Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá! Peço desculpas se esse tipo de publicação estiver fora das regras. Só preciso de uma opinião mesmo.

Eu tenho um notebook antigo da marca Semp Toshiba, modelo STI NI 1401, com as seguintes especificações:

Processador: i5 3230M 2.60GHz 2 núcleos
RAM: 4GB DDR 3
SSD: 128GB

Windows 10 Pro ativado

1) Originalmente ele foi projetado para o Windows 8.1, então ao fazer o upgrade para o Windows 10, o controle de brilho da tela não funciona mais (possível de contornar com o programa DimScreen).

2) Ao trocar o teclado, o técnico deixou o botão "delete" meio solto, e aí decidi tirar ele, mas ele funciona normal (teria que encaixar algum ali).

3) O Wi-Fi dele funciona mas pode cair de vez em quando (por isso eu uso cabo de rede).

4) Não atualiza para Windows 11.

5) Finalmente, ao abrir alguns sites em específico ou tentar abrir um jogo da sua época, ele está esquentando muito, indo para uns 75~85ºC com frequência, mas não sei como está o cooler dele ou a pasta térmica, pois da última vez uma pessoa só tirou a poeira para mim. Acredito que se ver essa questão ele pode ficar melhor.

Entendo que é um notebook antigo com limitações, mas para uso básico é totalmente funcional (estou usando ele agora). Considerando que o Windows 10 vai parar de dar suporte no fim do ano, mas que ainda seja possível de usar por bem mais tempo, seja para vender para alguém, seja para vender para alguma pessoa que poderia retirar algumas peças, é possível de vender ainda? Se sim, qual seria um valor "justo"?

Minha irmã conseguiu vender uma $#%¨#% de um Positivo ano passado que era definitivamente muito pior do que esse, por R$900! O antigo namorado dela só trocou para um SSD para ficar um pouco mais rápido e a princípio essa seria a justificativa. Obviamente, a pessoa que comprou provavelmente não soube avaliar muito bem.

Obrigado pela atenção!

• Membro VIP
  • Solução
Postado

Bom dia, Fernando.

Se você está realmente preocupado em vender este notebook no estado mais usual possível, e cobrando um preço justo, é necessário repassar alguns detalhes do seu relato:

15 minutos atrás, fernandokrsk disse:

1) Originalmente ele foi projetado para o Windows 8.1, então ao fazer o upgrade para o Windows 10, o controle de brilho da tela não funciona mais (possível de contornar com o programa DimScreen).

É muito provável que não seja por isso que o controle de brilho não funciona.

Se você abrir seu Gerenciador de Dispositivos, deve haver um driver de dispositivo PCI faltando (marcado em laranja). Provavelmente, será seu driver legado de vídeo que não foi instalado. Faça uma varredura de atualizações com o Windows Update, e baixe todas as atualizações opcionais, incluindo drivers.

3) O Wi-Fi dele funciona mas pode cair de vez em quando (por isso eu uso cabo de rede).

Também verifique as atualizações dos drivers de rede.

Pode ser que mantenha o funcionamento do Wi-Fi mais estável.

5) Finalmente, ao abrir alguns sites em específico ou tentar abrir um jogo da sua época, ele está esquentando muito, indo para uns 75~85ºC com frequência, mas não sei como está o cooler dele ou a pasta térmica, pois da última vez uma pessoa só tirou a poeira para mim. Acredito que se ver essa questão ele pode ficar melhor.

Se não passar muito desses limites em uso prolongado, ele está seguro.

Monitore as frequências, e veja em que momento ele sofre throttling (estrangulamento térmico).

Com relação a preços, a depender da performance depois destes ajustes, você deve ser capaz de vendê-lo por até R$600,00 - R$ 700,00. Se a RAM estiver em dois pentes, melhor ainda.

• Curtir 1
Postado

@Gabriel U Olá! Em primeiro lugar, muito obrigado mesmo pelas respostas e pela recomendação de preço. Me ajudou muito!

Decidi ser proativo aqui. De fato, havia 2 dispositivos sem drivers e já fazia muito tempo. Instalei muitos drivers que eu já tinha desse PC daquele DriverScape e nenhum resolveu. Decidi abrir o site, fui no último "Other Drivers" e tinha um meio esquisito lá, e resolveu. Mas com relação ao brilho da tela, precisei pesquisar na internet e ver um negócio de alterar um registro absurdamente específico. Agora está funcionando! Como já instalei um monte de driver aqui que talvez nem precisasse, talvez o de Wi-Fi melhore. Tô usando o Wi-Fi agora até o momento tudo OK.

Só tenho uma dúvida: se eu decidir formatar o Windows 10, será que vou perder a licença? Da última vez eu nem formatei porque não estava conseguindo (esse notebook é meio doido), e aí eu descobri que dava para fazer um upgrade para o Windows 10 pelo próprio Windows, e nessa época tinha feito downgrade do Windows 8.1 original para o 7. Acabou que foi para o Windows 10 Pro de forma "gratuita", mas isso foi muito depois daquela época em que estava gratuito temporariamente. Não sei o que vai acontecer se eu tentar formatar... Será que se eu só desinstalar tudo o que tiver, excluir arquivos, fazer fragmentação de disco já é o suficiente?

Muito obrigado pela atenção!

• Membro VIP
Postado
47 minutos atrás, fernandokrsk disse:

@Gabriel U Olá! Em primeiro lugar, muito obrigado mesmo pelas respostas e pela recomendação de preço. Me ajudou muito!

Não há de quê. É um prazer ser útil.

Sobre a licença, há duas possibilidades: se ela veio legada das outras versões de Windows que você usou antes, então está atrelada ao hardware. Nesse caso, não importa quantas vezes você formate: ele vai se ativar sozinho.

51 minutos atrás, fernandokrsk disse:

Só tenho uma dúvida: se eu decidir formatar o Windows 10, será que vou perder a licença? Da última vez eu nem formatei porque não estava conseguindo (esse notebook é meio doido), e aí eu descobri que dava para fazer um upgrade para o Windows 10 pelo próprio Windows, e nessa época tinha feito downgrade do Windows 8.1 original para o 7. Acabou que foi para o Windows 10 Pro de forma "gratuita", mas isso foi muito depois daquela época em que estava gratuito temporariamente.

No entanto, se você quiser um backup extra da sua chave de ativação, você pode visualizá-la pelo CMD, ou simplesmente logar uma conta Microsoft no Windows 10, e ele irá vincular a chave atual à sua conta. Assim, da próxima vez que você formatar e logar sua conta, ela traz a chave de ativação para o notebook.

51 minutos atrás, fernandokrsk disse:

Não sei o que vai acontecer se eu tentar formatar... Será que se eu só desinstalar tudo o que tiver, excluir arquivos, fazer fragmentação de disco já é o suficiente?

Melhor fazer apenas isso mesmo, em vez de formatar.

Se o comportamento da sua máquina é imprevisível para formatar, só faça isso em último caso mesmo. Apenas excluir seus arquivos, desinstalar seus programas e contas, e desfragmentar o disco deve ser o suficiente para manter seus dados seguros. 

• Curtir 1
Postado

@Gabriel U Muito obrigado!!! Eu consegui pegar a chave pelo CMD mas acho que vai ativar sozinho. De qualquer forma acho que não vou formatar também.

Na verdade, vou só considerar trocar a pasta térmica. Tem vídeo no YouTube pra esse modelo de notebook. Sou leigo nisso e é algo que preciso começar a fazer porque vou comprar um PC novo. Muita gente na internet recomenda a cada 1 ou 2 anos (dependendo da pasta), e esse notebook aqui faz muito tempo que tenho e nunca fui atrás... É por isso que fui percebendo a performance dele foi caindo ao longo do tempo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...