Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Guys, bom dia

Tenho um pc que atualmente está com um I3-100f, 16gbram e uma gtx1660s.

estou pensando em trocar esse processador visto que estou sentindo muito gargalo varios jogos atuais. Qual vocês recomenda para acomopanhar essa placa de Vídeo?

Não tenho um orçamento e especifico, mas pretendo trocar apenas o processador no momento.

• Membro VIP
Postado

A única opção de troca é o Core I5 10400F (isso se você estiver com um I3 10100F).

Como não disse exatamente qual processador é, nem a placa-mãe, difícil saber o que suporta.

Em todo caso, a Intel não é feita para ter upgrades, você compra e usa até não ter mais o desempenho que quer e vai para a nova geração. O i5 apesar de ser uma escolha não muito boa, é o mais perto de algo viável a se fazer.

• Curtir 1
  • guilherme_dr alterou o título para Qual o melhor processador para compor com a GeForce GTX 1660S?
Postado
3 horas atrás, Pedroou disse:

A única opção de troca é o Core I5 10400F (isso se você estiver com um I3 10100F).

Como não disse exatamente qual processador é, nem a placa-mãe, difícil saber o que suporta.

Em todo caso, a Intel não é feita para ter upgrades, você compra e usa até não ter mais o desempenho que quer e vai para a nova geração. O i5 apesar de ser uma escolha não muito boa, é o mais perto de algo viável a se fazer.

A placa-mãe atual é uma ASRock h310cm hg4

• Membro VIP
Postado
17 horas atrás, Jhin disse:

Não tenho um orçamento e especifico

Difícil recomendar algo assim, mas eu não indico você investir na sua plataforma atual Intel e adquirir pelo menosum kit com um Ryzen 5 5600 com uma boa placa-mãe B450/550. 

Sugestão de placa-mãe:Gigabyte B550 Aorus Elite

Gigabyte B450M Gaming Não sugiro você economizar em placa-mãe, esse modelo por exemplo tem o VRM bem fraquinho(relevante se for usar um CPU de TDP mais alto como o 5700x3D)e o chipset B450 não suporta PCIe 4.0, o que pode ser um gargalo em alguns cenários principalmente em GPUs que usam menos linhas PCI Express(Não é o caso da sua GTX 1660, ela não usa PCIE 4.0 e tem todas as 16 lanes PCIE, mas ainda sim eu não recomendo economizar levando em conta longevidade)além de limitar a velocidade de SSDs que usam o protocolo 4.0 ou mesmo 5.0, como alguns modelos de entrada já estão fazendo)

Eu não sei o seu orçamento, então eu não faço a menor ideia até onde eu posso ir, mas com um kit AM4, o único upgrade realmente viável tendo em vista jogos vai ser o 5700x3d, então, idealmente eu recomendaria um kit AM5 a partir DO 8400F, que vai te evitar de te colocar na mesma posição que está: numa plataforma antiga sem boas opções de upgrade, mas essa sugestão envolveria obviamente um kit de memórias DDR5, mas novamente, não sei seu orçamento...

8400F

Sugestão de placa-mãe AM5

Kit 2x16 DDR5 7200 Mt/s

Você esqueceu de mencionar outras duas coisas importantíssimas: qual sua fonte de alimentação e quais jogos pretende jogar?

• Curtir 1
Postado

Se você ta com o dinheiro curto, XEON  2666 v3
tem dinheiro mas nem tanto Ryzen 5 5500

tem dinheiro Ryzen 7 5700x 
tem dinheiro infinito Ryzen 7 9800x3d

• Membro VIP
Postado
12 horas atrás, Vulgo_AsD disse:

tem dinheiro mas nem tanto Ryzen 5 5500

tem dinheiro Ryzen 7 5700x 
tem dinheiro infinito Ryzen 7 9800x3d

Bom dia a todos. Aos novos, sejam bem-vindos ao Clube do Hardware.

Tudo o que estiver em negrito é simplesmente overkill (ou seja, demais para uma GTX 1660S).

• Membro VIP
Postado

Em 27/02/2025 às 21:41, Vulgo_AsD disse:

Plataforma sucata da china é tenso... A utilidade de kit Xeon é se você não tem um PC e quer jogar alguma coisinha ali no tempo livre e tanto faz se estragar.

Se for pra comprar CPU usado da China, muito mais negócio ir atrás dum Ryzen 5 1600/2600/3600, que você pode montar com uma placa-mãe de qualidade, numa plataforma atual com upgrades muito melhores do que investir em gambiarra chinesa...

E não se engane, ao contrário do que o "Techtuber" tenta te induzir, diferença de 30% de um Ryzen 5000 pra um Xeon não é pouca diferença. É a diferença de um Ryzen 5 1600 pra um 5600, 4 gerações...(Ryzen 5 1600 esse que você encontra por um pouco mais de 100 reais no Alliexpress, desbancando o tal do "custo-benefício do Xeon")

Te convido a ir na aba de placas-mãe aqui no Fórum e começar a contar a quantidade de pessoas que tem problemas quando compram esse perfil de hardware... e olha que é um nicho muito específico que compra Xeon. O cara que trabalhou pá pra comprar o PC dele muito dificilmente vai chegar num kit xeon como opção, ele vai digitar PC Gamer na Pichau, e escolher um. Taí o motivo das lojas manterem 3050 de 6GB a venda. "Pô eu vi que GeForce é bom, essa aqui é baratinha e roda meu valorant, vou nela" se ele tiver um pouco de paciência ele vai abrir um vídeo do Adrenaline no máximo. Público que monta Xeon é o público "PCISTA" e mesmo sendo um nicho muito pouco numeroso, aparece muito mais defeito que em plataformas convencionais, aí se tu for ver a proporção...

O "Techtuber" compra o Kit, grava o vídeo e deixa lá na gaveta dele, e lá na gaveta o Kit Xeon funciona que é uma beleza mesmo, não estraga não da BO nenhum, é uma beleza.E se estragar pra ele tanto faz, ele só vai ligar o 14900k dele e seguir botando link comissado na descrição, mas e o cara que trampou, guardou uma grana, tá entrando agora no "PCISMO" viu um vídeo com muita visualização em like e de um cara falando "Olha aqui galerinha o meu Xeon de 20 reais o quilo batendo o Ryzen 7 5700x3D, clica no meu link no meu comentário fixado" confiou e estava com dinheiro contado pra montar um PC? É muita irresponsabilidade por parte deles...

Esse público "iniciante no PCISMO" é até mais vulnerável que o leigo que compra a 3050 de 6GB, porque esse cara acha que sabe muito mais do que ele realmente sabe, ele é cheio das certezas "Xeon é igual Ryzen e custa mais barato" ,"4060 é lixo porque tem 8gb" ,"CPU Intel atual é lixo", "Ryzen sempre tem custo-benefício melhor que intel" porque ele ficou só na "superfície", ele só analisa as coisas de forma superficial e acha que tá se aprofundando. Agora, experimenta perguntar pra ele porquê Intel não presta...

Mas eu sou obrigado a dar crédito ao Canal do Miguel MW Informática e ao Ricardo do Casual Gamers, eles são pessoas capacitadas(e não palpiteiros que nem sabem testar um CPU direito) que deixam claro dos pontos negativos de montar esses KITS. Todo vídeo do ricardo de Kit Xeon aparece um aviso "Não monte se for leigo" ele tem responsabilidade com o público dele, nesse aviso ele já exclui o público que pode ser induzido ao erro.

Devem ter outros canais bons, mas eu não lembro de cabeça

Eu esqueci de mencionar, mas o i5 12400F também é um excelente CPU abaixo dos 1000 reais. A plataforma LGA1700, em comparação à AM4 oferece melhores opções de upgrade. Eu considero o i5 14600K o CPU como o melhor custo-benefício hoje do mercado, e está no LGA1700. Ele entrega desempenho equivalente ao 9600X custando o mesmo, com o diferencial de entregar MUITO mais perfomance em paralelismo devido aos seus núcleos de eficiência. Simplesmente não tem porque comprar um CPU melhor que esse a menos que você seja "tarado" de latência baixa em jogos competitivos ou precise de um CPU melhor pra produtividade.

Postado

@Mr.Robott
dei sugestão de 4 plataformas, você só se pegou na xeon.

eu tenho um kit xeon a 12 meses, muito bom por sinal e rodo tudo, pra quem ta quebrado ou não ta podendo gastar mais que 1 mil em placa-mãe, memória e cpu, esse é o melhor custo beneficio.

você pode repetir o que dizem sobre o xeon v3 e v4, eu digo o que uso no dia a dia, ele não é sucata chines, o hardware é bom.Capturadetela2025-02-22114439.thumb.png.010c0fbbbb86c4987c6417fc374fa343.png

• Membro VIP
Postado
3 minutos atrás, Vulgo_AsD disse:

eu tenho um kit xeon a 12 meses, muito bom por sinal e rodo tudo, pra quem ta quebrado ou não ta podendo gastar mais que 1 mil em placa-mãe, memória e cpu, esse é o melhor custo beneficio.

A exceção confirma a regra

22 minutos atrás, Vulgo_AsD disse:

Capturadetela2025-02-22114439.thumb.png.010c0fbbbb86c4987c6417fc374fa343.png

Esse teste no cinebench demonstra o quão esses processadores são defasados. Em Benchmarks como o cinebench, CPUs com mais cores com arquitetura próxima que apresenta desempenho single core próximo o desempenho é proporcional ao escalonamento dos cores(Por ex:Ryzen 9 5900X, com 100% de cores a mais que um Ryzen 5 5600, pontua 100% a mais no Cinebench) e, esse Xeon com 50% de cores a mais que o 1700x, apresentou um escalonamento de apenas 18%, mesmo comparado com um Ryzen de primeira geração(2017) esse Xeon é defasado.... Um Ryzen 5 5600 vai pontuar mais ou menos 11 mil no Cinebench, você tem noção do que é um CPU com o DOBRO DE CORES apanhar de um CPU INTERMEDIÁRIO DE 2 GERAÇÕES ATRÁS COM METADE DE CORES em multi thread?

Tirando o fato que jogos não fazem um bom uso de múltiplos cores. Jogos fazem um bom proveito de CPUs que apresentam frequências altas, IPC alto, baixa latência de comunicação com as memórias, memória cache(esse relacionado com o último). e multiplos cores é antagônico pra tudo isso.8 9800X3D é o melhor CPU do mundo pra jogos porque ele entrega tudo isso. e o 7800X3D era melhor que o 7950X3D pra ter 16 cores o Ryzen 9 precisava ter 2 CCDs,o que aumenta latência, demonstrando mais uma vez de forma prática a irrelevância de mais cores pra jogos. Jogos que são conhecidos por fazer um uso mais intenso malemá usam todos os Threads de um 6/12. Por isso que você vai ver uma utilização menor desse Xeon se comparado com um CPU 6/12, mesmo com o 6/12 entregando mais perfomance.

34 minutos atrás, Vulgo_AsD disse:

@Mr.Robott
dei sugestão de 4 plataformas, você só se pegou na xeon.

Porque é a única que é uma bomba. O 5700X3D também é questionável porque muitas vezes um KIT com ele sai quase o mesmo preço de um KIT AM5 equivalente, ele é mais interessante pra quem já tá numa plataforma AM4 e quer fazer upgrade.

44 minutos atrás, Vulgo_AsD disse:

@Mr.Robott

eu tenho um kit xeon a 12 meses, muito bom por sinal e rodo tudo

Tudo o que? Jogos que foram otimizados pro PS4/XBOX One que tem uma CPU jaguar pior que Intel Core de primeira geração?

Postado

@Mr.Robott @Mr.Robotté serio que você ta comparando um cpu de 950,00 com um de 50 reais?

Ngm aqui ta falando que o xeon bate Ryzen 5 de quinta geração, e sim que o xeon roda os jogos atuais com vgas de entrada.

o single core do xeon v3 e v4 são fracos, pois a tecnologia é de 2015, porém por ter muitos núcleos ele consegue compensar e entregar bons resultados nos jogos. 

"Tudo o que? Jogos que foram otimizados pro PS4/XBOX One que tem uma CPU jaguar pior que Intel Core de primeira geração?"

Quando eu digo tudo, eu to falando tudo literalmente, o kit xeon não limita em nenhum jogo.

Xeon em jogos só tem um problema, Cs2 ele apanha nesse jogo, da pra jogar e se divertir, porém a smoke derruba o fps, não sei se é bug do jogo ou a cpu que não da conta, eu não tive uma boa experiencia aqui, mas como eu não gosto desse jogo esse defeito é irrelevante pra mim, quem gosta de cs2 é bom investir em cpu mais nova.

• Membro VIP
Postado
38 minutos atrás, Vulgo_AsD disse:

@Mr.Robott @Mr.Robotté serio que você ta comparando um cpu de 950,00 com um de 50 reais?

Sério que você tá comparando sucata chinesa com um CPU novo, lacrado, com cooler box e com 1 a 3 anos de garantia?

Quando eu digo tudo, eu to falando tudo literalmente, o kit xeon não limita em nenhum jogo.

RTX 3070 sendo gargalada(70% de uso em cenários intensos em CPU), limitando o gameplay a 30 FPS quando o Ray Tracing é utilizado:

Com um CPU minimamente decente a 3070 rodaria esse jogo a pelo menos 60 FPS mesmo com Ray Tracing.

Esse jogo roda também no Jaguar capado do PS4, mas não com Ray Tracing, que também acrescenta carga em CPU.

o single core do xeon v3 e v4 são fracos, pois a tecnologia é de 2015, porém por ter muitos núcleos ele consegue compensar e entregar bons resultados nos jogos.

pois é, e do que jogos precisam? Vou ter que me repetir:BOA PERFOMANCE SINGLE CORE, IPC bom, latência de comunicação baixa e uma boa quantidade de cache. Como eu explico pra você? Não adianta você dar 32 núcleos pra um CPU se a aplicação em questão vai utilizar 6(o que é o caso de jogos). E como eu explico que CPUs com mais cores, varia dependendo de micro arquitetura, mas geralmente não tem CCD único, o que acrescente latência na comunicação com a memória RAM, ou seja, é pior pra jogos?

Examante por isso que um Threadripper de 96 núcleos é muito inferior a um 9800X3D em jogos.

Postado

@Mr.Robott Aprensenta um solução melhor que gaste ate  1 mil com placa-mãe, cpu, ram e cpu fan e a conversa acaba aqui.

Quem compra um kit xeon não é pra se jogar com RT ativado no talo

"Sério que você tá comparando sucata chinesa com um CPU novo, lacrado, com cooler box e com 1 a 3 anos de garantia?"

Quem ta comparando é você, não são concorrentes... olha o que eu escrevi lá em cima.

kit xeon se você ta sem dinheiro

kit Ryzen se você tem dinheiro

• Membro VIP
Postado
4 minutos atrás, Vulgo_AsD disse:

@Mr.Robott Aprensenta um solução melhor que gaste ate  1 mil com placa-mãe, cpu, ram e cpu fan e a conversa acaba aqui.

Um kit com um Ryzen 5 1600x fica por aí, mas é verdade, não dá pra comprar coisa boa pelo mesmo preço que sucata.

Postado

@Mr.Robott esse kit que você apresenta da cpu 100% alem de ser inferior e bem mais caro.

Ryzen 5 1600x= 250,00

placa-mãe a520 biostar- 400,00 

memória RAM 2x8 3200 MHz- 250,00

cpu fan -100,00 
da 1 mil certinho

kit xeon 2690 v3 + 16gb DDR4 + cooler = 375,00(já com imposto

placa-mãe: qiyida d4 c612- 340,00 (com imposto)

715 e um pc melhor para o uso atual, porém sem possibilidade de upgrade, o kit Ryzen é pior a curto prazo porém o cara consegue fazer um upgrade para um 5500,  a diferença não vai ser tão grande do xeon, vai ta ali pau a pau. 

• Membro VIP
Postado
16 minutos atrás, Vulgo_AsD disse:

@Mr.Robott 

715 e um pc melhor para o uso atual, porém sem possibilidade de upgrade, o kit Ryzen é pior a curto prazo porém o cara consegue fazer um upgrade para um 5500, porém a diferença não vai ser tão grande do xeon, vai ta ali pau a pau. 

Não, O CPU não vai ficar em 100% na maioria dos jogos. E o Xeon vai ficar "pau a pau" com o Ryzen 5 1600x, com uma diferença que não é perceptível a menos que você ligue o afaterburner(menos de 10%). Já contra o Ryzen 5 5500, ele vai levar uma surra de 30%, mesma diferença de um 9600x pra um 7800x3d, sendo que o segundo custa quase o DOBRO do primeiro, mas eu já percebi que você não tem a menor noção de proporção.

image.png.e079b2b51718a870b6d969e0caf11e69.png

"Como assim você está comparando um CPU que custa 1900 reais com um que custa quase 4?"🤣 

E o que adianta o Xeon ter um "custo por frame" melhor que o Kit do 1600X se ele vai explodir na sua casa em 3 semanas? Se o seu tá funcionando por tanto tempo é exceção.

• Membro VIP
Postado
1 minuto atrás, Vulgo_AsD disse:

@Mr.Robott qualquer um sabe as características de um pc para jogos para quem tem verba.

agora jogar com pouca verba, ai você não tem a mínima noção da realidade. 

A verba que você tem não muda a realidade

• Membro VIP
Postado
3 horas atrás, Vulgo_AsD disse:

@Mr.Robott muda total a realidade.

no seu mundo a pessoa só pode jogar se tiver dinheiro pra comprar cpu nova com garantia de 3 anos

Eu não me importo com o que você vai usar pra jogar, mas se você me perguntar o que eu acho eu vou falar o que é: CPU defasado que ia ser jogado fora com placa-mãe gambiarra, e sempre vai ser isso, essa é a realidade. Se serve pra você? Ótimo, mas as coisas são o que são, não existe espaço pra subjetividade em ciência exata.

E pra sua informação, eu já comprei CPU sem garantia na China, mas isso foi uma decisão minha,ficava consideravelmente mais barato que comprar no Brasil e eu decidi arriscar, nem por isso eu vou sugerir que todo mundo faça ou mesmo. E se ou se achar que o produto é ruim e não compensa eu não vou recomendar só porque é barato. custo-benefício é algo que tem um bom custo pelo que entrega, não algo muito barato.

Eu já comprei até SSD, mas esse aí durou 10 minutos e eu ainda nem consegui reembolso, 200 reais no lixo.

Postado

@Mr.Robott @Mr.Robott os youtubers sugerem os xeon pois ganham dinheiro com isso, são cpus que ainda aguentam e não te limita jogar nada, quem não tem um pc ou tem um pc ruim esses kit xeon vão quebrar um galho.

meu kit humilde rodando o jogo que você falou que ele não roda, o jogo é uma porcaria que pra mim não faz falta, mas roda, cheguei na cidade e a VGA é o limitante do sistema, com lossless fica bem fluido, sem lossless é isso que o print informa.

A CPU que você julga ser uma tralha que merece a lata do lixo aqui roda tudo, refuta todo seu argumento.

Captura de tela 2025-03-05 120704.png

• Membro VIP
Postado
15 minutos atrás, Vulgo_AsD disse:

@Mr.Robott @Mr.Robott os youtubers sugerem os xeon pois ganham dinheiro com isso

Sim, esse é meu ponto?!

Te vendem sucata em troca de comissão.

meu kit humilde rodando o jogo que você falou que ele não roda, o jogo é uma porcaria que pra mim não faz falta, mas roda, cheguei na cidade e a VGA é o limitante do sistema, com lossless fica

Chegou e ficou com tanta naúsea com o frame pacing pavoroso que já foi embora né, essa missão já é fora da cidade.

Mandar print de Frame não prova nada, esse cara fez um bom trabalho, mostrando bem o desempenho do CPU e as configurações do próprio jogo. No fim, ele destrava os quadros,gameplay na casa dos 40, pra ter um frame pacing decente nessas condições só travando a 30.

@Mr.Robott @Mr.Robott os youtubers sugerem os xeon pois ganham dinheiro com isso, são cpus que ainda aguentam e não te limita jogar nada, quem não tem um pc ou tem um pc ruim esses kit xeon vão quebrar um galho.

Vão quebrar um galho enquanto funcionarem. E por quanto tempo vão funcionar? Não sei.

Postado

Tá chato já, tomo mundo já entendeu que um 2673V3 leva uma surra do meu humilde peça de museu R5 1600. 

Se ele não quer aceitar problema dele, que ele já lá usar seu xeon até placa-mãe finalmente estragar 

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, Vulgo_AsD disse:

@Mr.Robott obrigado pelo Vídeo, ele mostra que a CPU mesmo em um jogo com péssima otimização no dia do lançamento sem nenhum patch, não impede você de jogar.

Se você quer jogar a 30 quadros num teclado, tudo bem, mas não presuma que todo mundo tem mesma visão.

Ou pior, tacar um frame gen em cima disso e deixar ainda mais irresponsivo

E um CPU de entrada já entrega os 60 quadros na maior parte do tempo, incluindo nessa cidade. Não é o jogo que é mal otimizad. É um jogo mundo aberto, com muitas estrututas, muita física pra ser calvculada, muitos NPCS, e funciona bem em CPUs modernos, como o próprio CPU do Xbox Series. é o Xeon que é defadado e não entrega.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!