Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá amigos, tudo bem?

Tenho uma casa de dois andares e meu modem e roteador ficam no andar de cima, na minha TV no primeiro andar a internet estava muito ruim e decidi puxar um cabo direto do LAN1 do 1° Roteador para o WAN do 2° Roteador. Fiz uma nova rede e deixei o IP para a rede de cima final .3.1 e o IP na rede de baixo .1.1. O problema é que a rede de baixo logo após umas 5, 6 horas da configuração, para de funcionar. Tentei desligar o DHCP do segundo roteador mas teve o mesmo comportamento dele ligado, logo após a configuração a rede funciona, depois de um tempo, para.

Deixei o canal 1 para a rede do segundo andar e o canal 6 para o primeiro andar, para não ter conflitos mas não resolveu.

Vocês sabem o que poderia ser?

Muito obrigado,

Postado

sugiro você colocar o roteador 2 com o mesmo ip (fora do escopo) da rede 1, desativar o dhcp server do roteador 2. dessa forma tudo é controlado pelo 1 e o cabo de rede você tera que ligar na porta lan do roteador 2 e não na wan.

quando a rede parar tenta pingar o ip do roteador 1 de um dispositivo conectado na wifi do roteador 2 tanto o ip da lan e 8.8.8.8

se contiunuar é melhor você entrar em contato com o fabricante do roteador 2, quem sabe tem algum recurso que desliga ou algo parecido.

• Curtir 1
Postado

@thiago.jj Boa noite Thiago, tudo bem?

Consegui marcar a conexão para a porta LAN e desativar o DHCP, fiz esses testes esses dias e tudo estava funcionando bem. Deixei a rede SSID primária com o mesmo nome e mudei apenas a SSID Secundaria. Porém hoje, percebi que a TV da sala(que está ligada no roteador 2, pegou um IP que eu não gostaria).

Configurei da seguinte forma:

Roteador 1: Ips 3.10 até 3.254.

Roteador 2: Ips 3.100 até 3.200.

A TV estava com o IP 3.23. Ou seja, continua dando uma interferência. Eu precisava colocar um range para ele não se confundir? Tipo 3.10 até 3.150. E 3.150 até 3.254?

Muito obrigado,

Postado

Não ligue roteadores via WAN. Vai ter uma série de problemas e uma perda grande de banda. A toa.

Se tem só dois roteadores use DHCP nos dois. Na mesma rede. Faça o simples: apenas separe um bloco de endereços para cada um e reserve um bloco para endereços fixos, como os óbvios dos próprios roteadores.

Um bloco de endereços pra uma rede doméstica, conhecida como /24 por usar a máscara 255.255.255.0 que tem 24 bits --- dai o nome --- e acomoda até 256 endereços. O lado do zero na tal máscara. Dois são reservados, o primeiro e o último.

Exemplo clássico: 192.168.0.0./24.

• 192.168.0.0 é o endereço de rede, 192.168.0.255 é o endereço de broadcast. Então por exemplo separe 10 endereços para seu uso.
  • Separe 100 para o primeiro roteador e deixe o resto para o segundo. Nesse caso então de 11 a 110 para o primeiro roteador e de 111 a 254 para o segundo. Pronto.
  • Use os roteadores em 1 e 2 por simplicidade.
  • DHCP ativo com os blocos como acima.
  • Tanto faz que roteador da endereço para quem. é a mesma rede afinal.
  • use um tempo de lease pequeno porque se cai um roteador quando ele voltar as coisas vão se corrigindo sozinhas. O normal é claro o servidor DHCP do roteador atender primeiro aos dispositivos que estão ligados nele, e assim vai ter uma latência menor e alguma redundância na LAN.
  • claro que o gateway é único: o roteador que está ligado ao provedor.

• Curtir 1
Postado

@arfneto Entendi, depois dessa segunda modificação que eu fiz, consegui ligar nos pontos de LAN e  estava sem DHCP no segundo roteador, vou ligar então.

Vou fazer a separação de IPs que você comentou. sobre as redes, eu deixei o SSID primário igual mas mudei o SSID secundário(apenas pra identificar melhor a rede) e o segundo roteador está como AP(não sei se ele definiu que está tudo em apenas uma rede).

Vou deixar a tarde e a noite funcionando e conto como foi (geralmente pós configuração ele funciona bem, depois de 10, 20 horas, começa os problemas da internet ficar caindo).

Muito obrigado,

Postado

Pessoal, mais uma informação.

O meu plano, é de 750 Mb, o meu primeiro roteador suporta até 1500 Mb, o segundo roteador(que está dando problema) suporte até 300 Mb. Isso poderia explicar os problemas que estão ocorrendo? De funcionar bem por alguns instantes e depois parar?

Postado

Eu, entre outros, escrevi sobre essas coisas em muitos tópicos aqui. Mas parei de repetir porque é muito monótono e isso não muda há décadas.

DHCP por exemplo está especificado no RFC 2131, de 1997, e é o que temos hoje.

Nos últimos tempos tenho repetido uma lista de tópicos em que escrevi algum argumento, roteiro, numeros, desenhos e explicaçoes a respeito. Pode dar uma olhada e ver se e ajuda em algo. E se tiver algo específico pode perguntar de novo aqui...

Alguns números

Outro caso

detalhes aqui

exemplo

resumo

Nunca conecte roteadores secundários via porta WAN. Isso cria outras redes IP e segmenta o tráfego. A primeira rede não vê as outras. As outras veêm a primeira apenas porque nela é que está o gateway padrão dos roteadores. Fora isso quase nada funciona mais direito.

Incorre em múltiplo NAT e pode perder metade da banda nas redes que não a primeira só por causa disso.

Nada vai funcionar direito com dispositivos que não estejam na mesma rede IP. Isso inclui espelhamento de tela de celulares, compartilhamento de arquivos, impressoras wifi, lâmpadas e acessórios smart  e outras coisas.

Encaminhamento de portas tem que ser repetido em TODAS as redes secundárias. Broadcast de rede não passa pelos roteadores e assim coisas como Wake-on-LAN não vão funcionar.

Desconexão temporárias por alguns segundos  acontecem quase sempre devido aos intervalos de lease de DHCP.

Acesso remoto é um pesadelo.

image.png

• Obrigado 1
Postado
46 minutos atrás, arfneto disse:

Eu, entre outros, escrevi sobre essas coisas em muitos tópicos aqui. Mas parei de repetir porque é muito monótono e isso não muda há décadas.

DHCP por exemplo está especificado no RFC 2131, de 1997, e é o que temos hoje.

Nos últimos tempos tenho repetido uma lista de tópicos em que escrevi algum argumento, roteiro, numeros, desenhos e explicaçoes a respeito. Pode dar uma olhada e ver se e ajuda em algo. E se tiver algo específico pode perguntar de novo aqui...

Alguns números

Outro caso

detalhes aqui

exemplo

resumo

Nunca conecte roteadores secundários via porta WAN. Isso cria outras redes IP e segmenta o tráfego. A primeira rede não vê as outras. As outras veêm a primeira apenas porque nela é que está o gateway padrão dos roteadores. Fora isso quase nada funciona mais direito.

Incorre em múltiplo NAT e pode perder metade da banda nas redes que não a primeira só por causa disso.

Nada vai funcionar direito com dispositivos que não estejam na mesma rede IP. Isso inclui espelhamento de tela de celulares, compartilhamento de arquivos, impressoras wifi, lâmpadas e acessórios smart  e outras coisas.

Encaminhamento de portas tem que ser repetido em TODAS as redes secundárias. Broadcast de rede não passa pelos roteadores e assim coisas como Wake-on-LAN não vão funcionar.

Desconexão temporárias por alguns segundos  acontecem quase sempre devido aos intervalos de lease de DHCP.

Acesso remoto é um pesadelo.

image.png

Então, é exatamente essas "desconexões", estranho que apenas depois de algum tempo que a configuração ja foi feita.

Estou testando a nova e aparentemente esta funcionando bem! Vou testar mais um pouco e retorno.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...