Ir ao conteúdo

Distribuições Linux não iniciam após instalá-las no HD

Ir à solução Resolvido por Marcos FRM,

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Essa partição de 1 MiB não é a tradicional partição EFI, nem muito menos a que sustenta o ponto de montagem /boot ou /. É um hack para o GRUB funcionar em GPT em máquinas sem UEFI:

https://en.wikipedia.org/wiki/BIOS_boot_partition

O instalador nem deixa mexer no tamanho:

https://github.com/canonical/subiquity/commit/a544a66622a91c2c1dd37743380e3d2ae12471c4

Máquinas sem UEFI são cada vez menos testadas pelas distribuições. São peças de museu hoje em dia. Por isso a ocorrência desse tipo de problema tende a aumentar com o tempo.

• Membro VIP
Postado

Não sei por que Ubuntu e openSUSE insistem com GPT em máquinas sem UEFI. O pessoal do Fedora tentou isso faz mais de uma década; naquela época, apareceu um monte BIOS incompatível. Isso lá pelo Fedora 16, há muito tempo. Então desistiram e voltaram para o particionamento MBR em hardware não UEFI. Acho que continua assim, não conferi mais.

Postado

@FoxBlack Consegui instalar o Manjaro e deu boot tudo normal, muito obrigado!

@Marcos FRM Também não entendo isso, se fosse a microsoft faria sentido mas linux? muito estranho.

@edvaldo ambrosio  Fique tranquilo, vou baixar e ver se instala, pois o que estou procurando é sistema mais leve e fácil de usar já que minha amiga é familiarizada apenas com windows.

• Curtir 1
  • Membro VIP
  • Solução
Postado

Marque o tópico como resolvido: distribuições baseadas no Ubuntu podem ter incompatibilidade com máquinas velhas por causa do uso do particionamento GPT em BIOS sem UEFI.

• Curtir 1
Postado

@MouraFox mano, eu instalei muito linux em PCs, inclusive no meu que usei por uns 4 anos ( Linux Mint 19.3) e nunca tive esses problemas. pra criar pendrive bootavel com linux eu acho que você deve usar o YUMI, na minha opinião, RUFUS é pra Windows, não sei te explicar o porque eu acho isso mas de acordo com a minha experiência o YUMI é melhor pra Linux, talvez você pode tentar com o YUMI. nunca vi esse negocio de partição ai que os caras estão falando, o meu PC também é antigo (é o da assinatura), as vezes que eu criava partições no HD era pra instalar outros Sistemas como é o caso de agora que tenho um HD com Windows 10 e Linux Mint junto, mas primeiro instalei o Linux, segui o padrão de instalação etc, talvez o teu problema seja só por causa do Rufus mesmo. mas já te adianto que mesmo que o linux seja um sistema leve e rápido, se usar HD vai ficar mais lento que um Windows 7, acredite em mim, eu ja passei por isso kkkkkk, SSD está se tornando cada vez mais indispensável.

• Membro VIP
Postado

Você não pegou o "espírito" do tópico. O @MouraFox  consegue iniciar a mídia dos Linux e consegue instalar. Porém, depois de reiniciar para usar a instalação, esta (não o pendrive!) não inicia. Já ficou claro que acontece só com Ubuntu e derivados, pelo que foi testado até agora, tanto que o Debian funcionou.

• Curtir 1
Postado

@Mascote01  Vou tentar resumir: O computador citado pelo autor do tópico é antigo e não tem suporte ao modo UEFI.  Ele estava buscando uma distro linux com foco em  facilidade de uso para que a amiga utilizasse para estudar e outras coisas básicas. O problema é que distros da linhagem Ubuntu eram instaladas mas não carregavam por exigir a partição EFI.  E essa partição efi por consequência exige tabela de partição GPT. 

Modo Legacy - Tabela de Partição  MBR

Modo UEFI - Tabela de partição GPT.

então  temos -> Um equipamento que não tem suporte a UEFI e por outro lado Ubuntu, Linux Mint. Zorin Os, etc... exigindo UEFI/GPT.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
12 horas atrás, FoxBlack disse:

O problema é que distros da linhagem Ubuntu eram instaladas mas não carregavam por exigir a partição EFI.  E essa partição efi por consequência exige tabela de partição GPT. 

Cabe lembrar que essa configuração em teoria funciona, tendo a partição "BIOS Boot" para o GRUB fazer sua mágica, mas algumas máquinas velhas possuem BIOS incompatíveis que rejeitam a protective MBR do particionamento GPT.

Instalei o Ubuntu Server 24.04 LTS numa máquina virtual sem UEFI. O particionamento automático, desmarcando "Set up this disk as an LVM group", resultou em:

Disk /dev/vda: 25 GiB, 26843545600 bytes, 52428800 sectors
Units: sectors of 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 512 bytes
I/O size (minimum/optimal): 512 bytes / 512 bytes
Disklabel type: gpt
Disk identifier: 5BD9F6E2-0705-4296-839E-CC03EBFA552A

Device     Start      End  Sectors Size Type
/dev/vda1   2048     4095     2048   1M BIOS boot
/dev/vda2   4096 52426751 52422656  25G Linux filesystem

É o layout que eu esperava. A partição BIOS Boot de 1 MiB onde o GRUB coloca o core.img, que é carregado pelo boot.img da protective MBR do particionamento GPT. O core.img entende o sistema de arquivos da partição raiz (a segunda) e lá acessa o kernel e initramfs do diretório /boot para iniciar. Pelo que pude descobrir, todos os Ubuntu compartilham o mesmo instalador, por isso não entendo por que o resultado aqui

Em 24/02/2025 às 14:58, MouraFox disse:

@Marcos FRM @FoxBlack  Fiz no automatico e esta assim

image.thumb.png.ef2c09fb515bf90af56891079fa3d15a.png

contém uma partição EFI, visto que essa partição em máquinas sem UEFI não tem utilidade. Bug do instalador?

Postado

@Marcos FRM  Veja esse Debate onde praticamente tratam do mesmo assunto desse tópico, só que a 3 anos atrás.

Será que se o disco(HD/SSD) estiver com a tabela de partição em GPT, mesmo em um sistema antigo(BIOS Legacy), o instalador do Ubuntu e derivados tenta forçar uma partição EFI?  Por padrão,  Tabela Mbr/Dos BIOS Legacy e Tabela GPT  BIOS Uefi. Mas isso seria regra absoluta, ou posso ter Tabela GPT em um equipamento BIOS Legacy ?

Se for confirmado como sendo um Bug., esse é antigo 🤣

• Membro VIP
Postado
4 horas atrás, FoxBlack disse:

Será que se o disco(HD/SSD) estiver com a tabela de partição em GPT, mesmo em um sistema antigo(BIOS Legacy), o instalador do Ubuntu e derivados tenta forçar uma partição EFI? 

Não sei, não deveria. Na minha instalação acima do Ubuntu Server, não criou a partição EFI. E a máquina virtual QEMU/KVM inicia, mas é um BIOS virtual "moderno", sem os bugs das implementações carcomidas de hardware antigo.

4 horas atrás, FoxBlack disse:

Por padrão,  Tabela Mbr/Dos BIOS Legacy e Tabela GPT  BIOS Uefi. Mas isso seria regra absoluta, ou posso ter Tabela GPT em um equipamento BIOS Legacy ?

Não é uma regra absoluta, porém esse esquema de usar GPT com Legacy/CSM é suportado apenas no Linux pelo que sei (graças ao GRUB e sua partição "BIOS Boot"). Windows não tem nada equivalente e, no disco do sistema, suporta apenas MBR com Legacy/CSM.

Não era para ter uma partição EFI naquela imagem. Aliás, @MouraFox, qual foi exatamente a distribuição que você usou que gerou aquele particionamento que não funcionou?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Instalei o Mint 22.1 XFCE em Legacy/CSM usando o particionamento automático "Apagar disco e reinstalar o Linux Mint". Ficou assim, igual ao postado pelo @MouraFox :

Disk /dev/vda: 25 GiB, 26843545600 bytes, 52428800 sectors
Units: sectors of 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 512 bytes
I/O size (minimum/optimal): 512 bytes / 512 bytes
Disklabel type: gpt
Disk identifier: 74F51DD2-EFAF-4163-BE02-D0DDD6684F08

Device       Start      End  Sectors  Size Type
/dev/vda1     2048     4095     2048    1M BIOS boot
/dev/vda2     4096  1054719  1050624  513M EFI System
/dev/vda3  1054720 52426751 51372032 24.5G Linux filesystem

É uma configuração híbrida, pois ambos grub-pc-bin (Legacy/CSM) e grub-efi-amd64-bin/grub-efi-amd64-signed (UEFI) são instalados. O código para iniciar via Legacy/CSM está na partição "BIOS Boot" (é carregado pelo código da protective MBR) e o para iniciar via UEFI está na partição "EFI System". Cada um faz seu trabalho e carrega o kernel e o initramfs da partição raiz (a terceira). Testei no QEMU e o disco inicia nos dois modos! Configuração interessante que não tinha visto ainda, mas infelizmente problemática com alguns BIOS velhos.

Postado

@FoxBlack Olha, eu coloquei o Manjaro que você me enviou mas ainda não consegui mexer depois de instalar pois parece que o HD da minha amiga está ruim, porque o manjaro da boot, carrega, aparece a logo dele e depois fica tela preta e nunca carrega nada, vou tentar instalar em um SSD que eu tenho.

• Triste 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!