Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Como o título diz, estou tendo problemas com decodificação de vídeo da Placa de vídeo em específico, seja no YouTube, Twitch, players de vídeos do windows, VLC, vídeos nas páginas da Steam, etc. Porém não enfrento problema algum ao jogar algum jogo, mesmo que seja pesado.

O problema em questão é que, ao tentar rodar algum vídeo utilizando o acelerador de Hardware, podem ocorrer algumas situações, podendo rodar o vídeo quase normalmente, com leves travadas/congelamentos, ou então causar um congelamento total, consequentemente levando a uma tela azul. Algo comum de acontecer é que, ao abrir um vídeo no youtube por exemplo, a aba em que o vídeo está rodando pisca umas duas ou três vezes geralmente (não o monitor inteiro) e volta rodando o vídeo normalmente, mas dessa vez utilizando apenas a CPU para processar o vídeo, como se desativasse o decodificador da GPU até eu reiniciar o navegador. Isso pode resultar em lentidão ou buffering do vídeo, especialmente se estiver rodando em 4K.

A tela azul que aparece após o congelamento menciona "DPC WATCHDOG VIOLATION". Abrindo o dump aparece o seguinte:

image.png.80682175457c30b6f736d7aa4a433e81.png

A configuração do meu computador é a seguinte:

Armazenamento: SSD Kingston 480 GB Sata

Processador: Intel G4560 3.50GHz

Placa de Vídeo: NVIDIA GTX 1650 4 GB

RAM: 8 GB 2400 MHz

Placa-Mãe: HH110M-CS/BR

Fonte de Alimentação: Thermaltake 80 Plus White 430w

• Membro VIP
Postado

Boa noite, Guilherme.

Parece que a aceleração do hardware do seu navegador está usando o vídeo integrado do processador (HD Graphics 610) em vez de usar sua placa dedicada (GTX 1650). Por causa disso, você está experimentando instabilidades, especialmente em resoluções mais altas.

Uma indicação seria desabilitar seu vídeo integrado em BIOS, e deixar apenas a GTX 1650 encarregada de todo o processamento gráfico do sistema (se não me engano, as duas GPUs usarão o mesmo barramento PCI enquanto ativas, o que pode limitar a performance de ambas).

Postado

Boa noite, @Gabriel U,  então, o que acontece é que o navegador que uso até utiliza sim a GPU como acelerador de Hardware, mas de maneira instável. A qualquer momento a aba pode piscar, como mencionei, e começar a utilizar apens a CPU para processar o vídeo. Seguem abaixo prints do ocorrido:

image.thumb.png.b8a0a7a48349b29f636a616dc3cdd429.png

image.thumb.png.a7ae06cf1e6b84af5def7b820b5df228.png

image.thumb.png.fb36ed4b9a426c010da5a6b4f3e53c28.png

Como deu pra ver, na primeira imagem o vídeo utilizar principalmente a GPU como decodificador primário, na segunda imagem ocorre o momento em que pisca a janela, e na terceira percebe-se que A CPU é que passa a processar o vídeo sozinha, sem auxílio da GPU.

Tudo isso ocorreu sem eu precisar reiniciar o navegador.

Obs: Eu notei algo que talvez possa vir a ser importante. Durante os momentos em que a janela pisca, eu puder perceber no gerenciador de tarefas que a GPU atinge 100% instantaneamente e logo após desce também instantaneamente para a porcentagem anterior ou "normal".

• Membro VIP
Postado
6 minutos atrás, Guilherme Marquetti Alves disse:

Boa noite, @Gabriel U,  então, o que acontece é que o navegador que uso até utiliza sim a GPU como acelerador de Hardware, mas de maneira instável. A qualquer momento a aba pode piscar, como mencionei, e começar a utilizar apens a CPU para processar o vídeo. Seguem abaixo prints do ocorrido:

image.thumb.png.b8a0a7a48349b29f636a616dc3cdd429.png

image.thumb.png.a7ae06cf1e6b84af5def7b820b5df228.png

image.thumb.png.fb36ed4b9a426c010da5a6b4f3e53c28.png

Como deu pra ver, na primeira imagem o vídeo utilizar principalmente a GPU como decodificador primário, na segunda imagem ocorre o momento em que pisca a janela, e na terceira percebe-se que A CPU é que passa a processar o vídeo sozinha, sem auxílio da GPU.

Tudo isso ocorreu sem eu precisar reiniciar o navegador.

Obs: Eu notei algo que talvez possa vir a ser importante. Durante os momentos em que a janela pisca, eu puder perceber no gerenciador de tarefas que a GPU atinge 100% instantaneamente e logo após desce também instantaneamente para a porcentagem anterior ou "normal".

Entendi.

Por GPU, você quer dizer a GTX 1650, certo?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!