Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu estou enfrentando esse problema há algum tempo e já recebi sugestões no fórum para trocar minha fonte, que antes era uma Gigabyte 550W. Fiz a troca após um incidente em casa que aparentemente gerou umidade na fonte. Quando tentei ligá-la, houve um barulho alto de curto-circuito, e a fonte queimou. Parte dela ficou carbonizada, mas, felizmente, não danificou nenhuma outra peça do meu PC.

Apesar disso, acredito que o incidente não tenha sido a causa real do problema, pois o PC já estava apresentando desligamentos antes disso. Substituí a fonte por uma Gamdias Cyclops 650W (selo Teclab) e, inicialmente, tudo funcionou perfeitamente por vários dias. No entanto, após um tempo, os desligamentos voltaram. No começo, eles aconteciam a cada 15 dias ou até um mês, mas, com o tempo, passaram a ocorrer a cada três dias, e agora são diários, acontecendo pelo menos duas vezes ao dia.

O desligamento acontece independentemente da carga de trabalho: jogando, navegando ou até mesmo na área de trabalho sem fazer nada. Não há um gatilho óbvio, mas percebi que o tempo entre os desligamentos tem diminuído, chegando a 10 a 12 horas.

Para tentar encontrar a causa, realizei diversos testes:

memória RAM: Usei um programa do Windows para verificar erros, mas não encontrou nada, troquei de ram com um amigo por 1 dia e mesmo assim não desligou.

Placa de Vídeo (RX 6600 8GB – marca SJS, comprada no AliExpress): Rodei o FurMark por 30 minutos com a GPU em 100% de uso e 76°C, sem apresentar problemas.

Processador (Ryzen 5 5500, comprado no AliExpress): Testei com o CPU-Z, a temperatura chegou a 77°C, sem desligamentos.

Tomadas e Filtro de Linha: Troquei a tomada e testei em diferentes configurações (com e sem filtro de linha iClamper), mas o problema persistiu.

Interferência elétrica: Meu ventilador estava na mesma extensão elétrica, e percebi que, ao desligá-lo, os LEDs do meu teclado piscavam. No entanto, mesmo testando o PC sem o ventilador e sem outros periféricos, os desligamentos continuaram.

Atualmente, utilizo todas as portas USB traseiras do meu PC para conectar:

Dois LEDs (um deles é uma fita Ambilight para o monitor, e o outro ilumina a mesa).

Mouse, teclado e controle.

Headset.

Tenho três SSDs:

NVMe Movespeed de 1TB (AliExpress).

SATA Xraydisk de 1TB (AliExpress).

SATA Lexar de 480GB (comprado na Kabum).

Mas acredito que o problema não esteja neles, pois falhas em SSDs normalmente resultam em telas azuis, não em desligamentos repentinos.

Minha placa-mãe é uma Maxsun B550M Terminator (modelo M-S Terminator B550M), e suspeito que o problema possa estar nela. No passado, as portas USB frontais davam choque ao toque, mas esse problema parou.

Meu PC conta com um air cooler Jonsbo CR-1400 com duas ventoinhas e seis fans no total:

Cinco fans ARGB da Aigo.

Uma fan extra que já veio no gabinete, que funciona normalmente e permite alterar a iluminação através de um botão frontal.

O problema em si está nos LEDs das fans Aigo, que começaram a falhar com o tempo. No início, funcionavam normalmente, mas, após 3 a 6 meses, passaram a apresentar falhas. Hoje em dia, ligam apenas às vezes, e quando ligam, ficam com cores aleatórias ou mudam de forma inesperada.

Sinto que o meu PC está com poucas horas de uso antes de desligar. Atualmente, ele aguenta no máximo 10 a 12 horas ligado e, quando ultrapassa esse tempo, ele se desliga sozinho. No entanto, os LEDs continuam acesos, e não consigo desligá-lo diretamente pelo botão de power — só removendo da tomada.

O lado positivo é que o PC ainda liga novamente e funciona normalmente, mas essa situação me preocupa bastante.

Ontem, realizei uma limpeza completa para eliminar possíveis problemas de mau contato. Fiz o seguinte:

Limpei os conectores da CPU, GPU, placa-mãe e slots de memória RAM.

Usei um soprador de ar para remover a poeira e, em seguida, apliquei limpa-contato.

Nos módulos de memória RAM e na placa de vídeo, além do limpa-contato, também utilizei borracha nos contatos para melhorar a conexão.

Troquei a pasta térmica da CPU e da GPU, garantindo que não houvesse problema de superaquecimento.

Apesar de todas essas medidas, o problema persistiu. Acredito que temperatura não seja a causa, pois os valores estão dentro do esperado. Durante jogos, o PC atinge entre 70°C e 75°C, o que considero normal devido ao fato de eu morar no Nordeste e meu setup ficar na parte de baixo da mesa, onde a ventilação não é tão eficiente.

Se eu coloco o PC em cima da cama e removo o vidro temperado do gabinete, a temperatura cai um pouco, ficando entre 65°C e 70°C nos jogos.

Mesmo assim, os desligamentos continuam. Não sei mais o que testar para encontrar a causa desse problema. Se alguém tiver alguma ideia ou sugestão, por favor, me avise!

IMAGENS DO PC
IMG_20230816_141251823.thumb.jpg.90b95eae4650edf4884f1047b2fc5275.jpgimage.thumb.png.f66c7aa7c2cfa4379d66472c4c38cb94.png

IMAGENS DOS SSDS
image.png.896ae6fe05157054809ebd86a6d960c4.pngimage.png.7a40d5a0823310346e2d82a4e72f9a4b.pngimage.png.f4d488a9049720db0e4acb80fe767b9b.png

IMAGEM DO CPU-Z
image.png.ad5156468bfdc5618aaa6940b872e4d9.pngimage.png.ffa2588d38b6e12609abeb2e2a47ff90.pngimage.png.63f7c2cbd2d73d1499412ae5b39d9194.pngimage.png.d52efd43cfe23274966bbb576ff36bb2.png

memória RAM TEST
image.png.e1e191ad02c9c0cfa83351126245f310.png

VÍDEOS DO PROBLEMA

• KairanD alterou o título para PC com Ryzen 5 5500 e Radeon RX 6600 SJS desliga sozinho, mesmo em idle
Postado
49 minutos atrás, Nekro disse:

Como assim fazer o teste de bancada ? O meu processador não tem vídeo integrado para ligar sem a placa de vídeo.

Vai ligar com a placa-mãe fora do gabinete, apenas com básico (memória, processador e fonte) e observar se a fonte vai desligar. Não precisa de monitor. 

O fato de ser com placa de vídeo e sem é apenas por questão de teste.

Liga com a placa e deixa ligado para ver se vai permanecer sem desarmar/desligar.

A mesma coisa sem a placa de vídeo.

Se com os testes a máquina permanecer ativa, sem desligar, por exemplo por 24hs ou mais, significa que a causa seria o Gabinete. 

Postado
1 hora atrás, Nekro disse:

Eu vou testar isso aqui, eu útilizo um speaker pra me auxiliar ou faço apenas do jeito que você falou ?

Pode utilizar o speaker.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...