Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

E ai galera, tudo bem? 

Queria perguntar quais trocas vocês acham mais necessárias e para qual modelo vocês sugerem, dentro de um orçamento moderado. De vez em quando o uso de cpu e de disco bate lá nas alturas... Obrigado desde já todos! 

AMD Ryzen 5 2600x

48gb de memória

placa-mãe b450m As rock steel legend

Radeon Rx 570

Kingston sa400s37480g

• J.Augusto F alterou o título para Qual upgrade fazer no B450M, Ryzen 5 2600X, 48GB e RX 570?
Postado

Depende o orçamento! Informe também a fonte, com marca e modelo, por gentileza

Geralzão, uma GPU nova seria legal, uma RX6600 já traria ganhos de perfomance

image.png.ef0c030e282ff5820f14f0baeaa1aa51.png

Por outro lado, um SSD tipo NVMe seria outro upgrade que poderia ser feito para a qualidade de uso

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
3 minutos atrás, Zalgo disse:

Depende o orçamento! Informe também a fonte, com marca e modelo, por gentileza

Geralzão, uma GPU nova seria legal, uma RX6600 já traria ganhos de perfomance

image.png.ef0c030e282ff5820f14f0baeaa1aa51.png

Por outro lado, um SSD tipo NVMe seria outro upgrade que poderia ser feito para a qualidade de uso

Muito obrigado, vou pesquisar opções de SSD então, pois até no aplicativo qual uso para trabalho ele dá umas travadinhas e isso é o principal. Não sei qual minha fonte e li aqui que só abrindo para saber.

Postado

Como não disse quanto quer gastar, fica difícil opinar, além de não ter dito também o modelo da fonte.

Como comentou Zalgo, Placa de Vídeo e SSD são os itens mais urgentes a se melhorar.

Uma nova Placa de Vídeo é necessário caso você jogue games mais atuais, que estão ficando difícil para a RX 570, ainda mais agora que a mesma deixou de receber novos drivers. Veja o spiderman 2 como exemplo, que não é possível de ser jogado em RX 570 e RX 580 por falta de novos drivers.
A indicada RX 6600 é boa e barata, mas tome cuidado para não pagar um preço próximo de uma RX 7600. O preço justo da RX 6600 é de 1.2xx até no máximo 1.399. Fique atento, pois variações absurdas para mais e para menos acontecem o tempo todo.

O SSD nem precisa dizer nada, o seu de 480gb é pequeno demais. Compre um NVMe, mas de no mínimo 1tb.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
1 hora atrás, Crixus Champion disse:

Como não disse quanto quer gastar, fica difícil opinar, além de não ter dito também o modelo da fonte.

Como comentou Zalgo, Placa de Vídeo e SSD são os itens mais urgentes a se melhorar.

Uma nova Placa de Vídeo é necessário caso você jogue games mais atuais, que estão ficando difícil para a RX 570, ainda mais agora que a mesma deixou de receber novos drivers. Veja o spiderman 2 como exemplo, que não é possível de ser jogado em RX 570 e RX 580 por falta de novos drivers.
A indicada RX 6600 é boa e barata, mas tome cuidado para não pagar um preço próximo de uma RX 7600. O preço justo da RX 6600 é de 1.2xx até no máximo 1.399. Fique atento, pois variações absurdas para mais e para menos acontecem o tempo todo.

O SSD nem precisa dizer nada, o seu de 480gb é pequeno demais. Compre um NVMe, mas de no mínimo 1tb.

Obrigado! Desculpe, minha primeira vez aqui.

O SSD NVMe tem compatibilidade com meu pc? Li que talvez só SATA, está certo? 

https://www.pichau.com.br/SSD-wd-black-sn850x-2tb-m-2-2280-pcie-NVMe-leitura-7300-mb-s-gravação-6600-mb-s-wds200t2x0e 

Vi esse WD black sn850x sendo bem comentado, é válido? Procuro algo nessa faixa de preço 1000-1400

A placa de vídeo sei que é um investimento maior, mas vi também muita gente que não aprovou tanto a rx7600 no youtube, será que é o melhor investimento? E seria mais para games, certo?Tenho a possibilidade de comprar, mas se for para não ser uma experiência final muito útil pro meu trabalho não me faz sentido. 

https://www.ASRock.com/support/qa/Technical NNotes - Storage Device Compatibility.pdf

Há uma lista sobre minha placa também quem impossibilita o uso de diversos SSD... Li sobre gente que usou e funcionou normal porém. Mas será que vale o risco? Há algum modelo legal fora dessa lista que vocês recomendem?

• Solução
Postado
14 minutos atrás, tcm14 disse:

Copiando das especificações do site da Kabum:

Armazenamento

- 4 x Conectores SATA3 de 6,0 Gb / s, suporte a RAID (RAID 0, RAID 1 e RAID 10), NCQ, AHCI e Hot Plug

Esse aqui é o SSD 'antigo', você tem 4 conexões a ele

- 1 x soquete M.2 Ultra (M2_1), suporta o tipo de chave M 2242/2260 / 2280 Módulo M.2 PCI Express até Gen3 x4 (32 Gb / s) (com Summit Summit, Raven Ridge e Pinnacle Ridge) ou Gen3 x2 (16 Gb / s) (com APU da série Athlon 2xxGE e Raven Ridge 2)

Aqui é o NVMe, roda até em PCI 3º geração

- 1 x Tomada M.2 (M2_2), suporta o tipo M Key 2230/2242/2260/2280 M.2 SATA3 módulo de 6,0 Gb / s * *

Aqui é o pulo do gato, o soquete é M2, chave M, porém ele opera em SATA (mais lento), veja na imagem abaixo o exemplo!

M2_1:

image.png.204e85f6ea1ebcce72a35bdf2c2bea61.png

M2_2:

image.png.b43b8afd5f83ce4660ebfc2fde564ad8.png

Há vários tipos de SSD M.2

851027449_2013031047-pcem2-dc-10-type-600.jpg.097dc89f1e24e93caa8b5ef9f0fb840c.jpg

Vi esse WD black sn850x sendo bem comentado, é válido?

Sim! Mas dá para economizar se quiser, há modelos mas em conta que fazem trabalho honesto.

O meu próprio NV2 da Kingston por exemplo, me serve muito bem, mas ele é o 'mínimo necessário', alguns nem o consideram

mas vi também muita gente que não aprovou tanto a rx7600 no youtube, será que é o melhor investimento?

Depende do teu uso, qual programa especificamente?

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Nossa,obrigado! Uso muito o MuseScore, programa que escreve partituras e produz MIDIs, tocando em tempo real também, enfim. Como trabalho escrevendo partituras arranjos etc para orquestras, acaba que em trabalhos mais longos e que são muitos canais ao mesmo tempo, muito processamento, não sei o que faz pesar no PC, sei que o computador engasga e as vezes tenho que ir fazer outra coisa para dar um tempinho para descongelar. Acaba sendo desgastante porque interrompe dezenas de vezes o trabalho e me atrasa. Quando jogo é mais singleplayer também, simulação, estratégia, criação de cidades, colônias, esse tipo de jogos. Quando é para pensar muita coisa ao mesmo tempo ele não reage bem.

Além do fato que li ser comum em AMDs que dependendo do clima, tempo desligado ou etc, tenho que usar o secador antes de ligá-lo para ele pegar kk

Postado

Esse é um SSD NVMe, e é compatível com sua placa-mãe. Ele é inserido no slot M.2, e como sua placa-mãe possui dois slots desse tipo e ambos estão livres, é só plugar.
Detalhe: ele deve ser inserido naquele que está em cima, como explicou Zalgo, pois o debaixo não é compatível com SSD NVMe.
(Reza a lenda que o slot M.2 debaixo ganhou uma atualização que faz com que SSD NVMe também funcione, mas eu desconheço se o rumor é real)

Agora vem o porém. Como seu PC é PCIE 3.0 e o SSD NVMe que pretende comprar é PCIE 4.0, você não conseguirá usar toda a velocidade de 7300mb/s de leitura. Atingirá no máximo 3500mb/s, o que é bem rápido também.
Você é livre para comprá-lo, é um produto de ponta, porém não faz sentido pagar por algo que não irá usar. Caso encontre outro de 2tb pela metade do preço, não pense duas vezes.

Para se fazer uso do PCIE 4.0 do SSD NVMe seria preciso que seu processador e sua placa-mãe também fossem PCIE 4.0... e isso daria um baita trabalho e gasto. 
O PCIE 4.0 nos Ryzen pode ser encontrado em alguns modelos das séries 3000 e 5000 (mas não em todos, é necessário pesquisar antes)
Quanto às Placas Mãe, o PCIE 4.0 está presente naquelas de chipset B550 e X570 (porém há algumas vagabas que não possuem)

35 minutos atrás, tcm14 disse:

A placa de vídeo sei que é um investimento maior, mas vi também muita gente que não aprovou tanto a rx7600 no youtube, será que é o melhor investimento? E seria mais para games, certo?Tenho a possibilidade de comprar, mas se for para não ser uma experiência final muito útil pro meu trabalho não me faz sentido. 

A RX 7600 possui o desempenho da RTX 4060 da Nvidia, e costuma custar uns 300 reais a menos. Ambas placas podem ser usadas para diversos fins.
Não sabemos qual tipo de uso fará, o modelo da fonte e nem o orçamento. 

• Obrigado 2
Postado

Cara eu dei uma lida mais por cima mesmo, e parece que para o MuseScore precisa de mais 'força' mesmo, um upgrade de CPU por exemplo. E claro, utilizar um NVMe já é algum inicio para melhorar a qualidade de uso geral

A CPU mais recomendada hoje para a plataforma AM4 seria o Ryzen 5700x3d, pegando as infos do review do Guiga Games:

Em jogo (COD Warzone) ela ta show de bola com a temperatura do VRM.

image.png.0de44153b2df04f172deb4a6b3e791f7.png

No teste do Cine Bench está massa também!
image.png.fa00083e3d6df6d1a1a788d2cc4f3200.png

Só que ai eu fiquei meio chateado pois não acho que há um meio (ou pelo menos alguém dedicado a fazer isso) fazendo testes de PC para o MuseScore, assim fica meio difícil quantificar upgrades em números mais palpáveis

Um extra que gostaria de perguntar, é como anda as temperaturas da sua máquina, será que não está faltando airflow? Poderia compartilhar qual é seu gabinete, seu air cooler e a situação das fans do gabinete?

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

gabinete dt3 sports e cooler verrkho 2 air cooler. a temperatura do meu pc é bem estável, não esquenta nunca. não deve passar de 60 graus 

o musescore é pouco usado né, imaginei que seria algo meio nichado demais mesmo. Esse Ryzen 5700x é super possível para mim, talvez pegar ele e um SSD até 500 reais seja meu melhor investimento. e um dia penso sobre placa-mãe e placa de vídeo, quando as mais atuais ficarem mais baratas

obrigado demais pela ajuda dos dois!

• Curtir 1
Postado
15 minutos atrás, Zalgo disse:

um upgrade de CPU por exemplo

Tinha pensado nisso me baseando pelo meu Ryzen 7 2700 que comprei em 2018/2019, que parece cansado nos dias atuais.

O grande dilema é que um processador Ryzen 7 da série 5000 para AM4 custará mais de 1.000 reais, seja 5700x ou 5700x3D ou qualquer outro, e como AM5 já está nas lojas, temos que pensar bastante.
O 5700x3D disparou dos costumeiros 1250~1350 do final do ano passado para 1.500 a 1.700, o que não vale.
O 5700x também é interessante se o preço for bom.
O único que não vale a pena é o 5700 comum, já que é um produto capado.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Então você crê que ao invés de comprar um 5700x3d eu deveria mudar a placa-mãe para suporte AM5, é isso? E qual seria um processador legal nesse caso? Estava disposto a gastar até no máximo uns 3 mil reais no total de tudo que ia fazer, trocar o SSD pelo WD black sn850x e o processador pelo 5700x3d seria investir demais em uma tecnologia que está desatualizando? 

https://www.alibaba.com/product-detail/Wholesale-Brand-New-R7-5700X3D-3_1601298306624.html?spm=a2700.galleryofferlist.normal_offer.d_image.f29213a0IDl5al aqui está bem barato esse 5700x3d

Postado
1 hora atrás, tcm14 disse:

aqui está bem barato esse 5700x3d

Observe que isso é uma venda em atacado, onde é necessário comprar uma grande quantidade.
E importar algo desse valor no Brasil seria inviável, pois o novo imposto do amor que é bom para os pobres e para democracia não permite.

1 hora atrás, tcm14 disse:

Então você crê que ao invés de comprar um 5700x3d eu deveria mudar a placa-mãe para suporte AM5, é isso?

Só estava pensando alto devido ao atual preço do 5700x3D. O 5700x normal é uma boa opção se a diferença para o 5700x3D for considerável. O único que deve ser evitado é o 5700 sem X, pois este é um produto capado, mas que faria enorme diferença para o seu atual 2600x.

Comprando AM5 no Brasil, você pagará aproximadamente R$ 800 em uma placa-mãe confiável, R$ 800 em dois pentes de 16gb DDR5 e R$ 1300~1400 em um Ryzen 5 7600, totalizando 3 mil reais, e assim ficando sem o SSD.
 Não é uma decisão fácil entre gastar em AM4 ou ir para AM5. Mas em produtividade o 5700x ou 5700x3D não são muito diferentes do processador AM5 que caberia no orçamento.

2 horas atrás, tcm14 disse:

trocar o SSD pelo WD black sn850x

Você não usufruirá de toda velocidade desse SSD, como já dito acima. Para usar todo seu poder não basta trocar o processador, precisaria também de uma placa-mãe PCIE 4.0.
Mas a decisão é sua. É sim um excelente item.
Mas não é necessário desfazer de seu SSD atual, pode manter os dois, cada um em seu respectivo slot. 

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...