Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho um Balancer de modelo ER605 da TP-Link e nele estão conectados 2 links de internet.

Utilizo meu link de maior força como primário (Link 1) e o mais fraco como secundário e backup (Link 2), para caso o primário caia, ele entra em funcionamento direto. Utilizo assim por o link primário me da melhores conexões em jogos de PC, melhores pings e menos variação, esse cabo de rede está conectado na porta física 4 do ER605.

Porém tenho uma rede mesh em minha residência e gostaria de por de forma invertida nela, o Link 2 se tornar meu primário e o link 1 o backup. Consigo por essa configuração em apenas uma porta? Utilizo a porta física 3 para conectar o mesh, queria saber se é possível eu por essa conexão apenas nessa porta.

Sendo assim a porta referente a conexão com meu PC ficaria com o Link 1 como primário e o Link 2 como backup; e a porta referente ao mesh ficaria com o Link 2 como primário e o Link 1 como backup.

• Membro VIP
Postado

Na página de configuração do plano de LoadBalance do ER605 eu não encontrei opção para configurar mais de 1 plano de configuração, que em tese permitiria configurar o que você busca: + de 1 plano de balanceamento diferentes e ativos para portas LAN diferentes:

image.thumb.png.270b2e5fda36cbdedbe176611eaf7123.png

Repare que apenas uma única instância de Plano de LoadBalance é possível de ser salva considerando o contexto de links inseridos.

Até porquê, para uma situação dessas funcionar, você precisaria de um LoadBalancer com suporte à VRF -- Virtual Routing and Forwarding -- que poderia trabalhar com múltiplas de tabela de roteamento co-existentes no mesmo equipamento, justamente o que você precisa: roteamentos para diferentes rotas simultaneamente no mesmo device. Atualmente este tipo de cenário é mais comum em ambientes e equipamentos corporativos.

A opção "doméstica", ou seja, mais acessível ao usuário final nesse sentido que eu vislumbro, seria usar o pfSense configurado c/ LoadBalance + VRF, para um melhor aproveitamente acredito que ele deve substituir o seu ER605, mas pode ser usado em conjunto também.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!