Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá membros do forum, preciso fazer um upgrade para o meu pc 

possuo: a320m Gigabyte - placa-mãe

2x8 Corsair vegeance 3000mhz

processador - Ryzen 3 2200g 

Vídeo integrado

Fonte evga 500w

Queria fazer um upgrade de ate 4500/5000, gostaria de jogar warzone de forma confortavel, o resto dos jogos que tenho interesse creio que rodariam tranquilamente. 

me recomendem o que comprar, e sem medo por que ja tenho noção que terei que trocar maioria dos componentes.

não tenho site favorito para comprar, só gostaria que fosse uma compra nacional.

OBS:  não achei a categoria correta para o assunto, mas tenho conhecimento que irão trocar o topico em breve.

desde já, agradeço.

Postado

A placa é a Gigabyte A320M S2H? Acho que atualizando a BIOS já dá para brincar:

De processador tu podia pegar um 5600 800 reais

Ai para gpu depende um pouco qual o modelo exato da sua fonte, mas por cima é uma RX 7600 ou RTX 4060 já ajudam, poderia especificar qual EVGA 500w é?

E NVMe? Já está usando o slot M.2?

• Curtir 1
  • KairanD alterou o título para Recomendação de upgrades até R$ 5.000,00 para PC com Ryzen 3 2200G
Postado
14 horas atrás, Zalgo disse:

A placa é a Gigabyte A320M S2H? Acho que atualizando a BIOS já dá para brincar:

De processador tu podia pegar um 5600 800 reais

Ai para gpu depende um pouco qual o modelo exato da sua fonte, mas por cima é uma RX 7600 ou RTX 4060 já ajudam, poderia especificar qual EVGA 500w é?

E NVMe? Já está usando o slot M.2?

Quanto ao armazenamente pouparei comentarios por que quero focar nos componentes principais, ja a fonte é uma 80 plus bronze, acha que aguentaria por um tempo?

• Solução
Postado
25 minutos atrás, Técnico N1 da depre disse:

Quanto ao armazenamente pouparei comentarios por que quero focar nos componentes principais

Sem problemas, só lembrando temos modelos de entrada NVMe com 1Tb por quase 400,  se estiver usando HD já seria um avanço legal

26 minutos atrás, Técnico N1 da depre disse:

ja a fonte é uma 80 plus bronze

Aqui depende um pouco do modelo em si, não só da potência ou do selo 80 plus

Se estamos falando por exemplo, da EVGA BR, part number 100-BR-0500-K, não achei testes específicos, porém:

De acordo com esse review (em Vietnamita) de uma EVGA BR com potência maior e possivelmente uma segunda revisão (especulação devido ao 'K2')

image.png.4664dba08cbd0a3559cc2e258a2df5ef.png

A conclusão que temos é de uma fonte por volta do tier C, para GPUs que consomem abaixo de 200w
image.png.1f86ea91824bdb7ca35e6b85a07f56ad.png

Na melhor das hipóteses, com a qualidade se mantendo para um modelo com potência menor e talvez a primeira revisão, como mencionei, você ainda estaria 'ok' para pegar GPUs que consomem menos

Ou seja, se a sua fonte for do modelo de exemplo acima, é menos provável que haja problemas com as placas de vídeo que sugeri

Vide exemplos de consumo:
RTX4060 da Palit

Modelo referência da RX7600 (atenção extra aqui, que em picos, há modelos em marcas que podem chegar a 200w)

Poderia por gentileza, confirmar o modelo exato da sua placa-mãe e da sua fonte?

A placa-mãe para verificarmos a versão da BIOS necessária, e a fonte para garantir a informação para a GPU

• Curtir 1
Postado

Ajuda muito!

Sobre a fonte primeiro:

Me surpreendi negativamente, esse modelo W1 aparenta ser uma versão mais barata do modelo B1, que já não era lá aquelas coisas.

Por exemplo, a fonte modelo BR que mencionei em cima, seria o tier C, a B1 seria tier E, e a W1 está como F...

Pelo review do Aris do HardwareBusters foi concluído que:
'A low-end power supply with a huge design problem, which will easily kill it if you stress it enough with 115V or lower voltage input.'

Uma fonte de baixa potência com grande problema na construção, que pode facilmente matá-la se for estressada com tensões abaixo de 115V

Creio que como usou com um Ryzen 2200g, que tem consumo bem baixo, nunca apresentou problemas, felizmente.

Entendo que seria de muita necessidade trocar esse modelo por um melhor, tudo bem?

Sobre a placa-mãe:

De acordo com o site da fabricante, a sua BIOS (acho que a sua placa é a revisão 1.0) está na versão F10 pelo menos, para suportar o 2200g.

OS 2 CPU que poderiam ser legais, seria o 5500 ou o 5600, sendo ambos aceitos a partir da versão F55. 

No reddit achei um breve tópico sobre uso de CPU mais potentes, e tem gente que usa a sua placa com um 5700X3D com alguns passos, mas ai fica ao seu critério e responsabilidade.

Se você já tivesse uma fonte boa, com 5k daria até para pensar num sistema AM5 com GPU dedicada.

De recomendação de fonte, pensando nos exemplos mencionados de RX 7600 ou RTX 4060, uma fonte de 500w já seria suficiente:
Galax Omega GL500S ou Rise Mode Zeus 550w

• Obrigado 1
Postado

@Zalgo obrigado! Vou ficar com a ideia em mente de adquirir a RTX 4060 e um Ryzen 5 5600 e a fonte conforme indicação, mas sou muito leigo nessa questão de placa-mãe, acha que vai ser difícil a configuração ? Vai ser necessário alterar algo? 

Postado
14 minutos atrás, Técnico N1 da depre disse:

acha que vai ser difícil a configuração

Eu penso que seria meio ruim tu pegar um Ryzen 7, mas se manter no 5600, é pra ficar mais tranquilinho, vide planilha de VRM do Gabriel Ferraz:

Embora ambas revisões tenham o 'em análise' ainda, o 5600 em stock não exigirá tanto assim!

image.thumb.png.8f9addf96cd7fec036e3807b4d92d86c.png

image.thumb.png.a8c70687db118bb5c75b4f21e670e5d2.png

image.thumb.png.5092806a47a492f767e93be7a71bbdc2.png

Se quiser muito garantir, dá para pegar um heatsink para o VRM, de sites como Mercado Livre/Shopee/Aliexpress

Não que adicionar isso vá fazer a placa-mãe se tornar uma Ferrari, mas ajuda um pouco na dissipação do calor produzido

21 minutos atrás, Técnico N1 da depre disse:

Vai ser necessário alterar algo? 

Se sua placa-mãe tiver em uma versão de BIOS acima de F55, só se for colocar o heatsink que mencionei

Caso esteja em uma versão mais antiga, ai precisa atualizar para aceitar o 5600 que será usado futuramente

• Obrigado 1
Postado
58 minutos atrás, Técnico N1 da depre disse:

...nessa questão de placa-mãe, acha que vai ser difícil a configuração ? Vai ser necessário alterar algo? 

Só precisa atualizar o BIOS para a versão mais atual no site do fabricante.

• Obrigado 1
Postado

@1lokos obrigado!

6 horas atrás, Zalgo disse:

Eu penso que seria meio ruim tu pegar um Ryzen 7, mas se manter no 5600, é pra ficar mais tranquilinho, vide planilha de VRM do Gabriel Ferraz:

Embora ambas revisões tenham o 'em análise' ainda, o 5600 em stock não exigirá tanto assim!

image.thumb.png.8f9addf96cd7fec036e3807b4d92d86c.png

image.thumb.png.a8c70687db118bb5c75b4f21e670e5d2.png

image.thumb.png.5092806a47a492f767e93be7a71bbdc2.png

Se quiser muito garantir, dá para pegar um heatsink para o VRM, de sites como Mercado Livre/Shopee/Aliexpress

Não que adicionar isso vá fazer a placa-mãe se tornar uma Ferrari, mas ajuda um pouco na dissipação do calor produzido

Se sua placa-mãe tiver em uma versão de BIOS acima de F55, só se for colocar o heatsink que mencionei

Caso esteja em uma versão mais antiga, ai precisa atualizar para aceitar o 5600 que será usado futuramente

Muito obrigado irmão! Você é um monstro, por enquanto mantenho essa config e pego heatsink ali, so tenho que ver como instalar porque nunca tinha ouvido falar dessa instalação por fora.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...