Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Meu computador simplesmente parou de funcionar, enquanto eu jogava, o computador travou e apagou a tela e quando liguei de volta recebi a mensagem de que não tinha nenhuma unidade com  Windows instalado, mas tenho um SSD Kingspec 1TB que está com o Win11 original instalado adequadamente e venho utilizando sem problemas desde agosto de
2023.

Acontece que fui na BIOS e percebi que  PC não estava reconhecendo o SSD M.2 NVMe antes que perguntem: sim, minha placa-mãe tem compatibilidade.

Troquei SSD de entradas, mas não funcionou, sequer acendeu o LED vermelho que liga toda vez que dou Power ON no PC, mas agora, depois de
um dia sem ser reconhecido pela BIOS e com a mensagem de que eu deveria desconectar outras unidades que não contenham sistema operacional
e foi que fiz), O PC liga, o ***** do SSD agora dá sinal de vida (led vermelho piscando o tempo todo) , mas o computador entra direto na tela de reparo automático do disco, mas nenhuma das alternativas de reparo conseguem solucionar
o problema, a única coisa que não tentei foi resetar o SSD, pois tenho 880GB de arquivos e um deles é
meu TCC que tenho que entregar segunda-feira 😢

Alguém pode propor alguma resolução que não seja formatar a unidade?

Screenshot_20250307_172610_Gallery.jpg

Screenshot_20250307_172557_Gallery.jpg

Screenshot_20250307_172550_Gallery.jpg

Screenshot_20250307_172911_Gallery.jpg

Screenshot_20250307_174404_Gallery.jpg

Postado

Não é querendo te desanimar, mas tem altas chances do problema ser seu SSD. Nenhum SSD genérico é confiável nem a curto prazo, tem uma razão para eles serem tão mais baratos que SSDs de marcas tradicionais. Existem diversos casos de usuários desses SSDs vindos da China que tiveram defeito com poucos meses de uso.

Se tratando de um SSD confiável ou não, é sempre bom manter backup de arquivos importantes em mais de um local: HD externo, pendrive, nuvem, etc.

EDIT: O que você pode tentar fazer é arrumar um outro SSD SATA para fazer uma instalação limpa do Windows, entrar dentro do sistema desse novo SSD e tentar recuperar os arquivos importantes que estão no seu SSD antigo (possivelmente) com defeito.

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB Acredita que pode ser problema com o SSD mesmo o CMD conseguindo listar e formatar as partições normalmente?

9 minutos atrás, paulok7 disse:

@GuilhermeGB Acredita que pode ser problema com o SSD mesmo o CMD conseguindo listar e formatar as partições normalmente?

Atualização: seguindo algumas dicas que vi na Internet mesmo, resetei a partição de 100MB do sistema e agora a BIOS reconhece o SSD, mas não dá boot, sempre ligo e o SSD aparece na BIOS, mas agora aparece esta tela:

Talvez eu tenha piorado a situação, porque antes pelo menos entrava na tela de recuperação e eu conseguia acessar o CMD por lá.

Screenshot_20250307_182146_Gallery.jpg

Screenshot_20250307_180351_Gallery.jpg

Postado

@paulok7  Por "resetar" você quis dizer "apagar" a partição de boot? Ou algum outro procedimento?

Essas partições de boot são bem "sensíveis", porque contem várias informações incluindo o caminho de instalação do Windows. Nesse processo você pode ter piorado a sua situação.

Ao meu ver, a sugestão do @GuilhermeGB é a mais segura: Usar outra instalação do Windows ou até mesmo um Linux bootável via pendrive para recuperar seus arquivos desse SSD.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...