Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi. Eu pesquisei várias placas para o Ryzen 3 3200G mas vi uma que não aceita especificamente ele, outra que dizia aceitar ele mas poderia dar problema se a BIOS não estiver atualizada. Alguém poderia citar o nome de algumas placas que dê suporte a 4K 60Hz e possa colocar SSD NVMe de até R$600?

Gigabyte 450M Gaming será que dá certo? No site deles, tem 3 modelos de Ryzen 3 3200G, mas não tem o que é vendido no mercado aqui (YD3200C5FHBOX), mas não sei se tem diferença. E mais a direita tem esse negócio da BIOS F40, daí não sei se vai dar problema de ter que atualizar e eu nunca fiz isso também.

Seria mais fácil eu escolher essa ASUS TUF GAMING A520M-PLUS II?

MSI A520M-A PRO diz ser "3ª geração ou 4000G series". Pesquisando na internet, uns dizem que o 3200G é segunda geração, outros dizem que é terceira geração, o que é bem confuso.

Tem essa ASUS Prime A520M-E na terabyte, mas parece que várias placas eles ficam vendendo esse serviço de atualização de BIOS. Isso significa que várias dessas placas eu teria que atualizar pra dar certo o Ryzen 3 3200G?

Essas são as que eu pesquisei num preço mais em conta. Se alguém puder me dizer se dá certo, e qual seria melhor com custo-benefício, fico grato. Obrigado pela atenção!

• Solução
Postado

Ryzen 3000G é suportado oficialmente nos chipsets A320, B350, X370, B450 e X470. Alguns fabricantes habilitaram por conta próprio o suporte em algumas placas A520 e B550, por exemplo, mas isso não é um padrão. Atualização de BIOS não é nenhuma preocupação, isso é preocupação apenas quando você pega um CPU recém-lançado, para um CPU desses de vários anos atrás, é impossível uma placa nova não ter de fábrica uma versão de BIOS já compatível com ele (desde que esteja listado como compatível).

Os processadores 3000G usam arquitetura de 2ª geração (Zen+), mesma dos processadores Ryzen 2000, enquanto os Ryzen 2000G usam arquitetura de primeira geração (Zen) igual aos Ryzen 1000. A AMD nunca foi boa com nomenclatura dos seus produtos, ela muda o tempo todo as suas regras também, tentar explicar talvez geraria mais confusão.

Uma dúvida: você já tem esse processador 3200G? Está montando a máquina agora? Qual o restante da configuração? Qual o orçamento para montagem?

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB Entendi. Muito obrigado pela resposta! Então a 1ª que citei da gigabyte seria a melhor pro 3200G, né?

Eu criei um outro tópico esses dias, mas o PC seria pra uso básico, sem placa de vídeo, até uns R$2000.

Ficou assim:

Ryzen 3 3200G

Alguma placa-mãe, talvez essa gigabyte 450M Gaming

8GB DDR 4 3200MHz (XPG D35)

SSD WD Green 128GB

Fonte (uma dessas 3): Silverstone ET500 / Cooler Master MWE Bronze V2 / Galax Omega GL500S

Gabinete gamer com bom airflow

Air cooler thermalright (já comprei e vai AM4/AM5 ou LGA 1700, então não tem como trocar pra Intel porque ficaria caro LGA 1700)

2 fan da corsair

Postado

@fernandokrsk se você quer um conselho de ouro, guarde seus R$2.000, espere e junte um pouco mais. Com R$2.000 você vai montar uma máquina que acabará gerando arrependimento mais tarde. O Ryzen 3 3200G mesmo é uma opção bem ruim para os dias de hoje, possui apenas 4 núcleos e 4 threads baseado na super antiga arquitetura Zen+.

Dá pra ver que você também só está conseguindo encaixar 8GB de memória no seu PC, isso aí mal dá pra rodar o Windows sozinho, e esses 8GB teriam que ser dividido para o sistema e gráfico integrado. O mesmo vale para SSD de 128GB, vai caber o Windows, alguns programas básicos e talvez uns 2 jogos antes de encher completamente.

E falando em memória, ao deixar de utilizar dual-channel, você perde muito desempenho por parte do gráfico integrado e até do processador. Seu PC vai render bem abaixo do que você vê por aí quando pesquisa vídeos do 3200G em ação.

Com pouco menos de R$3.000 já daria pra montar uma máquina bem mais confortável, como essa que eu tinha recomendado em outro tópico (os preços podem variar dependendo de quando você acessar os links).

• Curtir 2
Postado

O que posso fazer também é considerar o preço em conta desse Ryzen 3 5300G e quem sabe colocar nessa placa-mãe, pois estão numa boa promoção.

@GuilhermeGB Agradeço as recomendações, mas na verdade o objetivo não é para jogos, é para uso básico. Estudar, YouTube e usar um programa pra trabalho que usa muito pouco do PC. Estou usando um notebook com um i5 da 3ª geração com 4GB de memória DDR3 sem dual channel no Windows 10 e ele já está atendendo minhas necessidades 😂. Troquei a pasta térmica esses dias e ficou muito melhor também. Quanto a espaço, eu literalmente não tenho nada instalado no PC, é tudo em nuvem. Não tenho intenção de fazer upgrade também.

Todas as placas-mãe que citei iriam dar certo no Ryzen 3 3200G?

Postado

@fernandokrsk entendi, então nesse caso, tudo bem.

Se o objetivo for gastar o mínimo possível, poderia manter então o 3200G, mas o 5300G seria um CPU melhor, arquitetura mais nova e mais threads (8 no total). Você não precisaria de uma placa-mãe muito forte também, teria essa B450 da ASRock que esta bem em conta, e serviria tanto para o 3200G e para o 5300G sem preocupações.

https://www.kabum.com.br/produto/111107/placa-mãe-ASRock-b450m-HDV-r4-0-amd-am4-micro-atx-DDR4-preto-90-mxb9n0-a0uayz

Com relação ao SSD, eu ainda recomendaria fortemente que você tentasse pegar um modelo maior do que 128GB, pois 128GB enche muito rápido mesmo. O mínimo do mínimo que eu recomendo é 500GB, mas se a diferença de preço for boa, poderia ser 250/256GB.

O SSD WD Green 500GB NVMe está saindo por R$230 na Amazon, menos de R$100 de diferença para modelos de 128GB que vi por aí, pra você ter bem mais do que o dobro de espaço. A placa-mãe que sugerir tem suporte para SSD NVMe.

E você não precisaria se preocupar em comprar cooler para esses CPUs, o que vem na caixa é perfeitamente adequado para eles.

Postado

@GuilhermeGB Obrigado pela resposta. Eu me confundi, o SSD foi de 256GB porque nem acha muito de 128GB. Mas o notebook que eu tenho de 128GB tá com 70GB livre. Realmente é um PC vazio, haha.

Eu vi essa placa-mãe, mas o problema dela é que ela não roda 4K 60fps. No futuro eu pretendo colocar um monitor de 4K. Não é pra jogos, é pra ter mais espaço pro programa que uso, e também assistir vídeos no youtube ou netflix.

Por isso estava considerando aquela gigabyte 450M ou as outras que citei. Pelo que você disse, essa gigabyte é mais adequada porque o chipset é padrão, né? Quais quer uma daquelas vai dar certo?

• Confuso 1
Postado

@GuilhermeGB Sim... Por acaso aquele Ryzen 3 5300G se encaixa naquela ASRock A520M-HVS. Pesquisei na internet e parece que o chipset A520 se encaixa nesse Ryzen e roda 4K 60fps. Estou querendo comprar agora e depois vou comprar o restante.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...