Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

opa boa noite, recentemente eu adquiri um filtro de linha da clamper de 5 tomadas, onde deixo conectado meu monitor, pc e carregador do dualsense...

minha dúvida é, faz sentido eu deixar todo meu equipamento ligado no filtro de linha, mas o roteador não? Pois meu roteador fica na sala, onde acaba passando o cabo pelas paredes até chegar no pc.

eu precisaria comprar outro filtro de linha pro roteador pra deixar tudo 100% seguro? ou só pro meu PC já basta?

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
1 hora atrás, riqxee655 disse:

opa boa noite, recentemente eu adquiri um filtro de linha da clamper de 5 tomadas, onde deixo conectado meu monitor, pc e carregador do dualsense...

minha dúvida é, faz sentido eu deixar todo meu equipamento ligado no filtro de linha, mas o roteador não? Pois meu roteador fica na sala, onde acaba passando o cabo pelas paredes até chegar no pc.

eu precisaria comprar outro filtro de linha pro roteador pra deixar tudo 100% seguro? ou só pro meu PC já basta?

Você deve proteger o roteador também, pois se chegar um surto nele, a probabilidade de passar pelo cabo de rede é alta.

Obs: Se for fibra optica não precisa proteger a fibra, só a tomada..... mas se for cabo coaxial, rede de telefonia... ai sim também tera que proteger estas entradas. 

• Moderador
Postado

Fibra Optica não passará surto elétrico, somente pela rede elétrica - logo você precisara proteger somente a parte elétrica do modem/roteador.

Se o modem for coaxial, você precisa proteger além da elétrica, a parte coaxial 

Se o modem for DSL, você precisa proteger além da elétrica, a parte do telefone (RJ11)

Esse mostrado acima também é útil, mas ele protegera o RJ45.. então do RJ45 pra frente, atras dele não sera protegido.... ex o modem ira queimar mas seu PC não.

• Curtir 1
Postado
Em 17/02/2025 às 19:27, riqxee655 disse:

Normalmente você não precisa de um filtro de linha para o roteador, mas é interessante porque o clamper por exemplo tem disjuntor rearmável e DPS classe III (varistor)

Se você comprar um Clamper iPocket já serve mt bem

Agora se ele vem por cabo coaxial, como falado acima, compra um iclamper + adpatador para cabo coaxial para evitar que o modem queime por surto através do cabo coaxial 

Postado
19 horas atrás, msupern disse:

Normalmente você não precisa de um filtro de linha para o roteador, mas é interessante porque o clamper por exemplo tem disjuntor rearmável e DPS classe III (varistor)

Se você comprar um Clamper iPocket já serve mt bem

Agora se ele vem por cabo coaxial, como falado acima, compra um iclamper + adpatador para cabo coaxial para evitar que o modem queime por surto através do cabo coaxial 

Minhas tomadas são todas do padrão antigo, você acha que um DPS de 2 pinos já protege ou tem que ser 3 pinos? Lembrando que a tomada do roteador é 2 pinos, o que acaba inutilizando o aterramento da tomada...

image.png.761ebf810034485db2f589a45543e34b.png

Postado
7 horas atrás, Necklace disse:

Minhas tomadas são todas do padrão antigo, você acha que um DPS de 2 pinos já protege ou tem que ser 3 pinos? Lembrando que a tomada do roteador é 2 pinos, o que acaba inutilizando o aterramento da tomada...

image.png.761ebf810034485db2f589a45543e34b.png

troque as tomadas, mesmo que você não tenha aterramento e mesmo que o modem seja 2 pinos. E providencie um aterramento Esse DPS 2p até pode proteger sim, mas só de descargas da corrente elétrica

Postado
24 minutos atrás, msupern disse:

troque as tomadas, mesmo que você não tenha aterramento e mesmo que o modem seja 2 pinos. E providencie um aterramento Esse DPS 2p até pode proteger sim, mas só de descargas da corrente elétrica

Mas qual seria a utilidade de uma tomada do padrão novo para um modem 2 pinos? A tomada, mesmo antiga, já tem aterramento.

Postado
1 hora atrás, Necklace disse:

Mas qual seria a utilidade de uma tomada do padrão novo para um modem 2 pinos? A tomada, mesmo antiga, já tem aterramento.

Essa tomada ai deve ter mais de 20 anos, posta uma foto dela por favor

Postado
10 horas atrás, Necklace disse:

@msupern E o DPS? Compro de 3 pinos ou 2? O modem é 2 pinos.

Melhor 2 mas pinos e faça um aterramento TN-S, se possível, dentro das normas.  Lembrando que se for só pro modem o 2 pinos dá mas se tiver que um dia usar para o PC ou outra coisa ali recomendo DPS 3 pinos

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!