Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá camaradas.

Meu setup atual é um CPU: R5 5600X (stock), RAM: 8+8gb HyperX 2400mhz + 8+8gb Ballistix 2666mhz (=32gb total) + GPU: GALAX RTX 4060 Ti 8GB conectados numa placa-mãe: MSI B550M PRO-VDH WIFI alimentados por uma PSU: Corsair CX550 (Cybenetics Silver).

Estive tendo problemas de perda de desempenho em alguns jogos de um período pra cá e não sabia como descrever bem antes, mas depois de muita pesquisa e dicas de outras pessoas em como monitorar e pegar parâmetros, estive fazendo testes e agora consegui descrever melhor o que está acontecendo:

Hoje estou com o game HORIZON ZERO DAWN e estou tendo regularmente quedas de FPS que duram por alguns segundos ou até 2-3 minutos, acontece aleatoriamente nos ambientes do jogo ou até quando dou 'alt + tab' e retorno pra tela do game.

Uma coisa em comum que noto até desde antes jogando outros títulos é que há momentos que a GPU indica uso 100% porém o FPS não corresponde, a temperatura não sobe, ela fica "fria" comparado ao que ela era no começo (que ia pra 90-100% e chegava nos 70º graus fácil, Ceará é quente).

Fui então monitorar junto do uso e temperatura, o consumo em porcentagem% e também Watts para ver como ela se comportava, foi aí então que notei por último que ela muita dessas vezes que eu sinto o FPS cair fica com consumo mais baixo do que eu acho que era pra ser, na casa dos 90W para 100W no maximo, onde quando esse período passa e o consumo sobe pra um numero maior o FPS sobe junto, ficando bem tranquilo e suave o jogo.

Pelo que notei não é thermal throttling nem em CPU nem GPU (ficam até frios, tranquilo), nem bottleneck de nada (não é estourando VRAM, nem CPU no 100%, nem RAM pois mal subiu de 24gb em nenhum jogo até agora).

Tenho esta placa 4060Ti a cerca de 4 meses e no começo (2 primeiros meses) eu nunca tive problema com ela desse tipo, não lembro exatamente quando que começou e deu essa virada de chave aparecendo esses problemas.

O driver atual que estou em uso é o 566.45 hotfix para o jogo Indiana Jones and the Great Circle que eu estava zerando em Dezembro e estava com uns problemas por lá, esse hotfix foi uma tentativa de resolver e até que funcionou, mas eu também tive esses problemas de FPS baixo até mais absurdamente lá, chegava a ficar abaixo de 10 FRAMES com a placa indicando 100% uso e temperatura lá em baixo, nesse tempo eu não monitorava bem o consumo então não sei dizer. 

Sobre o HORIZON ZERO DAWN que é o da vez tenho registro de prints que fiz nos momentos em questão:

ruim(2).png.35100f8795633746c06e0170265b392c.pngruim(1).png.adacf53ae7cccdd6b45b4de125f5833e.png

(1º ambiente)                                                                                                            (2º ambiente)

>>> Nota-se consumo relativamente baixo na casa dos 90 WATTS, e FPS baixo na casa dos ~46FPS média, temperatura abaixo de 60º até.

melhor.png.edb04f2b3c1432c4702af46d627a6a4e.png

(2º ambiente, mesmo acima)

>>> Este ultimo print é Já num momento onde o jogo normalizou, notar o consumo em 129W (ela vai até ~170W com OC), estava no mesmo ambiente in-game que o segundo print acima, portanto não tem nem como dizer que são áreas diferentes que estão puxando mais ou menos da placa.

Em todos esses casos ela indica estar "100% em uso" ou próximo disso, porém nem sempre que o FPS corresponde, nem temp nem consumo.

Não tenho nenhum outro programa pesado que fica rodando de fundo, não uso Wallpaper Engine nem nada do tipo, somente Discord, o software da GPU (Xtreme Tuner), MSI pra monitoramento dessas coisas, Steam, MSI Center da placa-mãe pra gerenciar os FANs do PC, OneDrive e GoogleDrive pra sincronizar minhas pastas de trabalho e pessoais.

===> Ainda não testei trocar o driver para outro (downgrade), o problema já chegou acontecer antes de eu ter colocado esse ultimo.

Será que estou ficando muito paranóico, ou realmente há problema nisso? Agradeço a ajuda de quem puder!!

ruim (1).png

• DiF alterou o título para R5 5600x e RTX 4060Ti entregando abaixo de 70fps no HORIZON ZERO DAWN

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!