Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, boa tarde, boa noite. Meu PC tem aquele famoso problema de só ligar depois de esquentar ele com secador (aquele problema do cristal oscilador nas placas B450 e B550 AMD devido à umidade). Acontece que, sabendo do problema, escolhi não mandar pra garantia porque precisava do computador para trabalho/estudo e decidi lidar com esse problema de só ligar com o sacador durante os meses chuvosos na minha cidade.

Entretanto, junto com esse problema sempre teve o fato dele ligar com a hora errada, sempre após ligar como secador ele dá boot com a hora muito atrasada, assim como acontecia em janeiro de 2024, as vezes fica a hora de quando eu parei de usá-lo e desliguei. Enfim, dito isso, suspeito que não tenha problema apenas no cristal oscilador ou se tenho problema nele de fato, pois pra hora vir errada assim o problema seria na bateria da BIOS né? Ela tem umas marcas de oxidação, tem a possibilidade desse problema todo de ligar só com secador ser causado apenas por defeito nessa bateria? A hipótese mais coerente seria de que ambos estariam defeituosos? Só o cristal oscilador pode causar esse problema da hora vir errada sempre que ligo? Eis a questão.

Imagem do WhatsApp de 2025-01-20 à(s) 21.18.12_d8a64f98.jpg

Postado

Essa bateria está ferrada de aparência, mas tem como acertar data e hora no windows, basta abrir configurações de tempo no windows e coloque para sincronizar automaticamente. mas sim terá que trocar a bateria da BIOS 

Postado
agora, Banunin disse:

Mas tem como acertar data e hora no windows, basta abrir configurações de tempo no windows e coloque para sincronizar automaticamente.

Sim, sempre que consigo ligar eu faço isso, mas queria me livrar desse problema de ter que ir sempre nas config pra desativar e ativar a sincronização de hora e data toda vez que ligo, pois na maioria das vezes esqueço.

agora, Banunin disse:

mas sim terá que trocar a bateria da BIOS 

Qualquer uma bateria CR2032 é compatível? tem algo que eu precisa saber antes de comprar uma bateria dessas?

Postado

Até onde eu vi, nas minhas pesquisas enquanto eu ainda utilizava a b450 com esse mesmo problema no cristal oscilador, este ***** de componente também tem alguma ligação com a configuração das horas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...