Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite

Estou estudando a viabilidade de um sistema de internet através de uma rede de telefonia móvel particular para uma fazenda.

A rede consiste com um link de internet via satélite que passa por um servidor de borda e por servidores que fazem as validações dos serviços e por último por um rádio  transmissor nas frequências de ondas de (celular exemplo as operadoras de celular VIVO, TIM, CLARO) neste caso só para transmissão de internet através de chip.

Gostaria de saber quais os modelos de rádios e antenas que faz o sistema de transmissão e quais serviços utilizar nos servidores para funcionar o sistema.

Fiz um diagrama de rede de como seria o funcionamento.

radio.png

radio.pdf

Postado

Deve fornecer alguns detalhes:

1) é para uso comercial geral ou apenas uso local?

2) raio de alcance previsto

3) banda total do receptor do provedor principal

4) quais serviços previstos? uma coisa é transmitir só voz ou texto, outra coisa é transmitir em tempo real banda de imagens.

Como exemplo, serviço starlink:

https://www.techtudo.com.br/noticias/2025/03/o-que-vem-no-kit-starlink-veja-itens-inclusos-e-preco-edmobile.ghtml

• Membro VIP
  • Solução
Postado

Se entendi corretamente sua linha de raciocínio, você pretende atuar como provedor de internet rural sub-alocando links de internet satélite para entrega ao cliente final em forma de sinal sem-fio em formato de sinal de rede celular GSM/WCDMA/LTE etc etc...

Para por em prática esse projeto hipotético primeiramente você teria que ter outorga ANATEL para aquisição de frequência no espectro disponível para operação, caso contrário o investimento será perdido em caso de embargos e multas por operação ilegal de sinal pirata (definição para operação de faixa reservada sem prévia autorização).

• Curtir 2
Postado