Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

recentemente tenho duvida se meu pc tem virus e vi em um forum que se você digitar system.ini na aba executar e tiver todas as letras e numero no lugar certo seu pc não foi invadido mas fiquei com um pé atras alguém ja ouviu falar sobre isso?

  • Confuso 1
  • Moderador
Postado

@ghoul464 Não. O arquivo system.ini é um arquivo de configuração utilizado por aplicações da época do Windows 95 e 98 (mais de 25 anos atrás!), quando essas aplicações rodavam apenas em 16 bits (o que, inclusive, está indicado na primeira linha do arquivo). Ele ainda está presente nas versões atuais do Windows apenas para garantir compatibilidade, caso o usuário precise (por algum motivo) executar um software extremamente antigo.

 

image.png

 

Conforme já estávamos discutindo no outro tópico, a pior forma de você verificar se você está infectado é sair fuçando em arquivos do sistema sem saber exatamente o que eles fazem. Isso não é nem um pouco prático. Ver o conteúdo do system.ini não garante que seu PC esteja limpo, pois esse arquivo não tem relevância em versões modernas do Windows. A melhor solução é usar um antivírus confiável e atualizado para escanear o sistema.

 

Entenda que malwares e vírus não são criados seguindo uma "receita de bolo", ou seja, eles não se comportarão exatamente da mesma forma. Se, em algum momento da história, existiu um malware que infectava computadores alterando alguma configuração do arquivo system.ini, isso não significa que todos farão a mesma coisa.

 

Um relatório da Kaspersky, de 2020, mostrou que cerca de 360 mil novos malwares são criados diariamente, e esse número provavelmente aumenta a cada dia. É um erro grave pensar que todos os malwares criados seguirão o mesmo padrão, como se fosse uma receita de culinária, pois os malwares fazem exatamente o que seus desenvolvedores os programam para fazer.

 

Malwares, assim como qualquer outro programa, são compostos por linhas de código escritas por um programador ou desenvolvedor. Malwares e vírus são, literalmente, programas criados por alguém, e você não tem como saber exatamente o que um malware fará. Não sabemos qual linguagem de programação foi utilizada, qual algoritmo foi implementado, ou qualquer outro detalhe técnico com antecedência. O que diferencia um malware de um navegador, por exemplo, é a sua finalidade: enquanto um navegador tem como objetivo permitir o acesso à web (sites), um malware tem a finalidade de executar tarefas maliciosas ou destrutivas no computador, sendo que o vírus é apenas um tipo específico de malware.

 

Por fim, se você realmente quer se aprofundar em Segurança Digital, recomendo fortemente que procure cursos sobre o tema, em vez de ficar fuçando em pastas e arquivos do sistema ou seguindo dicas aleatórias que encontra por aí na internet. A maioria dessas dicas é disseminada por pessoas que não entendem do assunto.

  • Curtir 1
  • Obrigado 2
  • Haha 1
  • GabrielLV alterou o título para O arquivo "system.ini" mostra se o Windows foi invadido?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...