Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Prezados boa tarde,

Espero que estejam bem!

Estou com 2 equipamentos Dell Opitplex 7010, que instalei Wi-Fi neles, o problema é que já instalei 3 placas diferentes nos 2 equipamentos Dell e estou tendo um problema.

Na tela de logon, ao clicar no icone de rede, não consigo listar os SSIDs, como se a placa Wi-Fi não tivesse sido reconhecida ou não existisse no desktop.

Fica como na imagem acima. Porém após efetuar o logon com o usuário, ao clicar no icone da rede, já aparece os SSIDs, como na imagem abaixo:

Essa situação gera transtornos para usuários quando eles trocam as senhas dos usuários do Domínio.

A principio achei que seria alguma GPO causando problema, mas formatei as 2 máquinas com uma iso zerada do windows 11 baixada diretamente do site da Microsoft e o problema persistiu.

Testei essas mesmas placas em um computador Lenovo, porém com o Windows 10 e o problema não ocorreu. Formatei as máquinas da Dell usando uma iso zerada do Windows 10 e o problema persistiu. Os SSIDs não aparecem na tela de logon quando clicamos no icone de rede.

Mudei o serviço "Configuração Automática de WLAN" para automático, pois estava como manual e mesmo assim na tela de logon não aparece os SSIDs das redes Wi-Fi.

Já testamos 3 placas diferentes em 2 desktops Opitplex 7010, tanto com Windows 11 como com  Windows 10.

Olhei na BIOS para ver se tinha algo lá para habilitar e não consegui ver nada que já não estivesse habilitado. 

Não parece ser problema de S.O., pois já alternei entre Windows 10 e 11 nas máquinas Dell e o problema persistiu. 

Na máquina Lenovo com o Windows 10 as placas Wi-Fi funcionaram normalmente, isso me levou a crer que é algum problema com os equipamentos Dell.

Não consegui adicionar o vídeo diretamente aqui no post, pois ultrapassa 10MB. Abaixo segue um link para o Onedrive onde pode ver o problema ocorrendo.

Wi-Fi - Tela de Logon - Não aparece os SSIDs

Alguém já passou por algo assim? Poderia me auxiliar dando uma direção de como solucionar esse problema?

Atenciosamente,

PrinceKufre Akai

• Membro VIP
Postado

Sua descrição do problema, da forma como foi descrita aqui me faz crer que seja algo específico do fabricante.

Por mais óbvio que possa soar, mas você já entrou em contato com a Dell ou com a fabricante das tais placas sem-fio sobre esse fato?

• 2 semanas depois...
Postado

@Linio Alan bom dia!

Não é questão de politica de grupo, além de revisarmos as GPOs, formatamos  2 máquinas Dells de mesmo modelo usamos Windows 11 e Windows 10 e mesmo assim o problema persistiu. Nesses teste não chegamos nem a incluir a máquina no dominio, exatamente por suspeitar que fosse alguma GPO que não identificamos.

Sim. O problema é específico com o Wi-Fi. Já coloquei 3 placas diferentes. 1 placa TP-Link, 1 placa Intel e 1 placa com Chipset Realtek.

Na tela de logon, a máquina simplesmente não possibilita ver os SSIDs das redes Wi-Fi. Só consigo vê-los após efetuar a autenticação do usuário.

Sobre a sua sugestão de teste, a resposta é sim já fizemos, quando uso a rede cabeada, tudo funciona normalmente, na tela de logon o ícone de rede aparece como conectada. Consigo acesso remoto na máquina sem o usuário estar logado normalmente, ela responde na rede normalmente.

Tem alguma coisa nessa máquina Dell que não reconhece o driver do Wi-Fi antes do logon do usuário.

Como a máquina ainda está em garantia, tentamos contato com o suporte da Dell, mas infelizmente não tivemos sucesso, pois a máquina originalmente não foi adquirida com a placa Wi-Fi.

A necessidade do Wi-Fi é porque a máquina ficará em um local que não tem cabeamento de rede, apenas sinal de Wi-Fi.

@Linio Alan refizemos alguns testes aqui e observamos que quando eu ligo a máquina a primeira vez, o Wi-Fi não funciona na tela de logon. 

Porém se eu autentico um usuário qualquer após a primeira inicialização da máquina, mesmo que eu faça logoff desse usuário, a placa de rede wi-fi passa a funcionar na tela de logon.

Ou seja, nos testes pudemos observar que ao ligar a máquina no primeiro momento os drivers da placa de rede Wi-Fi parece não carregar, ao fazer o logon com qualquer usuário (local ou do dominio) os drivers da placa de rede Wi-Fi passam a funcionar, mesmo que eu faça logoff do usuário da máquina, a placa de rede Wi-Fi continua a funcionar na tela de logon do Windows.

Se eu reinicio a máquina o problema volta a ocorrer, na primeira tela de logon após a reinicialização. Se faço o logon com qualquer usuário a placa de rede Wi-Fi volta a funcionar.

• Curtir 1
  • mês depois...
Postado

@PrinceKufre Akai, bom dia!

Passei pelo o mesmo problema, não só com o Optiplex 7010, mas o modelo 3000 também.

Fiz contato com o suporte da Dell e o primeiro procedimento que resolveu especificamente esta questão do SSID não ser apresentado no Logon do Windows foi entrar na BIOS dos dispositivos e desabilitar a opção "Enable OS Kernel DMA Support" no menu de Virtualization Support.

Esta medida teve efeito imediato e não tivemos problema com rede aqui por algum tempo, porém depois algumas semanas voltou a ocorrer do usuário realizar Logon, porém demorar um a dois minutos para a rede no computador funcionar adequadamente, problema este que ocorria em conjunto com esta questão de não apresentar SSID.

Não sei se é o seu caso também dessa lentidão, mas se for só problema com SSID, acho que a medida que citei já resolverá sua situação.

• Curtir 1
  • mês depois...
Postado

@Klaus Wolff, Obrigado pela dica.

Também estou com o problema de SSID na tela de logon.

Peguei um PC novo OptiPlex 3000 Micro, e notei que após atualizar a BIOS(1.29.0) , a opção do SSID na tela do logon sumiu. E isso estava impedindo que o computador conectasse a rede e pegasse as GPOS. Ao realizar o procedimento de Enable OS Kernel DMA Support" no menu de Virtualization Support, o SSID voltou a aparece antes do usuario fazer login.

Irei continuar acompanhando o caso, e qualquer novidade informo vocês.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!