Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Minha placa-mãe não possui o conector 5v para o ARGB, comprei um water cooler da gamdias e não tenho como conectar o 5v.

Mas tenho uma controladora que possui um cabo chamado GDV ou VDG sla, parece que ele converte para um conector fêmea do 5v, alguém poderia me ajudar?

Eu conectaria o VDG na placa-mãe (em qual lugar?), conectaria o 5v femea no macho do water cooler e esse outro conector branco na controladora?

20250320_114514.jpg

20250320_114525.jpg

Postado

Mas qual a marca e modelo da placa-mãe?

E qual  a marca e modelo da controladora? Para saber se é compatível com o WC.

Se a placa-mãe não dá suporte para ARGB (5V, 3 pinos) o conector VDG não resolverá, é um conector LED 5V * usado por placa-mãe antiga da Gigabyte. **

* Note que esta ligado em paralelo com o conector ARGB (5V, 3 pinos), ou seja, tem a mesma função (V=+5V - G=Gnd - D=Data).

** Era usado porque era mais barato de fabricar, mas como não tem trava "fool proof"  (anti-burro), muito "fool" plugou invertido e ao invés de "frufru" viu fumaça. 😜 

Postado

Hmmm, o water cooler é o chione e4 da gamdias (240mm) e a placa-mãe é uma b450m gaming da gigabyte, e a controladora é uma que acompanhou junto com um kit de 3 fans aeolus M3, também da gamdias.

Postado

Como diria o "velho deitado": Parece que "comprou gato por lebre" e pode ficar "no mato, sem cachorro". 😜 

O WC Gamdias Chione E4 é com LED ARGB (5V), com conectores convencionais:

• - Conector: PWM (4 pinos) e sincronização de 5 V (3 pinos, com falha em dois [oo o])

A controladora do kit de fans Aeolus M3 é com conector proprietário:

• Conector: 8 pinos

Então não tem como ligar os LED dos dois tipos juntos. Mesmo se comprar uma controladora com conectores compatíveis com os do WC não servirá para os fans Aeolus M3 devido aos conectores de 8 pinos. Catch 22.

O melhor a fazer é devolver esse kit Aeolus M3 e comprar um kit de fans com conectores convencionais - ex. TL-C12C; e uma controladora ARGB com HUB PWM integrado.

A placa-mãe Gigabyte B450M Gaming tem um conector de LED, mas é do obsoleto padrão RGB (12v, 4 pinos), que no caso não tem utilidade, o controle do "frufru" dos fans será pelo controle remoto IR da controladora.

• 1 x CPU cooler LED strip/RGB LED strip header

Postado

Vixe kkkkkk azedou então. Bom, eu instalei as ventoinhas e mantive o processador com o cooler box, vou evitar jogos que deixava meu processador pegando fogo por um tempo, sendo assim, esperar até comprar uma b550m e instalo o water cooler, essa b450m eu vendo, ou uso ela pra montar um pc pra minha véia kkkk (minha mãe). Desde já agradeço pela paciência! 🙏

Agora, parando pra pensa, eu em um futuro pretendia comprar duas ventoinhas avulsas aeolus M3 para substituir as do water cooler, mas as avulsas não tem o conector proprietário, sendo o PWM convencional 🤡
Como alguém vende um kit com um conector diferente das avulsas?

Postado

Provavelmente porque compram a controladora OEM de outro fabricante - do modelo mais barato possível; e assim tiveram que usar o conector de 8 pinos nos fans. Inclusive os Chineses já conseguiram baratear mais a produção destas controladoras "ChingLing", reduzindo o conector para 6 pinos.

• guilherme_dr alterou o título para Posso conectar WC em placa-mãe sem ARGB 5V com controladora com GDV/VDG?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...