Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde a todos, recentemente fiz um leve upgrade no meu PC e estou encucado (não sei se deveria) com as temperaturas que ele está alcançando. 

Observei que a CPU alcança seus 82/83ºC e a GPU seus quase 70ºC em jogos como RDR2 e GTAV/FiveM (tudo no ultra)

Meu gabinete tem apenas um fan na traseira e eu uso o cooler que já veio com o processador, no momento estou usando sem o vidro lateral do gabinete. 

Dei uma pesquisada e encontrei o ''Water Cooler Gamdias Aura GL 240 V2, 240mm, ARGB, Intel/AMD, Black'' na casa dos R$300, vi alguns reviews e me interessei, será que realmente é necessário essa troca, ou é coisa da minha cabeça esse excesso de preocupação em relação as temperaturas? E será que esse WC é compatível com a placa-mãe e cabe no gabinete, vou precisar trocar a fonte? Sou meio leigo em relação a essa parte.

Aceito sugestões no geral também. 

Configuração do PC: 
CPU: Ryzen 5 5600 3.5Ghz
GPU: Zotac RTX3060 12gb 
placa-mãe: Gigabyte A520M K V2 
RAM: 1x Kingston Fury Beast 16GB 3200MHz (e outra a caminho, vão ser 32gb no total)
Armazenamento: SSD Hikvision 256gb e HD 1Tb da china
Fonte: Redragon RGPS 500W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo, Cabos Flat, GC-PS001
Gabinete: Ninja Bee, Mid Tower, RGB, Vidro Temperado, M-ATX, Com 1 Fan ARGB
Win11 

Postado

Water Cooler talvez seja mais do que você precisa, um air cooler já ajudaria

Porém eu tive um Ninja Bee como meu gabinete anterior, e realmente esquenta, acho que tu só está com a fan da traseira que vem com o gabinete né?

O upgrade mais em conta seria botar umas fans de qualidade para tentar ajudar o airflow antes de investir num WC

• Curtir 1
Postado

@Zalgo

4 minutos atrás, Zalgo disse:

Water Cooler talvez seja mais do que você precisa, um air cooler já ajudaria

Porém eu tive um Ninja Bee como meu gabinete anterior, e realmente esquenta, acho que tu só está com a fan da traseira que vem com o gabinete né?

O upgrade mais em conta seria botar umas fans de qualidade para tentar ajudar o airflow antes de investir num WC

Isso, uso o fan que já veio com ele, até pensei em trocar o gabinete, mas preferi investir em mais uma ram. 

Algumas lojas aqui por perto vendem um KIT com 5 fans por R$179, não sei informar a marca, mas pelo valor.... sabe como é. Acha que é o caso pegar esse kit e deixar o WC para um próximo upgrade? Penso em trocar de fonte e SSD por volta do meio do ano e o WC poderia entrar nessa relação também.

Postado
1 minuto atrás, Pedro Lopes 2 disse:

Isso, uso o fan que já veio com ele

Foi a mesma coisa que fiz

Depois investi em 3 fans duvidosas que não mudaram tanto, só consegui resolver mesmo trocando de gabinete com fans ótimas pré instaladas

3 minutos atrás, Pedro Lopes 2 disse:

KIT com 5 fans por R$179, não sei informar a marca, mas pelo valor.... sabe como é

Com esse valor tu pegava essa de qualidade mais barato e sobrava um troco pra pegar uma controladora pro LEDzão

Acho que o pior que atrapalhava é aqueles detalhes na frente, podia não ter, para o mesh ser maior:

image.png.7c82a78d85f3ede28fe07dc129cc2dee.png 

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, Zalgo disse:

Foi a mesma coisa que fiz

Depois investi em 3 fans duvidosas que não mudaram tanto, só consegui resolver mesmo trocando de gabinete com fans ótimas pré instaladas

Com esse valor tu pegava essa de qualidade mais barato e sobrava um troco pra pegar uma controladora pro LEDzão

Acho que o pior que atrapalhava é aqueles detalhes na frente, podia não ter, para o mesh ser maior:

image.png.7c82a78d85f3ede28fe07dc129cc2dee.png 

É, penso a mesma coisa sobre essa frente ''futurista''. 

Vou colocar o gabinete como uma das prioridades, mas você acha que esse WC que citei acabaria com o problema? Seria um upgrade adiantado que já ficaria em standby para um possível upgrade de CPU. 

Aproveitando o engajamento, acha que essa fonte aguenta a configuração atual e a possível implementação do WC? Não achei nada relacionado na net. 

Postado
17 minutos atrás, Pedro Lopes 2 disse:

mas você acha que esse WC que citei acabaria com o problema

É mais um depende do que outra coisa...

Eu ainda uso o coolerbox com meu setup atual, eu gostaria de trocar simplesmente por 'frufru' e ter luzinhas a mais, mas não é um upgrade necessário para mim

São bem específicos os casos que WC são precisos, um bom air cooler já daria conta disso, porém garantindo um airflow decente, creio que esse problema será amenizado

22 minutos atrás, Pedro Lopes 2 disse:

Aproveitando o engajamento, acha que essa fonte aguenta a configuração atual e a possível implementação do WC? Não achei nada relacionado na net. 

Um WC não é pra consumir tanta energia assim, em questão de potência tu estaria bem

Mas essa fonte é bem de entrada, ela segura seu setup, acho mais esquema quando for trocar a fonte, e se quiser muito, pegar o WC junto

Priorize o básico antes do ~aesthetic

Postado

Priorize o básico antes do ~aesthetic

Tá ai uma coisa que pra mim pouco importa, não ligo nem um pouco pra aparência do PC, ele funcionando e entregando o desempenho que deve está ótimo, eu usaria até um gabinete de escritório todo fechado se fosse necessário kkkkkk

Esse upgrade do WC seria pra realmente não ter dor de cabeças futuras em relação ao processador. 

Esse gabinete assim como todo os outros né obviamente abre a lateral direita (costas da placa-mãe), será que é viável deixar sem essa tampa? Nunca vi ninguém fazer isso. 

E voltando a um dos tópicos principais da postagem, essa temperatura durante a jogatina é algo a se preocupar a curto/longo prazo? Tenho um amigo que usa o mesmo processador sem nenhuma fan no gabinete, só o cooler da AMD e ele deixa o CPU ultrapassar os 90ºC, não tenho essa coragem e nem poder aquisitivo pra isso. 

Postado
4 minutos atrás, Pedro Lopes 2 disse:

Esse gabinete assim como todo os outros né obviamente abre a lateral direita (costas da placa-mãe), será que é viável deixar sem essa tampa? Nunca vi ninguém fazer isso. 

O lado que não é de vidro/acrílico? Cara, acho que nunca vi isso sendo testado também

Mas acho que não mudaria muito pois não passagem de ar, a não ser que bote um ventilador de mesa talvez (aqui eu já to maluco, confesso)

10 minutos atrás, Pedro Lopes 2 disse:

essa temperatura durante a jogatina é algo a se preocupar a curto/longo prazo

Sim pois tem toda a questão do thermal throttling e outros problemas que temperaturas altas podem causar

Se fosse em uma carga muito pesada e específica, até faria sentido alcançar, mas em jogos precisar ser menor...

16 minutos atrás, Pedro Lopes 2 disse:

Tenho um amigo que usa o mesmo processador sem nenhuma fan no gabinete, só o cooler da AMD e ele deixa o CPU ultrapassar os 90ºC

Nem conheço e tenho medo dele

Postado

Sim pois tem toda a questão do thermal throttling e outros problemas que temperaturas altas podem causar

Se fosse em uma carga muito pesada e específica, até faria sentido alcançar, mas em jogos precisar ser menor...

Acha que é válido o upgrade então? Levando em consideração o que eu falei.

20 minutos atrás, Pedro Lopes 2 disse:

Esse upgrade do WC seria pra realmente não ter dor de cabeças futuras em relação ao processador. 

Postado
2 minutos atrás, Zalgo disse:

Ok, obrigado pela sugestão. 

Você acha que dá pra segurar até meados de maio? Lembrando que essa temperatura só é atingida depois de algum tempo de gameplay e meu uso do PC é 60% faculdade e uso cotidiano e 40% jogos, mais na madrugada, inclusive. 

Postado
1 hora atrás, Pedro Lopes 2 disse:

Water Cooler Gamdias Aura GL 240 V2, 240mm, ARGB, Intel/AMD,

Esse WC é white label, com apenas 1 ano de garantia, melhor mesmo seria pegar um WC que tenha pelo menos 3 anos de garantia.

Postado
agora, Tiberio disse:

Esse WC é white label, com apenas 1 ano de garantia, melhor mesmo seria pegar um WC que tenha pelo menos 3 anos de garantia.

Existe algum nessa faixa de preço? 

Postado

Você acha que dá pra segurar até meados de maio

Se quiser, veja a possibilidade de pegar uma ou duas fans extra, mesmo que baratinhas, colocando na frente do gabinete para puxar ar para dentro, que mesmo que pouco, é melhor que nada

image.png.1662e0a46548a9bc2a66be4eb091ef0a.png

(imagem de um review qualquer para ilustrar)

A conexão de Fan que tem é alimentada em SATA e naquele padrãozinho de 4 pinos, conforme vídeo mostra

Postado
2 minutos atrás, Zalgo disse:

Se quiser, veja a possibilidade de pegar uma ou duas fans extra, mesmo que baratinhas, colocando na frente do gabinete para puxar ar para dentro, que mesmo que pouco, é melhor que nada

Beleza, vou fazer isso. 

De qualquer forma o tópico vai ficar aberto (eu acho) caso mais alguém tenha uma solução ou sugestão pra ajudar ainda mais. 

Como eu trabalho por escala, vou amanhã e só volto no outro domingo. Então se eu lembrar, volto aqui no tópico depois que colocar as fans pra dizer se de fato houve alguma diferença notável. 

7 minutos atrás, Tiberio disse:

Pode ser que ache pesquisando, mas caso tenha orçamento um WC com 6 anos de garantia👇

https://www.kabum.com.br/produto/526973/water-cooler-ASUS-tuf-gaming-lc-240-ii-argb-240mm-amd-intel-preto-90rc00u1-m0uay0

É sim uma possibilidade, mas para maio ou depois, esse upgrade que fiz na configuração acabou com a margem de ''gastos não obrigatórios'' de março e abril, rs.

• Curtir 1
Postado

volto aqui no tópico depois que colocar as fans pra dizer se de fato houve alguma diferença notável

Show, acho que vale a tentativa, pelo menos provisoriamente

• Obrigado 1
Postado
5 horas atrás, Pedro Lopes 2 disse:

Tirar a tampa do lado direto não vai fazer diferença que justifique. Ao contrario do que possa parecer usar o hardware sem gabinete não resfria mais do que dentro de um gabinete com bom airflow, exemplo - Sama IM01:

Na bancada - CPU: 70 graus - VRM: 21 graus - GPU: 45 graus

No gafiate: - CPU 67 graus - VRM: 16 graus -  GPU: 47 graus

Fora do gabinete só a temperatura da GPU foi menor 2 graus, mas do CPU foi maior 3 graus e do VRM maior 5 graus.

Num gabinete ruim de airflow tirar o vidro lateral pode melhorar alguma coisa a temperatura do CPU pois o fan do air cooler de CPU possa a receber mais ar fresco, já num gabinete bom de airflow tirar o vidro lateral piora a temperatura do CPU - pouco mas piora; porque perde o efeito de canalizar o ar.

• Curtir 2
Postado
9 horas atrás, 1lokos disse:

Tirar a tampa do lado direto não vai fazer diferença que justifique. Ao contrario do que possa parecer usar o hardware sem gabinete não resfria mais do que dentro de um gabinete com bom airflow, exemplo - Sama IM01:

Na bancada - CPU: 70 graus - VRM: 21 graus - GPU: 45 graus

No gafiate: - CPU 67 graus - VRM: 16 graus -  GPU: 47 graus

Fora do gabinete só a temperatura da GPU foi menor 2 graus, mas do CPU foi maior 3 graus e do VRM maior 5 graus.

Num gabinete ruim de airflow tirar o vidro lateral pode melhorar alguma coisa a temperatura do CPU pois o fan do air cooler de CPU possa a receber mais ar fresco, já num gabinete bom de airflow tirar o vidro lateral piora a temperatura do CPU - pouco mas piora; porque perde o efeito de canalizar o ar.

Alguma indicação de gabinete com bom airflow? Até uns R$300 se possível.

Postado

Na faixa de preço R$ 400,00 - 500,00 a referência é o Montech Air 903, não tem gabinete com airflow melhor, o Base vem com 3 fans de 140mm de qualidade e CFM razoáveis, no Max vem 4, mas esse fan a mais  não faz diferença na refrigeração.

Dos "baratos" - R$ 200,00 - 300,00 - considerando espaço - suporte para GPU, WC, air cooler; construção e acabamento; sugiro:

Gamemax Defender - limitado a placa-mãe micro-ATX, GPU até 380mm (o limite informado é 410mm, mas isso é sem fans na frente).

Gamemax Siegue - placa-mãe ATX, GPU até 380mm.

A Gamemax vende em diversos marketplace - Shoppe, M.Livre, Aliexpress Brasil...

• Curtir 2
  • 2 semanas depois...
Postado

Boa tarde amigos, como prometido.. Estou de volta. 

Vamos as considerações; 

Me rendi aos ''benefícios'' do Water Cooler e comprei aquele que mencionei anteriormente (Gamdias Aura GL 240 V2, 240mm) e aproveitando a viagem até a assistência técnica, coloquei 3 fans genéricos na frente do gabinete. 

De fato, as primeiras impressões são boas, em situações em que antes a CPU alcançava seus 90ºC, agora dificilmente chega nos 61ºC.

Estou usando a curva de temperatura automática da BIOS, mas acredito que se colocar em 100% de uso direto, essa temperatura diminua ainda mais. 

Em relação ao ruído e estética do computador, como disse anteriormente, não ligo tanto... Mas pontuo que a vibração da mesa e o ruído aumentaram de forma considerável, mas não ao ponto de atrapalhar, ainda mais com a curva de funcionamento, que só deixa chegar a esse ponto em poucos momentos durante o uso. A estética ficou boa, mas não sei se por algum erro ou descuido do técnico ou limitação da minha placa-mãe, as luzes RGB ficaram fora de sincronia (gabinete e fan // bomba do WC) e as RGB dos fans do radiador não acendem. (aceito ajudas em relação a isso, rs).

Meu reflexo no vidro é inevitável, perdoem-me.

Imagem do WhatsApp de 2025-03-24 à(s) 12.49.11_6f28a77b.jpg

Imagem do WhatsApp de 2025-03-24 à(s) 12.52.10_084a2e41.jpg

• Curtir 1
Postado
14 minutos atrás, Pedro Lopes 2 disse:

De fato, as primeiras impressões são boas, em situações em que antes a CPU alcançava seus 90ºC, agora dificilmente chega nos 61ºC.

Melhor ter uns graus a mais no CPU - o que não compromete; do que fans fazendo mais de 30 dB(A) o tempo todo. O ideal é ajustar  curva de fans para manter o ruído limitado a 28 dB(A), os ouvidos agradecem.

Limitar a rotação dos fans do radiador para 50% tem pouco impacto na temperatura, vide este exemplo com WC da DeepCool, já baixar mais a temperatura do (~60 graus) não trará beneficio prático.

7600-X-Blender.jpg

• Curtir 1
Postado
7 minutos atrás, 1lokos disse:

Melhor ter uns graus a mais no CPU - o que não compromete; do que fans fazendo mais de 30 dB(A) o tempo todo.

Sim, com certeza. Mas acho que me expressei errado... O barulho só é audível se encostar a cara no gabinete. Não é algo como um ventilador de mesa. 

7 minutos atrás, 1lokos disse:

Limitar a rotação dos fans do radiador para 50% tem pouco impacto na temperatura, vide este exemplo com WC da DeepCool, já baixar mais a temperatura do (~60 graus) não trará beneficio prático.

Sim, não vou saber explicar com precisão, mas o WC está trabalhando no intervalo entre 40/50% no uso normal do PC, só passa disso quando a CPU atinge 65ºC, como foi configurado na BIOS, e só chega em 100% de uso quando a CPU alcança mais de 70º, se não me engano. 

E a vibração que comentei só ocorre quando o uso chega na casa dos 100%. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...