Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Já faz alguns meses que o meu computador vem apresentando esse problema de desligar sozinho sem motivos. Eu posso estar jogando, fazendo live, estudando ou fazendo qualquer outra coisa, e, às vezes, ele desliga do nada. Não tem hora nem horário, ele só desliga de repente. Em dezembro, ele só tinha se desligado uma vez, mas agora voltou a desligar com mais frequência. Já faz alguns dias que ele vem se desligando, e o recorde foi de duas vezes no mesmo dia. Eu não acho que seja a temperatura, pois já fiz alguns testes de estresse e ele não se desligou. Também verifiquei os SSDs e parece que estão ok. Vou colocar uma print do status deles abaixo.

Minha suspeita é que seja a memória RAM, pois ela é 3200 MHz. Comprei dois pentes de 32 GB da Asgard CL18 3200 MHz com RGB, mas recentemente deu algum problema que não consigo ativar o XMP dela. Só fica em 2400 MHz. Se eu colocar em 3200 MHz, o PC não liga e dá um erro, e eu tenho que retirar a bateria da placa-mãe para ele voltar ao normal. Mas hoje fiz um teste e fui até a casa de um amigo para pegar os dois pentes de memória RAM dele, que são dois pentes de 8 GB da T-Force Pichau. Estou testando aqui e, no momento, está funcionando bem com o XMP ativado e a frequência de 3200 MHz, o que me estranhou, pois a minha RAM não estava mais conseguindo rodar nessa frequência.

Eu queria saber se vocês têm alguma recomendação de testes para tentar identificar o problema. Eu pensava que fosse a minha fonte, que é uma Gigabyte de 550 W, mas fiz uma limpeza nela e observei se poderia ser ela. No entanto, o problema parece estar mais relacionado à memória RAM. Um amigo meu me disse para eu ficar atento à placa-mãe, pois pode ser ela também. A placa-mãe é uma Maxsun B550M, o processador é um Ryzen 5 5500 e a placa de vídeo é uma RX 6600 de 8 GB de VRAM. Quais testes posso realizar para tentar identificar o problema? Eu sinto que esse problema é difícil até para um técnico identificar, pois não é algo que acontece de imediato, sabe? Não é algo que você faça e o PC desliga; ele desliga de forma aleatória, sem motivo aparente.
Quando ele desliga ele fica com os leds ligados, só desliga se eu desligar o disjuntor, basicamente puxar da tomada, porque manualmente apertando o botão não vai..

image.png.08279ee3cc656ecee622780b91a400fb.pngimage.png.de1a2a054e297a3590bab70c5283f1a5.png

image.png.fa8a25f185845bacf498d60450fb3d8a.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!