Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

@BCPEstou com essa tv lg que é mono que usa o chassi sc023a que funciona perfeitamente na entrada av,porém eu adaptei entrada Vídeo component nesse modelo,lgs aceitam mod,ativei o modo Vídeo component no modo de serviço funciona,porém a cor veremelha está sem definição,um pouco puxado por verde como se fosse tubo fraco,mas no av está ok.

Mas tem um detalhe bem louco,no component quando plugo no conector de Vídeo do av ,que no caso só o cabo Vídeo junto com os cabos do component a imagem fica perfeita e cores definidas ai quando desplugo o cabo a cor vermelha perde definição.

Quando falo que deixo o cabo de Vídeo do av junto com component é assim como nesse link aqui

https://www.4shared.com/photo/QP8H5NsFge/20250320_001352.html

Ligando assim a imagem fica bem definida

Ai quando ligo component no modo normal só com os cabos normal como a do segundo link a imagem fica sem definição na cor vermelha

https://www.4shared.com/photo/qO11bMxbku/20250320_001402.html

Detalhe o cabo de Vídeo do av fica ligado no conector de Vídeo do av no dvd,porque se deixar só cabo av sem fonte como no caso a fonte de teste q uso é um dvd,não muda nada na imagem o vermelho fica sem definição,só tem imagem com definição em Vídeo component quando ligo o cabo de Vídeo do av como no primeiro link

Ps:Eu experimentei colocar um trimpot na posição R209 o setor que corresponde o vermelho no Vídeo component,até ajusta mas só que o vermelho fica estourado.

Já usei outras fontes de teste,como testar com outro dvd e nada,Vídeo game etc e todos os outros aparelhos o veremlho fica sem definição,ai só funciona quando ligo o cabo de Vídeo do av no aparelho e tv.

Ai que eu tava querendo fazer,um circuito seperado da tv com uma chavinha,queria fazer um circuito como se esse ciruito fosse um aparelho mandando um sinal de Vídeo pra entrada de Vídeo do av,ai quando fosse usar em Vídeo component ligar chavinha pra usar a função Vídeo component,ai se for usar o av desligar a chavinha,é possível fazer isso ?

Se puder me der uma dica eu agradeço

Ps:Não dá pra mim postar Vídeo,porque na camera não da pra notar a imagem bem definida e nem ás interferência.

Ps2:Outra coisa quando pego a parte positiva do cabo de Vídeo,e encosto na parte da placa corresponde a parte de Vídeo do av lá na solda do conector de Vídeo do av a imagem Vídeo component fica definida.

Eu tentei jampear a parte postiva do conector y que corresponde a luminancia e sicronismo,com o positivo do conector de Vídeo av não virou também.

Lembrando no av a imagem está ok,só na função Vídeo component que esta sem definição.

Outra coisa ás tvs que tem Vídeo component são ás tvs stereo algumas mono aceitam o mod.

Ah e outra o som funciona na entrada Vídeo component,o meu problema é só vermelho que está sem definição.

• Coordenador
Postado

Nunca tentei  essa ligação, mas as características da imagem que você menciona é de que o TV esta mostrando uma imagem NTSC com a "chavinha" virada para PAL M.

experimente atuar nessa opção manualmente.

Postado

@BCP Esse tv chaveamento de sistema de cor é automatico não dá pra mexer no menu,ela reconhece sozinha o sistema de cor do aparelho,só que o dvd tem esse sistema de cor só que mudo pra ntsc ou pal m fica mesma coisa só fica boa quando plugo o cabo amarelo na entrada de Vídeo do av.

• Coordenador
Postado

Esses cabos que você colocou esta indo até os pinos 19, 20, 21 do processador de vídeo (IC501)?

Postado

Soldei os cabos diretamente naqueles pontos marcados ali,e os componentes que coloquei são os mesmos que o esquema manda,e os lados resistores de 100r estão indo pra esses pinos do micro.

O postivo do conector soldei nesses pontos marcados e os terra soldei no terra do varicap.

20250320103506.jpg

Ah e outra coisa que esqueci de falar eu tentei usar esses resistores que ás tvs de 21 usa,é a mesma placa porém não mudou nada também,só melhora quando coloco o cabo de Vídeo av,essa foto do print abaixo é do esquema da Rp 21fb32

Screenshot_20250320-104403_Adobe Acrobat.jpg

Postado

@BCP Creio que não,peguei um micro que são usados nas stereo,funciona só que não funciona o áudio,coloquei só pra teste,ocorre o mesmo,bom vou ver que consigo fazer aqui.

• 2 semanas depois...
  • Solução
Postado

Consegui e não tinha nada,os cabos do Vídeo component tava próximo ao flyback causando interferência como a tv tava aberta,dai só afastei os cabos do fly pronto imagem bem definida.Screenshot_20250402-205120_Gallery.thumb.jpg.5e38ad648506cf2ea2d2cd5eecadf12b.jpg

Pela camera não dá pra ver que a imagem esta nitida,mas olhando ao vivo a imagem está nitida,mas pela foto da pra ver que tem presença de vermelho antes ficava meio esverdeado.

Pra fazer o mod é só acrescentar os componentes que manda esquema q está faltando na placa e ativar o Vídeo component no modo de serviço procurar uma opção chamada dvd e colocar essa opção dvd em 1 e pronto,e se caso fazer o mod a imagem ficar com chuvisco só levantar uns dos lados do R130 e pronto,claro que ao fazer isso o rf não vai funcionar esse resistor é da linha dos 5v do varicap,mas pra usar o rf é só instalar uma chave q se for utilizar o rf ligar os 5 v novamente ai se for usar o Vídeo component é só desligar a chave e pronto,mas no meu caso aqui só deixei uns dos lados do R130 levantado e pronto,porque eu deixei quieto porque eu teria q abrir um furo na tampa pra colocar a chavinha,ai só por causa pra usar o rf que a imagem é ruim não vale a pena.

Ai o conector eu peguei das tvs de 29,no caso 29cc2rl,29fu1rs,29fx5rl,29cc90,29cc26,o conector serve nessa tv sc023a certinho ela ficou assim

Screenshot_20250402-211106_Gallery.thumb.jpg.3e1f09ac8179941592b3acd63ab5d5ce.jpg

Porém tem un detalhe a apesar do conector bater com a furação na placa,porém ás posições não batem que eu quero dizer,o conector av bate certinho nas trilhas,falo assim o Vídeo do av ficou certinho a trilha de Vídeo do av,e audio também,já Vídeo component ficou assim o y que é luminancia ficou na trilha v out,cb(azul) ficou na trilha l out,e cr(vermelho)ficou em r out ai só fazer essas seguintes ligações

V out <  > Y

L out <   > CB

R out <   > CR

Ai fica assim mostra essa foto.

Image_2025_03_30_00_42_06.png.c9ca61ff8b467289f443efedea7896b1.png

Só fazer esses jumpers e pronto

E outro detalhe não precisa ser exatamente um conector com Vídeo component não,nas de 29 tem o conector do av 1,que tem 2 conectores que é av 1 e saida monitora pode usar esse também,ai o conector da saida monitora é só pintar de verde e azul e pronto,ai ás ligações é do mesmo jeito que falei acima

Outra coisa tem algumas lg que tem saida monitora se for pra fazer mod nas lgs que tem saida monitora vai ter que desabilitar a saida monitora e remover alguns componentes ligadas á saida monitora e pronto.

Ai os componentes que acrescentei foi da de 21 a do esquema da de 20 a 20cc20 que é essa tv do tópico e que é usar resistores de 75R não achei a imagem legal eu achei boa usando o esquema da de 21 que é esse abaixo.

Screenshot_20250320-104403_AdobeAcrobat.thumb.jpg.936ffa8fd9d947149dbb4a1ee3c42986.jpg

Ai pronto o meu problema era os cabos perto do fly dando interferência ai só afastei e pronto.

PS:A foto que tem os jumpers na placa não é minha foto,peguei essa foto como referência pra pessoas q estiver vendo esse tópico tentar fazer o mod ai dessa forma da foto é mais fácil,eu fiz de outra maneira raspei ás trilhas,e fechei um curto ligando exatamente esses ponto r out e cr e l out e cb,ai o único jumper que deixei foi v out e y.

Tentar raspar a trilha pra quem não tem experiência é meio arriscado então é melhor fazer esses jumpers. 

Ps2 Ou também se preferir pode tentar adaptar um conector tipo aqueles rcas unicos que vende em lojas de componentes,só que ai vai ter que abrir uns furos na tampa,só que aí tira a originalidade.

Ps3:Ás outras fotos são todas minhas com exceção que tem os jumpers com fio na placa.

Postado

Os conector rca soltos daqueles que falo que vendem em lojas de componentes são igual a esse da foto.Screenshot_20250402-224129_Brave.thumb.jpg.efed16954e946e062296f251e73040d5.jpg

Só que ai como eu disse tira a originalidade,mas hoje o pessoal que utlizam essas tvs não usa mais entrada AV,e sim entrada Vídeo component,s Vídeo ou RGB scart mod,algumas tvs de tubo lançadas no Brasil aceitam o RGB scart europeu,essa tv do tópico não aceita scart só o mod Vídeo component apenas,porque o RGB dessa tv do tópico é digital,ás tvs que aceita mod RGB scart é ás tvs que tem RGB analógico,ás tvs que tem RGB analógico são ás lançadas de 2003 pra trás,aquelas que tinha o micro e o ci faz tudo separados falo aquelas tvs que o micro ficava perto da fonte e do teclado de funções e o ci faz tudo era o que ficava perto do conector av e varicap,essas a maioria aceita RGB scart europeu.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...