Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Por favor, me tira essa dúvida. Eu troquei a pasta térmica do meu notebook Semp Toshiba, STI NI 1401, seguindo um vídeo na internet e deu tudo certo. Estou usando ele agora e a temperatura está muito mais estável e parece que melhorou um pouco a performance. Usei DeepCool Z5.

Porém, tenho algumas dúvidas sobre algo que fiz. Sou leigo então peço desculpas se não me expressar com clareza.

1) Eu tirei o cooler, e a outra parte que acho que se chama dissipador, tinha um quadrado laranja (que vai em cima do processador). Limpei essa parte e não passei pasta térmica nele. Isso é problema? Quando limpei ele, tinha muita pasta térmica no processador e nessa parte laranja, que estava toda coberta. Eu só passei no processador um pouco conforme vi na internet.

2) Conforme a imagem 1 abaixo, tinha um outro componente mais abaixo muito parecido com um processador. Não sei o que é aquilo. Julguei que pudesse ser o processador de gráfico integrado separado. No vídeo o cara limpou aquilo, e tinha pasta térmica ali. Mas ele não colocou pasta térmica. Só limpou e guardou de volta. Achei estranho. Aí passei pasta térmica ali também. Porém, talvez cometi um erro aqui. Conforme a imagem 2, nesse naquela chapa que fica o dissipador, tinha uns quadradinhos cinzas e molengas ali. Parecia pasta térmica. Eu tirei tudo aquilo daquela parte da imagem 1 porque julguei que fosse ter um quadradinho laranja ali também. Não tinha nada. Percebi que os quadradinhos cinzas se encaixavam em outras partes. Quando fechei percebi que a pasta térmica não chegava na chapa. Então passei um pouco mais que o comum pra possivelmente grudar nessa chapa. Será que fiz algo errado aqui?

Obrigado pela atenção!

Captura de Tela (263).jpg

Captura de Tela (270).jpg

• Confuso 1
  • Solução
Postado
33 minutos atrás, fernandokrsk disse:

Limpei essa parte e não passei pasta térmica nele. Isso é problema?

Não. Se passa só no processador mesmo.

34 minutos atrás, fernandokrsk disse:

2) Conforme a imagem 1 abaixo, tinha um outro componente mais abaixo muito parecido com um processador. Não sei o que é aquilo. Julguei que pudesse ser o processador de gráfico integrado separado.

Não tem gráfico separado nesse notebook, fica no processador. Isso aí é o chipset, dá pra entender mais ou menos como 'o processador da placa-mãe'.

35 minutos atrás, fernandokrsk disse:

Mas ele não colocou pasta térmica. Só limpou e guardou de volta. Achei estranho. Aí passei pasta térmica ali também.

Ele fez *****, você fez certo.

35 minutos atrás, fernandokrsk disse:

Conforme a imagem 2, nesse naquela chapa que fica o dissipador, tinha uns quadradinhos cinzas e molengas ali. Parecia pasta térmica.

Thermalpad. Tem a mesma função que pasta térmica, mas pasta térmica não substitui thermal pad. Pra isso você precisa de um thermal pad da mesma espessura (tem que medir com paquímetro ou achar a informação online) ou de uma massa térmica (thermal putty). É bem mais consistente que a pasta comum e pode ser usada pra substituir os pads. Mas a melhor opção é comprar pads de boa qualidade e espessura correta.

37 minutos atrás, fernandokrsk disse:

Eu tirei tudo aquilo daquela parte da imagem 1 porque julguei que fosse ter um quadradinho laranja ali também. Não tinha nada. Percebi que os quadradinhos cinzas se encaixavam em outras partes. Quando fechei percebi que a pasta térmica não chegava na chapa. Então passei um pouco mais que o comum pra possivelmente grudar nessa chapa. Será que fiz algo errado aqui?

É, cagou no patê. Tem que repôr esses pads ou passar uma thermal putty. A pasta, mesmo em maior quantidade, com o passar do tempo vai escorrer e parar de dar contato.

• Curtir 1
Postado

@Shaman93 Muito obrigado pelas explicações! Puts cara, agora ferrou... um notebook antigo como esse dificilmente vai ter informação na internet. Pesquisei na internet e comparando com o que eu vi, eu diria que é igual esse. Quanto tempo ele duraria sem esse thermal pad? E se eu abrir de novo, vou precisar trocar a pasta térmica de novo ou é só colocar do jeito que estava?

• Curtir 1
Postado
59 minutos atrás, fernandokrsk disse:

@Shaman93 Muito obrigado pelas explicações! Puts cara, agora ferrou... um notebook antigo como esse dificilmente vai ter informação na internet. Pesquisei na internet e comparando com o que eu vi, eu diria que é igual esse. Quanto tempo ele duraria sem esse thermal pad? E se eu abrir de novo, vou precisar trocar a pasta térmica de novo ou é só colocar do jeito que estava?

Quanto tempo dura é difícil dizer, depende do projeto do notebook e quanto esses componentes dependem do contato pra refrigeração, mas eu não arriscaria muito. Em último caso até dá pra manter a mesma pasta, mas o ideal é trocar junto de novo.

• Curtir 1
Postado

@Shaman93 Oi, desculpa te incomodar novamente. Antes que o tópico seja fechado automaticamente, só gostaria de perguntar se aquele tipo thermal pad que mencionei antes já atenderia ou seria melhor comprar um de marca. Ouvi dizer que chipset antigo não esquenta tanto assim (sou leigo então não sei também). Quanto a espessura, o que pretendo fazer é colocar esse ou mais um em cima 😅. Pesquisei na internet e dizem que não é recomendado, mas não dá problema, isso porque não é uma GPU também.

A propósito, consigo ver muito bem por debaixo do notebook bem essa parte do chipset, e a chapa que vai em cima não é muito grande. Até o momento não escorreu nada. Sei que nesse caso é o CPU, mas monitorando a temperatura, antes esse site do clube do hardware atingia 80~83ºC, agora está em 40~50ºC. Talvez a pasta térmica no chipset do jeito que coloquei dure "bem até"...

Obrigado pela atenção.

Postado
Em 08/03/2025 às 08:55, fernandokrsk disse:

Oi, desculpa te incomodar novamente. Antes que o tópico seja fechado automaticamente, só gostaria de perguntar se aquele tipo thermal pad que mencionei antes já atenderia ou seria melhor comprar um de marca. Ouvi dizer que chipset antigo não esquenta tanto assim (sou leigo então não sei também). Quanto a espessura, o que pretendo fazer é colocar esse ou mais um em cima 😅. Pesquisei na internet e dizem que não é recomendado, mas não dá problema, isso porque não é uma GPU também.

Sem saber a espessura certa eu preferiria pegar uma thermal putty, 10 g já é mais que suficiente, mas empilhar os pads é uma opção também. Realmente o desempenho piora um pouco porque fica uma pequena camada de ar ou então bolhas entre cada pad. Pra piorar um pouco, as vezes a especificação é 'quebrada', tipo 1,5 ou 2,5 mm... 😬

Em 08/03/2025 às 08:55, fernandokrsk disse:

A propósito, consigo ver muito bem por debaixo do notebook bem essa parte do chipset, e a chapa que vai em cima não é muito grande. Até o momento não escorreu nada. Sei que nesse caso é o CPU, mas monitorando a temperatura, antes esse site do clube do hardware atingia 80~83ºC, agora está em 40~50ºC. Talvez a pasta térmica no chipset do jeito que coloquei dure "bem até"...

Vai monitorando, talvez vá acontecendo ao longo das semanas com os ciclos de aquecimento e resfriamento. Depende bastante da pasta que usou também, se foi uma das mais viscosas vai durar mais.

• Curtir 1
Postado

@Shaman93 Muito obrigado pela resposta e desculpa por incomodar mais uma vez. Sim, eu li na internet sobre a pequena camada de ar entre cada pad. Pesquisei por thermal putty 10g e apareceu algo mais barato. Vou considerar comprar e espero conseguir aplicar bem. Imagino que seja só colocar a quantidade suficiente entre a chapa e o chipset, certo?

Obrigado!

Postado

Isso, coloca o suficiente pra preencher totalmente o espaço entre o componente e o dissipador. Ao apertar, você quer ver chegando até a borda ou até passando um pouco (geralmente pastas e puttys são de materiais não condutivos).

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...