Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom Dia / Tarde / Noite,

Tenho uma situação peculiar para resolver, gostaria de recomendações de peças para 're-montar' um gabinete de PC de mesa, que era usado exclusivamente para rodar Jogos em 1080p 60fps em alta / máxima definição num Linux Mint.

Eu tenho (tinha) um gabinete pré montado da minha mãe, que eu comprei uma fonte de 650W, um SSD de 2Tb da Lenovo, e uma RTX 3060 (modelos especificos abaixo).  Aconteceu que o notebook que minha mãe usava para trabalhar e navegar etc morreu, e depois nós decidimos que ela pegaria o gabinete de volta (com a fonte original e o SSD do notebook, e eu reinstalei windows 10, ela usa grafico integrado mesmo) e eu iria montar um gabinete novo pros meus joguinhos. Pois bem, eu pensei de sair pesquisando um computador pré montado que tivesse uma RTX 3060 e só comprar tudo menos as 3 peças, mas eu lembrei que PC pré montado é meio um tiro no escuro e que meu caso é meio peculiar, então achei melhor perguntar.

Eu gosto de usar Linux Mint, não faço ideia se intel ou amd vão bem ou mal com ele, mas a RTX eu só instalo o driver proprietario pela GUI do Mint. Eu nunca apliquei pasta térmica em processador e precisaria saber como e quais instrumentos recomendados pra fazer isso (ou se já vem com pasta aplicada e é só aparafusar tudo junto).

Meu nível almejado de potência é poder continuar a rodar jogos confortavelmente em 1080p 60fps em qualidade máxima mais uns bons anos, eu já tenho monitor teclado etc e não me interessa 1440p ou 4K. Por isso eu fico sem saber se os pre montados com 3060 são direcionados para isso ou se são fracos pra mim. Eu sei que ventilação é importante para essas peças caras, preciso de quanto seria bom ter. Em termos de aparencia, não precisa ter pisca-pisca, arco-iris ou translucido, aceito um gabinete tijolão se for bom para a função e bom preço.

Não faço ideia de quanto custaria um conjunto de boa qualidade e razoável de preço para isso. Eu vejo que computadores pre montados com 3060 custam 4.500 5.000 ou mais, então queria algo bem abaixo disso (já que eu já tenho componentes caros) mas de boa ou ótima qualidade.

Placa de Vídeo RTX 3060 ASUS Dual O12G V2 NVIDIA GeForce, 12GB GDDR6, LHR, DLSS, Ray Tracing - DUAL-RTX3060-O12G-V2

Fonte MSI MAG A650BN, ATX, 650W, 80 PLUS Bronze, PFC Ativo, Entrada Bivolt, Preto - 306-7ZP2B22-CE0

SSD 2Tb da Lenovo

Postado

Qual orçamento que dispõe para montar este PC?

Tem algumas das peças? Quais?

Em linux quem oferece o melhor suporte é a Nvidia.

Postado

Compre:

Ryzen 5600 - R$ 850,00

Air Cooler Thermalright Assassin X 120 R SE AEGB - R$ 130,00 <<<< Opcional, pode ir usando o cooler box, se pegar o gabinete e os fans sugeridos abaixo.

placa-mãe ou ASUS Prime B550M-A - R$ 700,00  ou MSI B550M PRO VDH - R$ 850,00

2 x 8 GB memória DDR4 3200 MHz de boa marca, ex. Kingston - é uns R$ 300,00

NVMe Kingston NV3 - R$ 390,00

Gabinete Gamemax Defender MD ~R$ 250,00

Kit de 5 fans para o gabinete Thermalright TL-C12C - R$ 172,00.

Total - R$ 2.792,00 (+ fretes) com a ASUS.

Passar pasta térmica em CPU é igual passar manteiga no pão - só não use uma faca e nem exagere na quantidade. Assista um vídeo de montagem do Professor Ramos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...