Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, boa tarde, boa noite a você que caiu de paraquedas (ou não) aqui. Estou querendo montar um PC de mesa. Vai ser meu primeiro PC e só tive 2 notebooks até hoje. Um da Win core i3, 4gb de ram, HD de 500gb. E mais tarde tive um Samsung Book X40 (até hj me arrependo, mas cumpriu o seu papel) core i5 de 10ª geração, 8gb de ram, HD de 1tb com uma Nvidia MX110 (mixaria de tela HD 60 Hz). Agora, querendo migrar para um PC gamer, eu venho aqui humildemente pedir ajuda dos mais sabidos que eu 🙏 Seguinte, quero um pc que rode alguns jogos mais "leves" tipo League of Legends, Valorant, Hollow Knight e Hades mas com possibilidade de upgrade, afim de rodar Days Gone, Horizon Zero Down e Assasins Creed Valhalla. Além disso, preciso usar o AutoCad e o SketchUp para o trabalho, então se tratando de jogos e arquitetura, eu junto o útil ao agradável. Para produção musical o que eu mais preciso é ram e pode se considerar um bom processador também. Eu montei um pc com a ferramenta de montagem da Kabum, até gostei mas queria ouvir opiniões, gostaria de um pc na casa dos 4k não passando dos 5k (se tratando apenas do pc) e à princípio, a placa de vídeo poderia ser deixada de lado, cogitando um processador com vídeo integrado. (Mas se houvesse uma build com uma placa de vídeo razoável e um processador relativamente bom nessa faixa de preço dos 4k eu estaria no céu)

 

WhatsAppImage2025-03-11at16_35_51.thumb.jpeg.6a98bece31659b04b0f085379818d75b.jpeg

Postado

O 5600gt (refresh do 5600g) é melhor e está 780 na Tera, a diferença de perfomance gráfica para o 5700g é muito baixa

 

Em placa-mãe, tem de alternativa mais barata a MSI B550M PRO VDH WIFI (outra loja), ambas tem VRM bons, e vários recursos similares, veja se as conexões USB de ambos os modelos são suficientes para você! Lembrando que esse modelo de placa-mãe da MSI MPG é ATX!

 

Para fonte, eu evitaria esse modelo, pois a MSI final BN, teve seus capacitores trocados por outros de qualidade inferior.

Dependendo da placa que for colocar, recomendo esses modelos de fonte: 

Cooler Master ACAAB-BR 500w

MSI MAG A650GL 650W

(Se precisar economizar, há outros modelos, só avisar)

 

Esse gabinete tem airflow baixo, pela frente de vidro.

Se quiser economizar:
Superframe Wind ou Superframe Xtrike

Se puder gastar um pouco a mais para ter ventoinhas melhores:
Silverstone Fara 514x ou Montech Air 903 Base / Air 903 MAX

  • Curtir 2
  • Batata Defumada alterou o título para PC pra jogos, produção musical, design e arquitetura, até R$5.000,00 no máximo.
  • Moderador
Postado

@Anyk1llator Colega, o seu orçamento aí é pensando no valor à vista ou à prazo?

 

Outra coisa, EU não gosto dessa ferramenta da Kabum do "Monte Seu PC". Você está optando por ela porque não quer montar o PC você mesmo?

  • Curtir 2
Postado

Esse orçamento seria pensando no valor à vista. Eu já tinha tentado montar pela ferramenta da Pichau e não gostei, depois tentei na Terabyte e gostei (até porquê tinha certo "preconceito" com a Kabum) mas aí testei a ferramenta e gostei do resultado considerando o preço e as especificações. Eu optei por ela pois nunca montei um PC então eu até gosto da ideia de comprar as peças pouco a pouco e montar eu mesmo mas ao mesmo tempo tenho receio de acabar me atrapalhando. (Embora vendo alguns vídeos não pareça TÃO difícil. Seria mais a parte de conexões/cabeamento)

  • Moderador
Postado

@Anyk1llator Entendi, então quem sabe você não consegue encaixar uma GPU como a RX 6600 nesse orçamento, a depender do preço que ela estiver pode ser uma opção.

 

Sobre a ferramenta do site da Kabum, o motivo deu não recomendar é porque te limita a escolher todas as peças no mesmo site, a Kabum por exemplo é uma negação em relação a gabinetes, geralmente. Além disso, essa ferramenta é meio chatinha porque alguns produtos que estão no site não aparecem para você selecionar durante a montagem.

  • Curtir 1
Postado

@Zalgo  Obrigado pelas recomendações, parceiro. Eu tinha testado uma build com o R5 5600gt e até tinha gostado, mas como o R7 5700g estava apenas 150 reais a mais na Kabum, pensei que poderia ser uma boa escolha. Quanto às outras sugestões, eu gostei muito da sugestão de placa-mãe e fonte. O gabinete também, mas fiquei em dúvida, por que tanta diferença de preço entre o Superframe Xtrike e o Montech Air 903 Max? Seria o tamanho das ventoinhas? Foram os que eu mais gostei, se fosse gastar mais, o Montech, e menos, o Superframe.

@Batata Defumada Sobre a GPU... Quando eu fosse fazer um upgrade, tava pensando exatamente na RX 6600. E sobre a Kabum. Ah sim, isso eu percebi. Se você usar qualquer ferramenta de qualquer site ele vai te limitar às peças da loja referente, exceto o meupc.net. Só que eu tentei montar lá e embora ele compare o preço de várias lojas, o preço não tava saindo muito diferente e olha que eu teria que montar sozinho. Ali já viria montado. Por isso tive um ponto positivo nisso. Mas realmente, quando usei a ferramenta da Terabyte, gostei bem mais dos gabinetes lá.

Postado

Resuminho do que importa:

 

Montech:

GPU Max: 400mm

CPU Cooler: 180mm

+ Suporte para fan

 

Superframe:

GPU Max: 350mm

CPU Cooler: 160mm

- Suporte para fan

 

Só que o pulo do gato está na qualidade das ventoinhas...

Uma ventoinha legal para recomendar eu penso igual ou melhor que:
'Taxa de fluxo de ar': 50CFM

Pressão de ar: 1.5mmH2O

 

A Superframe NÃO indica a qualidade dessas ventoinhas (e quando indica, na realidade acaba sendo até menos...) ou seja, é alguma genérica.

As genéricas ficam mais ou menos abaixo de 35CFM

A Rise por exemplo promete por 6 reais 50CFM, mas de acordo com a planilha do https://www.youtube.com/@rockmgameroficial, ela entrega cerca de 37CFM

No gabinete Xtrike, já vem 3 frontais fazendo ventilar dentro do gabinete, pelo preço do gabinete tá SHOW.

 

Mas ai no Montech eles usam 4 HP140 (ARGB na frente e sem led atrás) que tem as seguintes características:

image.png.4798087e270884c7f60d73668c5b088e.png.11d68657fd73d455656225e004ebad96.png

Obs: Vi recentemente que no site oficial está com números diferentes, talvez tenham atualizado as novas para vendas. Essa imagem acima é tirada do reddit, da conta da Montech mesmo

 

Se formos comparar com uma ventoinha de respeito, como a Cooler Master Sickleflow de 67CFCM e 2.2mmH2O que sai por 70 reais (em promo ela fica 50), seria 280 reais (ou 200 na promo) só de ventoinha.

Tem um reviewzinho legal pelo JayzTwoCents, se quiser checar

Postado

A superframe é White label da terabyte também, além das ventoinhas todo material é inferior, no caso percebe nos detalhes, como maior fluxo das tais ventoinhas, nos filtros de poeira, nas opções de organizar cabos, conjunto de presilha e parafusos que vai com o gabinete etc

 

Quanto a cpu, melhor que um 5700g seria o 8600g, o vídeo integrado eh bem melhor, memória que vai precisar bastante são bem mais rápidas, acredito que dê para montar com o orçamento de 5k

  • Curtir 1
Postado

@Thiago Atanazio Eu percebi que a Superframe acaba se encaixando numa withe label da Tera e a Rise Mode da Kabum. As duas oferecem uma beleza sem igual por um ótimo preço, porém, pecam na qualidade. Quanto a CPU, eu até cogitei o 8600g mas aí já seria um processador AM5 o que tornaria tudo mais caro... (Mesmo que eu gostaria muito de uma ram DDR5)

 

@Zalgo Obrigado pelas pontuações quanto às ventoinhas, me sanou boas dúvidas. Por sinal, percebi que as ventoinhas do Montech X3 MESH são mais ou menos do mesmo tamanho do Superframe Xtrike por um preço razoável, sabe me dizer se pelo menos a qualidade delas é boa e talvez ele fosse um gabinete viável de escolher?

 

Montech X3 Mesh: 

CPU Cooler: 160mm
GPU Max: 305mm

 

Mesmo olhando no site da Montech lá não indica o fluxo de ar...

 

Ah, olhei o R5 5600gt na Tera e acho que deve ter algum erro no site... Ele está por 1500! Na kabum está por 940 e na Pichau por 850

Postado
1 hora atrás, Anyk1llator disse:

sabe me dizer se pelo menos a qualidade delas é boa e talvez ele fosse um gabinete viável de escolher

É um modelo considerável também!

Salve engano, esse dai tem RPM das fans fixo, energia via molex, e o led é aquele se muda só no botão do gabinete

 

No review do gamersnexus, veja que em questão de temperatura ela não fica tão embaixo (mais quente) na lista! 

Isso indica que embora mais em conta, ela tem seu valor. Os 6 fans dão aquela ajuda legal.

 

1 hora atrás, Anyk1llator disse:

Ah, olhei o R5 5600gt na Tera e acho que deve ter algum erro no site... Ele está por 1500! Na kabum está por 940 e na Pichau por 850

O valor de ontem deve ter sido alguma promoção então, agora está por 938

image.png.5f1665f8f5f7efd59cc24df93b21955b.png

 

Anuncio da Tera de ontem no telegram deles

image.png.2d33798721cdce0bcea57744dd174a7e.png

Postado

@Zalgo Gabinete: Ufa, acho que vou com esse mesmo então, útil e minimamente bom, obrigado! CPU: Estranhei o valor de 1500, em todos os outros chegava no máximo a 1099

@Thiago Atanazio Eu tenho Prime, mas olhei agora e está por 929...

 

Minha build final seria a seguinte: 

CPU: Ryzen 5 5600GT

placa-mãe: MSI B550M PRO-VDH WIFI

RAM: Corsair Vangeance RS RGB (2x8 GB) DDR4-3600

Armazenamento: SSD Kingston NVMe M.2 NV3 1TB

Gabinete: Montech X3 MESH (Preto) (6 fans)

Fonte: Cooler Master ACAAB-BR 500w

 

E com um futuro upgrade...

GPU: RX 6600

 

Minha última dúvida é quanto à placa-mãe, sabem me dizer se talvez no lugar dessa que escolhi graças ao @Zalgo a B550M Aorus Elite seria uma opção melhor ou equivalente talvez? A Aorus estava 50 reais mais barato quando olhei (pouca diferença de preço e acho que a única diferença entre as duas seria o wifi...)

  • Solução
Postado

Em teoria são placas bem similares

Porém dá uma olhadinha nessa parte do review do Guiga, sobre a temperatura dos VRM (teste do CInebench para pegar pesado mesmo, nos jogos está 'ok'):

 

Em CPUs mais fortes, ela acaba pecando um pouco, quase 20ºC a mais que a PRO VDH

Postado

@Zalgo Entendi... Cara, muito obrigado mesmo, me ajudou demais meu parceiro! Agora tenho certeza do que eu quero. Pela diferença de preço, acho que compensa mais a PRO VDH, obrigado a todos que ajudaram mas especialmente a ti, Zalgo, tmj mano, precisando tamo aí!

  • Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, Thiago Atanazio disse:

para um processador de 65w de consumo acaba sendo irrelevante essa diferença

Com certeza absoluta! Se o OP quiser ficar com a AORUS está de boa também!

Mas caso queira depois trocar de processador, entendo que a da MSI seja uma escolha melhorzinha

  • Obrigado 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...