Ir ao conteúdo

Acessando o Servidor de Arquivos no Linux

Ir à solução Resolvido por Gabriel U,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde!

Espero que todos estejam bem. Recentemente, migrei do Windows para o Linux e optei pelo Zorin OS por ser uma distribuição mais amigável. Decidi utilizá-la para trabalho, preciso de ajuda com uma dúvida.

É possível mapear um diretorio de rede ( Empresa) nessa distribuição ou em outras distros?

No Windows, bastava usar o comando "\\" seguido do endereço do diretório. No Linux, consigo fazer algo similar? Tenho pesquisado em alguns fóruns, mas a maioria das informações que encontrei estão voltadas para uso doméstico e compartilhamento de uma pasta criada no proprio computador. No meu caso eu quero me conectar a um servidor de arquivos da empresa, como fazia antes no Windows. 

Aqui na empresa utilizam o Servidor de Arquivos Samba com Debian. Não sei se essa informação seria util, mas como ainda sou bem leiga na area da tecnologia estou aprendendo aos poucos hahaha.

36tl09c6pasagfpz2lr3.gif 

• Membro VIP
  • Solução
Postado
5 minutos atrás, Angelica Rios disse:

É possível mapear um diretorio de rede ( Empresa) nessa distribuição ou em outras distros?

No Windows, bastava usar o comando "\\" seguido do endereço do diretório. No Linux, consigo fazer algo similar?

36tl09c6pasagfpz2lr3.gif

Boa tarde. Legal ver você por aqui de novo, Angélica.

Você tem duas opções de comando pra usar no Terminal: mount e smbclient. Já que seu servidor usa Debian em SMB, acho que o segundo deve funcionar melhor.

1. Se você não tem o pacote do smb, precisa instalar primeiro.

Pra isso, eis o comando: sudo apt-get install smbclient

2. Agora, você pode acessar o compartilhamento de rede:

smbclient //[IP DO SERVIDOR]/[CAMINHO DO DIRETÓRIO] -U [SEU USUARIO]

Talvez você precise fornecer a senha depois disso. No código de exemplo, apague o que estiver em negrito e substitua pelas suas informações correspondentes. Mantenha o que estiver sem negrito, e remova os colchetes.

3. Agora, você já deve ser capaz de navegar pelo diretório normalmente.

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
agora, Angelica Rios disse:

@Gabriel U Muito obrigada! 
Fiz o processo e deu super certo e foi até rápido, pensei que demoraria mais hahahah. Nem sei como agradecer!! 

Que Deus te abencoe amigo por compartilhar seu conhecimento 🤩

Fico feliz. É um prazer ser útil.

E devo elogiar sua coragem. Apesar de saber uma coisa ou outra sobre Linux, sou muito mais familiarizado com Windows e não sei se eu teria a disposição que você está tendo, de aprender um sistema completamente novo pra você.

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...