Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estava vendo um game de 2014 (Watch Dogs) que não tem RT, é inclusive visível onde tem vidro, que era onde devia aparecer o reflexo de Aiden e não aparece haha. Também esse jogo era problemático para rodar em 2014, com os dual cores da vida sofrendo ainda mais. Tem agora essa leva de jogos com Ray Tracing, testei alguns, Portal RTX, Portal Prelude e entre outros, onde noto diferença nessa parte do reflexo em vidros, essas superfícies onde devia aparecer o personagem ou algo e não aparece. 

Vocês sabem dizer quantos jogos atualmente são dependente de Ray Tracing?  E o que estão achando? Deixa para vocês mesmo muito realista? 

• 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado
Em 25/01/2025 às 22:15, UserX_ disse:

Estava vendo um game de 2014 (Watch Dogs) que não tem RT, é inclusive visível onde tem vidro, que era onde devia aparecer o reflexo de Aiden e não aparece haha. Também esse jogo era problemático para rodar em 2014, com os dual cores da vida sofrendo ainda mais.

Bom dia.

Apesar de realmente não contar com o recurso de forma nativa, o Watch Dogs de 2014 agora possui RayTracing adicionado via mods. Depois dos inúmeros patches de correção de desempenho lançados até o fim da vida útil do suporte pela Ubisoft, agora o jogo consegue rodar em dual cores (meu antigo Intel Core i3-1115G4 não me deixa mentir).

Em 25/01/2025 às 22:15, UserX_ disse:

Vocês sabem dizer quantos jogos atualmente são dependente de Ray Tracing?  E o que estão achando? Deixa para vocês mesmo muito realista? 

Basicamente, quase todos os AAA lançados a partir de 2018, creio eu. Além disso, Ray Tracing pode não ser uma adição muito interessante, considerando a penalidade de performance, dependendo do hardware e do tipo de jogo utilizado. Mas, tem quem goste.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
33 minutos atrás, UserX_ disse:

@Gabriel U Bem observado Gabriel. Vi sua gameplay lá, quantos fps pega sem gravar? 

A performance naquele processador e vídeo integrado foi melhorando conforme as atualizações de drivers gráficos da Intel. Quando joguei com ele pela última vez, há alguns meses, o jogo rodava bem nas seguintes configurações:

A. Sem DXVK = 1152x864, 40fps, Gráficos no Médio (sem Oclusão de Ambiente ou Reflexos).

B. Com DXVK = 1280x720, 40-50fps, Gráficos no Médio (sem Oclusão de Ambiente ou Reflexos).

C. Com DXVK = 1600x900, 24 ou 30fps travados, Gráficos no Médio ou Baixo.

O Watch Dogs original, de 2014, tem uma performance muito instável nos drivers gráficos da Intel, quando usa DirectX11 (API nativa). Portanto, tentei substituir pra Vulkan, e a diferença me impressionou bastante. O grande diferencial do uso de Vulkan é a possibilidade de usar o carregamento assíncrono de shaders, que reduz as tarefas de renderização na GPU integrada, e distribuir melhor os trabalhos entre os núcleos, o que é diferente da API nativa desse jogo, que concentra todo o trabalho em poucos núcleos, e faz muito mau uso da potência multicore da CPU.

• Obrigado 1
Postado

@Gabriel U Vou subir a gameplay do jogo e falar a respeito dele. Como te falei lá, não consegui jogar corridas online, o único que tentei, o pessoal joga mais aqueles que você disse? 

Já joguei com amigo o Watch Dogs 2 e tem munda aberto com os players e missões. Esse também tem? Apesar do jogo ser de 2014, os gráficos impressionam, isso sem ray tracing e nada. O único fato é os reflexos estáticos, tipo onde é para aparecer o Aiden aparece alguma coisa estática.

Gravei um teste falando sobre o RT da 3060 no jogo Portal. Esse daqui usou a ferramente RTX Remix que restameriza jogos assim.  

@Gabriel U Já jogou o W.Legion e WD2?

@Gabriel U Meu pc de 2k14 não sonhava rodar bem esse game, era o hype do momento. Rodava chorando a 20-30 FPS e alguns stutterings para completar. Nem meu note e nem meu pc de mesa rodava bem o Watch Dogs.

Agora com esse estou pegando ali uma constante de +100 FPS, outras 80-90 FPS. Estou com tudo no máximo 1280 x 720, MSAA x8 e frame buffer em 5. Está uma loucura de quadros, a roupa de Aiden até balança, não sei se é normal assim kkk 

• Membro VIP
Postado
17 horas atrás, UserX_ disse:

@Gabriel U Vou subir a gameplay do jogo e falar a respeito dele. Como te falei lá, não consegui jogar corridas online, o único que tentei, o pessoal joga mais aqueles que você disse? 

Já joguei com amigo o Watch Dogs 2 e tem munda aberto com os players e missões. Esse também tem? Apesar do jogo ser de 2014, os gráficos impressionam, isso sem ray tracing e nada. O único fato é os reflexos estáticos, tipo onde é para aparecer o Aiden aparece alguma coisa estática.

Watch Dogs ainda é um jogo com uma base de fãs muito sólida, e uma base de players online ainda bem abrangente (nesse exato momento em que escrevo, o SteamDB reporta 400 jogadores simultâneos online). Além disso, não me lembro se há missões cooperativas com premiações online, mas objetivos e coletáveis, esses eu sei que tem. Os reflexos em Watch Dogs são realmente estáticos (e a maioria dos reflexos de verdade aparece na água, e não nos prédios e janelas).

@Gabriel U Já jogou o W.Legion e WD2?

Joguei o 2 por Xbox One e PS4 (mais em PS4). O Legion, eu só vi por YouTube, pra ser sincero. Apesar de achar o 2 gráfica e mecanicamente bem interessante, o 1 ainda me agrada mais no seu tom e na narrativa (os personagens do segundo jogo não possuem carisma quase nenhum).

@Gabriel U Meu pc de 2k14 não sonhava rodar bem esse game, era o hype do momento. Rodava chorando a 20-30 FPS e alguns stutterings para completar. Nem meu note e nem meu pc de mesa rodava bem o Watch Dogs.

Agora com esse estou pegando ali uma constante de +100 FPS, outras 80-90 FPS. Estou com tudo no máximo 1280 x 720, MSAA x8 e frame buffer em 5. Está uma loucura de quadros, a roupa de Aiden até balança, não sei se é normal assim kkk 

Entendi. Sua RTX 3060 deveria ser capaz de rodar este jogo em 1440p com os ajustes certos. O que eu te recomendo fazer é:

01. Seguir este tutorial de instalação do DXVK no Watch Dogs e usar Vulkan em vez de DirectX11, com carregamento assíncrono habilitado;

02. Caso ainda não o tenha, comprar o aplicativo Lossless Scaling na Steam, por apenas R$ 16,99 (único meio oficial de se obter este app);

03. Com o RivaTuner, travar os frames nativos do jogo para 60, e com o Lossless, triplicar para até 180hz, ou o limite do seu monitor;

04. Instalar no jogo uma combinação de mod gráfico (TheWorse) com mod de mecânicas (Living City) e ampliar a sua experiência. Tenho o arquivo pronto, se quiser (posso ensinar a instalar depois)...

• Obrigado 1
  • mês depois...
  • Membro VIP
Postado
3 horas atrás, UserX_ disse:

@Gabriel U Você joga em PC, notebook e console? 

Atualmente, notebook.

Já tive PS3, PS2 e Polystation. Mas isso já faz algum tempo. Por quê?

• Curtir 1
Postado

@Gabriel U Desses já tive PS2, cheguei pegar um Polystation também. Não quis pegar PS3/PS4 e/ou os consoles de next gen. Vi seu vídeo com o Note, aí quis saber se joga em mais outras. 

Consegui jogar corrida com 3 players lá no Watch Dogs. Cheguei um pouco online do 2. 

Você tem jogado Watch Dogs 1 recentemente? 

• Membro VIP
Postado
1 minuto atrás, UserX_ disse:

@Gabriel U [...] Vi seu vídeo com o Note, aí quis saber se joga em mais outras. 

Consegui jogar corrida com 3 players lá no Watch Dogs. Cheguei um pouco online do 2. 

Você tem jogado Watch Dogs 1 recentemente? 

Infelizmente, não. 

Ultimamente, estou sem tempo de jogar muito. Muito trabalho.

Bom, para não colocarmos muita mensagem desnecessária no post, você pode me mandar mensagens em DM, aqui, ou no Reddit se preferir...

Em 06/02/2025 às 08:39, Gabriel U disse:

04. Instalar no jogo uma combinação de mod gráfico (TheWorse) com mod de mecânicas (Living City) e ampliar a sua experiência. Tenho o arquivo pronto, se quiser (posso ensinar a instalar depois)...

Ah, e sobre o mod que mencionei...

Eis o link.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!