos que mencionavam falhas no processador e desligamentos inesperados. Eu suspeito que o problema esteja relacionado à alta temperatura, então estou tentando investigar isso com mais detalhes.

#Temperatura altaÇ

Ao monitorar as temperaturas, percebo que o processador (Ryzen 7 5700X) chega rapidamente a 79°C (No caso, essa temperatura é normal, no entanto, chega lá num passe de mágica), especialmente quando algum jogo ou aplicação de renderização 3D é executado.

Mesmo com testes de estresse no processador e na placa de vídeo, o PC não desliga, mas quando há uma carga maior, o problema de desligamento ocorre.

#Problema no Water Cooler:

O water cooler tem um parafuso que está deslizando e não está apertando corretamente, pode ser problemas de aderência na base. Isso pode estar impedindo uma boa dissipação de calor, causando superaquecimento e desligamentos.

Vou tentar remover o water cooler e verificar se consigo consertá-lo ou, caso não consiga, trocá-lo por um novo. (Deixarei um anexo do parafuso que está com folga) No caso, eles fixam a bomba, porém, eles atravessam até a placa-mãe e são rosqueáveis em uma base que veio junto dos mesmos, porém o parafuso literalmente grudou nessa base e está girando atrás da placa-mãe, do outro lado.

#Fonte de Alimentação:

A fonte de alimentação Gamemax GP650W está fazendo barulho incomum, especialmente após reiniciar o PC. Esse barulho não é alto, mas é perceptível, o que pode indicar um problema na fonte ou algum pico de consumo de energia quando o sistema está em carga.

Irei tentar verificar a fonte de alimentação, talvez testando outra fonte de potência semelhante para ver se o problema persiste.

#Monitor secundario:

Eu tenho um monitor pequeno que usa uma porta USB 2.0 para se alimentar(no caso, tem duas USB), O monitor fica apenas com um wallpaper animado, no entanto quando faço qualquer atividade que eleve a temperatura, ou consequentemente use mais energia, como da placa de Vídeo por exemplo, o monitor secundario fica flicando, no caso, piscando dando falhas, não perde Vídeo mas fica piscando. Quando conecto o monitor a um carregador de celular externamente, ele para de piscar, o que me leva a crer que o monitor estaria falhando devido a falha de alimentação da porta USB da placa-mãe? FONTE?

Extra. As temperaturas que monitoro em testes, elas nunca chegam na limite para desligar, ele só decide desligar repentinamente, no caso, eu liguei o PC e abri de imediato o discord e o jogo Content Warning, ao abrir o jogo o PC desligou, fiz isso 3 vezes seguidas e desligou as 3 vezes. Formatei o sistema, sai do W11 para W10 e deu melhora, porém depois umas 5 horas jogando jogos como FACTORIO não tive desligamento, ao rodar Planet Crafter por uns 30 minutos ele desligou novamente.

BIOS:
Deixei com a configuração Padrão dela, não ativei o XMP 2.0
Versão da BIOS é a 4.1, pretendo também tentar realizar um instant flash para a 10.30

Configuração do meu PC:

Processador: Ryzen 7 5700X

memória RAM: 16GB (passou no teste de memória)

Armazenamento: 1TB NVMe M.2 + 512GB NVMe M.2

Placa de vídeo: RX 6700XT
Water Cooler Alseye M240PLUS White

download.jpg

• Solução
Postado

O problema de desligamento do sistema estava relacionado ao superaquecimento. Realizei a manutenção completa da máquina, limpando todos os componentes e analisando cada um com cuidado. Passei o dia inteiro realizando essa verificação. Durante o processo, identifiquei que não era somente um dos parafusos do Water Cooler estava folgado, o que causava trepidação, vim a notar que a base do cooler estava solta(outros parafusos estavam mal colocados), o que fazia com que a pasta térmica não fosse aplicada de forma uniforme sobre o chip. Para resolver, troquei a pasta térmica e ajustei os parafusos, garantindo que não girassem mais ao serem apertados. Após essa correção, a temperatura apresentou uma melhoria significativa ao inicializar, e em testes, as temperaturas máximas foram de 82°C com o processador R7 5700X em stress, isso utilizando uma pasta térmica de 6.5W(Anteriormente usando um 12.5w). O sistema não desligou mais.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!