Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, estou em dúvida se uso cabos com derivações (splitter) de N para 1 ou se uso controladora no seguinte cenário:

  • preciso conectar 7 fans (7 pwm + 7 argb) + painel (1 argb)
  • minha mb tem 2 entradas argb livres e 3 pwms para fans livres.
  • as controladoras que tenho visto são todas vagabnda5. Todas tinham reclamações de mau funcionamento. Realmente é algo que dá tanto problema assim?
  • pelo fato das controladoras terem alimentação, imagino que elas amplifiquem o sinal antes de distribuir. O cabo splitted não sofreria dessa mal? Existe um limite recomendável de derivações para argb e pwm?
     

A placa é uma TUF z890 pro, fans tf120 e gabinete gt502

Postado

Uma controladora ARGB com HUB PWM integrado pode ficar mais barato e deixará os cabos mais organizados do que usar vários "splitters", pois usa apenas 1 conector SYS_FAN ou CHA_FAN e 1 ARGB da placa-mãe.

 

A controladora fornece a energia para fans e LED direto da fonte, portando não sobrecarrega o conector da placa-mãe, são usados apenas os sinais de controle (PWM e RPM) e o sinal do "frufru" dos LED (o Data).

 

Tem modelos para até 9 fans (conectores PWM e ARGB), no AliEx tem da Teucer para 10 fans.

 

Usando a controladora conectada no PWM e ARGB da placa-mãe não use o controle remoto que acompanha - deixe sem a bateria; pois pode causar conflitos e problemas de funcionamento. A relatos de queima do PWM dos fans por tentar ajustar pelo controle remoto contra a curva de fans do BIOS.

 

Se optar por usar cabo "splitter", use cabo "splitter PWM" com alimentação pela fonte, para evitar sobrecarregar os conectores da placa-mãe. Exemplo.

 

https://www.amazon.com.br/Cabo-Multi-Gelid-Pinos-Suporta/dp/B086V6P9GH

 

 

  • Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...