Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, como dito no título tenho uma ASUS ROG Strix B350-f Gaming, uso ela atualmente com um Ryzen 3 PRO 2200G e faz um tempo que pensava em trocar de processador, finalmente consegui juntar um dinheiro e fui no site da ASUS ver a lista de processadores aceitos pela placa para escolher qual eu iria pegar, nela está o Ryzen 9 5900XT, fui ver as especificações dele e resolvi comprar. Porém quando chegou eu fiz a troca e ele ligou mas não gerou vídeo, ao olhar os LEDs da placa ví que o LED laranja estava aceso porém o ciclo entre os LEDs não estava sendo feito, ficava só no laranja. Pensei que poderia ter montado errado ou que sem querer tivesse esbarrado nas memórias. Troquei as 2 memórias de slot, mas não adiantou. Tirei a placa de vídeo e conectei direto no vídeo da placa-mãe, nada. Despluguei e pluguei novamente todos os cabos, mas não adiantou. Resetei a BIOS, mas não adiantou também. Aí decidi tirar ele e colocar o outro processador de volta e ligou normalmente. Fui no site da ASUS conferi de novo pra ver se não tinha comprado uma CPU não suportada, mas consta lá na lista. Resolvi então atualizar a BIOS, coloquei a 6232, que na data de hoje é a mais atualizada. Novamente coloquei o processador mas nada. Em algumas vezes ele liga e nem acende o LED laranja, outras ele acende o LED laranja, fica um tempo aceso, aí ele apaga e acende de novo e fica só nisso.

Será que o problema é a placa-mãe mesmo?

Alguém sabe me dizer se tem mais algo que eu possa fazer pra que ele funcione? Eu acabei de comprar ele e foi meio caro, então se precisar trocar alguma outra peça eu queria ao menos ter certeza antes de comprar.

Especificações do PC:

placa-mãe ASUS ROG Strix B350-f Gaming

CPU: Ryzen 3 PRO 2200G

RAM: 32GB Maxor

Fonte: Gamemax GP750 80 Plus Bronze

Placa de vídeo: RTX 3060 12GB GDDR6

Postado

Primeiro, eu tenho minhas dúvidas se esse CPU não vai fritar essa placa-mãe ou vice-versa. Segundo, perdão que li rápido e não li direito, mas editando o meu erro, pode ser sobreaquecimento, uma vez que essa placa-mãe é feita para aguentar no máximo um Ryzen 7, e se você estiver com o cpu cooler original da AMD, é mais provável ainda.

Postado
4 minutos atrás, RafaelRT2 disse:

Primeiro, eu tenho minhas dúvidas se esse CPU não vai fritar essa placa-mãe ou vice-versa. Segundo, arruma um sistema derefrigeração bom, um air cooler de boa qualidade ou um water cooler. Segundo, atualiza a BIOS. A original da B350 só aceita processadores Ryzen de até 2º geração, atualizando a BIOS vai garantir que a placa-mãe identifique e suporte todos os CPUs AM4 de 3º até 5º geração.

Agradeço pela resposta.

Eu tenho minhas dúvidas quanto a placa-mãe também, por isso vim aqui, quanto a refrigeração, esqueci de mencionar que eu uso um water cooler de 120mm na CPU.

A BIOS eu já coloquei a mais atual que tem no site da ASUS, a 6232, mas não deu certo mesmo assim.

Se pelo menos eu conseguisse usar ele por 1 mês com essa placa, já era suficiente, aí eu conseguiria comprar uma melhor.

Postado

@RafaelRT2 Muito obrigado, eu vou continuar procurando só pra caso eu encontre algo que possa ser além da placa-mãe, pelo menos até eu conseguir comprar uma nova, você recomenda alguma? Eu estava pensando numa B550 Aorus Elite ou ASUS TUF Gaming B550M-Plus, porém vi uma de colaboração da Gigabyte com a Pichau que parecia interessante também, a Pichau B550M K.

Postado
1 minuto atrás, Urlipyby disse:

@RafaelRT2 Muito obrigado, eu vou continuar procurando só pra caso eu encontre algo que possa ser além da placa-mãe, pelo menos até eu conseguir comprar uma nova, você recomenda alguma? Eu estava pensando numa B550 Aorus Elite ou ASUS TUF Gaming B550M-Plus, porém vi uma de colaboração da Gigabyte com a Pichau que parecia interessante também, a Pichau B550M K.

Dessas, a melhor opção (e por muito) seria a ASUS TUF, mas depende bastante do preço que você acha as placas. Já sobre essa placa-mãe da Pichau, ela não aparenta nem de longe ter a estrutura para aguentar um monstro que é o 5900XT, então eu iria de B550M-Plus da ASUS, uma vez que tem um preço semelhante ao da B550 Aorus, mas é bem melhor.

Postado
31 minutos atrás, Urlipyby disse:

Tirei a placa de vídeo e conectei direto no vídeo da placa-mãe, nada.

O Ryzen 9 5900XT não tem vídeo integrado, talvez o problema já tenha sido resolvido no momento que você atualizou a BIOS.

Já testou com a placa de vídeo colocada de volta?

Postado

@RafaelRT2 Liguei sim, inclusive tinham 2 cabos que podiam conectar nela, testei com os dois mas não iniciou, só o LED laranja na placa, isso se chegasse a acender o LED laranja

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...