Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, pessoal.

Estou enfrentando um problema ao tentar instalar novas memórias RAM no meu PC e gostaria da ajuda de vocês para entender o que pode estar acontecendo.

Configuração atual do PC:

Placa-mãe: ASUS H410M-E

Processador: Intel Core i5-10400 (2.90GHz)

memória RAM (antiga): 16GB Kingston DDR4 2666MHz CL19 (aproveitada do meu antigo notebook)

Placa de vídeo: RTX 4060 (antes era uma RX 580)

O PC foi montado pelo meu padrinho, que trabalha com hardware, depois que minha placa-mãe do notebook queimou. Como trabalho com edição de vídeos, percebi que 16GB de RAM não estavam sendo suficientes e comprei 2 pentes de 16GB Corsair Vengeance RGB PRO SL DDR4 3200MHz CL16 para upgrade.

O problema:

Ao tentar instalar as novas memórias, o PC não deu vídeo.

1. Primeira tentativa: Instalei os dois pentes novos de uma vez, mas não encaixei direito e nem o RGB ligou. Tentei algumas vezes e nada.
  2. Voltei a RAM antiga: Mesmo assim, o PC continuou sem vídeo.
  3. Reset da BIOS: Tirei a bateria da placa-mãe, aguardei um tempo e tentei novamente.
  4. Teste com um único pente novo: Coloquei apenas um dos novos pentes no slot 1 e o PC ligou normalmente, com o RGB aceso.
  5. Tentativa com os dois pentes novos: Sem vídeo novamente.
  6. Teste no slot 2: Peguei a RAM que funcionou no slot 1 e coloquei no slot 2 – o RGB acende, mas não dá vídeo e o teclado nem liga.
  7. Teste com o outro pente: O segundo pente de RAM, mesmo sozinho no slot 1, também não dá vídeo.
  8. Habilitei o XMP para rodar a 3200MHz e, com apenas um pente instalado, o sistema funciona normalmente. Mas sempre que tento usar dois pentes juntos, o PC não dá vídeo.

O que já tentei:

Testei cada pente individualmente – só um deles funciona no slot 1.

Troquei os slots e o slot 2 parece não reconhecer nenhuma memória.

A minha dúvida é: existe algo que eu possa fazer além de trocar a placa-mãe? Alguma configuração de BIOS ou possível incompatibilidade que possa estar causando esse problema?

Agradeço qualquer ajuda!

Postado

@Kiszinha

Teste as memórias em outro PC para descartar defeito.

Forçe 2666MHz (sem XMP) para ver se os dois pentes funcionam.

Use apenas 1 pente de 16GB no slot bom se for urgente (perde desempenho em dual-channel).

Se nada resolver, troque a placa-mãe por uma B560 (suporta 3200MHz) ou compre RAM 2666/2933MHz.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...