Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala galera, gostaria que vocês me ajudassem aqui pois estou com um problema nos jogos.

No GTA V tanto no normal quanto no FiveM(mais no FiveM) e no Fortnite o processador esta batendo 100% de uso e dando a uns stuttering, no fortnite a placa de vídeo não chega nos 100% de uso já no gta ela chega quando aumento a resolução de renderização. 

Quando formatei o pc a frequência das memória estavam em 2133mhz e alterei na BIOS para 2666mhz que é a velocidade máxima que o processador aguenta, melhorou um pouco o rendimento nos jogos e reduziu os stuttering porém ainda ocorre. Minhas memórias são uma de 8GB da Fury e uma da T-Force de 16GB ambas DDR4 porém desconfio que seja problema em uma delas porém não sei se isso faria o processador dar 100% de uso, todos os jogos estão no SSD e já não sei mais o que pode estar ocasionando os stuttering.

Config do pc completa

i5-8400

B360m Gaming 3 aorus 

24GB RAM (1x8GB fury e outro 1x16GB T-Force)

GTX 1060 6GB EVGA

2 SSD (1x120GB e 1x500GB) Kingston

Fonte Pcyes 500w modular 
Monitor 1920x1080p 165hz 

Postado
2 horas atrás, Vulgo_AsD disse:

Tentou otimizar excluindo apps inúteis que rodam em segundo plano? 

Já sim! 

• J.Augusto F alterou o título para Core i5-8400 batendo 100% no GTA V e Fortnite
Postado

Favor informar qual é o desempenho médio (FPS) que você está tendo em cada um desses jogos, a temperatura do seu processador e quantidade de uso da RAM.

Seu CPU já está bem datado e ambos os jogos que você citou são muito exigentes para CPU. Não dá pra esperar grande desempenho de um i5 8400, mas podemos investir se não está ocorrendo nada fora da normalidade para a realidade desse CPU.

A configuração de RAM que você fez pode te causar problemas. Misturar memórias de especificações diferentes não é boa ideia. Ao misturar módulos de capacidades diferentes, você passa a operar no "Dual-Flex", ou seja, em algumas situações tem Dual-Channel, mas em outras tem Single-Channel. Rodar em Dual-Channel ou Single-Channel impacta diretamente o desempenho do processador dentro de jogos, e esse impacto pode ser bem grande. Você passa a operar em Single-Channel a partir do momento em que a quantidade total de RAM usada dentro do seu PC é maior do que o dobro da quantidade da memória de menor capacidade do seu sistema, no caso seu caso, 2x 8GB = 16GB. Com uso entre 16-24GB sua configuração de RAM opera em Single-Channel.

Temperaturas altas também pode fazer o processador render abaixo do normal, então é importante ficar atento quanto a isso.

Postado

@GuilhermeGB A média de fps no gta (fivem) está em 90fps e no fortnite em 80fps, o uso de memória de ambos fica na casa dos 11 a 12GB, e a temperatura do processador não passa dos 60°C pois tenho um aircooler da coolermaster.

Também imagino que seja por causa da configuração de memórias, ele aparece que está em dual channel… queria testar isso porém infelizmente não tenho outro pente para testar, acha válido retirar um dos pentes e testar em single channel? 

• Solução
Postado

@luskamont para o processador que você tem, eu diria que a média de FPS que você falou está boa, nada fora do normal. Tanto GTA V quanto Fortnite tem tendência de não desempenharem tão bem assim mesmo em CPUs melhores. Pra minimizar esse problema você poderia travar o FPS num valor ligeiramente abaixo da média que você teve pra garantir que o processador trabalhe folga, por exemplo, 60 FPS.

Eu fiz testes no Fornite meses atrás e me deparei com quedas de FPS absurdas aqui no meu Ryzen 5 3600, o desempenho só veio a estabilizar após jogar algumas partidas e dar tempo da maioria das shaders estarem compiladas e salvas em cache no PC. Eu cheguei até a jogar algumas partidas com FPS travado a 60 pro CPU ficar folgado e evitar os travamentos, mas depois de compiladas consegui jogar normalmente com FPS destravado (acima dos 100).

Se você deixar só o módulo de 16GB você vai garantir que seu PC fique apenas em single-channel e você poderia comparar com o resultado que tem usando os dois juntos. Mas acho que a "solução" para o seu problema seria um upgrade de CPU.

Postado

Eu fiz esse teste hoje pela manhã, tirei o pente de 8GB e continuo do mesmo jeito, vi também na BIOS que na verdade as memórias não estão trabalhando na mesmas frequência, uma está trabalhando a 2666 e a outra em 2133, e elas são de frequências diferentes por isso estavam em 2133 ambas antes. Vou comprar 2 pentes de 8GB da mesma frequência.

Pelo visito o único caminho mesmo é o upgrade, você acha que vale a pena investir em um i7-8700 e continuar nessa plataforma e 1151LGA ou migrar para a AM4 com um Ryzen 5 5500?

Desde já obrigado pela atenção! 

Postado

@luskamont na verdade não tem como as memórias rodarem em frequências diferentes, e justamente por isso que se você só colocar dois pentes de frequências diferentes no PC, todos vão rodar automaticamente na frequência menor, no seu caso, 2133MHz.

Upgrade viável só trocando a plataforma toda, não vale a pena investir ainda dentro do seu soquete LGA 1151. Você vai acabar pagando muito por um CPU que ainda será inferior a CPUs atuais. Você vai pagar de R$800 a R$1.000 num i7 8700 usado e ainda será consideravelmente inferior a um Ryzen 5 ou Core i5 mais novo.

Você pode escolher ir com AMD AM4, com o Ryzen 5 5500 mesmo, ou Intel LGA 1200, tipo com o Core i5 12400F (seria equivalente ao Ryzen 5 5600) ou um Core i3 12100F (desempenho em jogos próximo do Ryzen 5 5500). Para esses processadores eu recomendaria que você tivesse RAMs de 3200MHz, porque eles vão render bem abaixo do normal com RAMs de 2400MHz ou menos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...