Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Meu PC hoje:

CPU Core i5 11400, 32 GB DDR-4 de RAM (duas de 16 GB, 2666 MHz, Corsair Vengeance CMK32GX4M2A2666C16), placa-mãe é a MSI Z590-A Pro, Windows 11 64 bit. RTX 3060 (modelo DUAL-RTX3060-O12G-V2) de VGA.

COOLER: Noctua NH-U12S chromax.black; SSD principal: WD_BLACK SN850X, 2 TB NVMe.

Gabinete: LIAN LI, Lancool 216

Não uso a VGA pra reencodes, apenas H.265. Mas mesmo fazendo uso da CPU, o sistema (do Windows) fica mais lento do que eu gostaria, perguntei pra sites tipo ChatGPT o que seria indicado. Foi mudar a CPU, mas se precisa trocar a placa-mãe também, não sei. Só questionei INTEL, sem AMD.

Mas as respostas não foram equivalentes, e eu esqueci de perguntar o quanto de energia elétrica vai gastar.

O i5 11400 diz ter um "TDP" de 65W.

O que preciso descobrir:

1) Qual CPU teria melhor custo/benefício e representaria um upgrade substancial em cima dessa, para reencodes, especialmente de conteúdos 4K, e incluindo edição de vídeo?

2) Precisa mudar a placa-mãe (ver item #1)?

3) Devo esperar mais gasto de energia elétrica, muita coisa ou só um pouco a mais?

Postado

Primeiramente, se você quer ter um desempenho satisfatório em edição 4k, vai ter que gastar muito.

11 minutos atrás, Maratusca disse:

1) Qual CPU teria melhor custo/benefício e representaria um upgrade substancial em cima dessa, para reencodes, especialmente de conteúdos 4K, e incluindo edição de vídeo?

Depende do orçamento

2) Precisa mudar a placa-mãe (ver item #1)?

O ideal é que seja trocada... mais vai depender do orçamento, já que você precisa de uma placa de vídeo forte.

3) Devo esperar mais gasto de energia elétrica, muita coisa ou só um pouco a mais?

Depende das peças e por quanto tempo você usa, mais não deve aumentar nem R$ 30.

• mick 07 alterou o título para Recomendação de processador pra substituir o Core i5-11400 na MSI Z590-A Pro

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...