Ir ao conteúdo

Compensa o upgrade de um AMD Ryzen 5 3600 para Ryzen 7 5800xt?

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Vi que estava em uma promoção bacana, e estou com uma RX 7700xt, acha que vale a pena o upgrade?

Também tem a opção do Ryzen 7 5700x3d, só que está bem mais caro.

O meu Ryzen 5 3600 consigo utilizá-lo a 4.5ghz estável a 60c sem problemas nenhum. 

Postado

Precisamos analisar os seguintes pontos, como por exemplo, qual a sua placa-mãe e fonte?

Qual o motivo do Upgrade?

você precisa ter mais fps's na tela para jogos competitivo, ou é para jogos modo história?

Digo isso pois eu fiz upgrade, tinha o 3600 com uma RX 7600 e gargalava bastante para o meu uso que é jogos de FPS que preciso de mais fps na tela(meu monitor é 180HZ), então eu escolhi o Ryzen 5600 e o gargalo foi eliminado.

No seu caso, você já tem um gargalo considerável utilizando uma placa superior a que eu tinha, só que dependendo do seu uso do PC, esse gargalo não traz impacto nenhum.

De qualquer forma eu te indicaria o 5700X3D pois é o melhor processador para se comprar para jogos na plataforma AM4.

• Curtir 2
Postado

5700X3D em jogos chega a ser consideravelmente mais rápido que o 5800X ou 5800XT, fora que é um CPU mais frio. Os processadores 5800X são conhecidos por aquecerem bastante, você precisará ter uma boa solução de resfriamento para garantir boas temperaturas, também precise até fazer ajustes manuais de PBO. Ele também consome mais energia, então exige uma placa-mãe com VRM melhor.

• Curtir 3
Postado

@RedWooD @GuilhermeGB

Minha placa-mãe é uma b450m steel legend e meu foco maior é em jogos de campanha em 2k.

Fico, principalmente, um pouco frustrado por não extrair o máximo da placa de Vídeo. 

Talvez convém mesmo ir para o 5700x3d, já que é mais frio e é superior em alguns jogos.

Postado
1 minuto atrás, cesarfi disse:

@RedWooD @GuilhermeGB

Minha placa-mãe é uma b450m steel legend e meu foco maior é em jogos de campanha em 2k.

Fico, principalmente, um pouco frustrado por não extrair o máximo da placa de Vídeo. 

Talvez convém mesmo ir para o 5700x3d, já que é mais frio e é superior em alguns jogos.

Como o Guilherme pontuou, se seu foco é jogos com certeza a solução melhor será o X3D e sua placa-mãe suporta com folga pela robustez e qualquer tipo de gargalo será eliminado, sua 7700XT será aproveitada em sua totalidade, fora que se você for jogar algum jogo de tiro em primeira pessoa competitivo conseguirá taxas elevadas de frames.

O único problema será o preço, meu amigo adquiriu há alguns meses pela bagatela de 1200 reais novo, agora está na casa dos 1700~1800.

• Curtir 1
  • Solução
Postado
agora, cesarfi disse:

O diferencial de um 5800X/XT é o desempenho multi-core maior do que os outros modelo de Ryzen 7 5xxx. Pro seu caso não faz sentido pegar um 5800X/XT tendo em vista os pontos que mencionei acima. Mesmo se você fosse usar esse CPU para multi-core, sua placa-mãe é fraca demais pra ele, como pode ver abaixo, VRM pegando 90ºC.

OBS: Considerar o resultado do 5700X "overclock" como se fosse o 5800X stock, pois esse "overclock" basicamente liberar os limites de energia originais do 5700X pra alcançar o padrão de um 5800X.

Screenshot_46.thumb.png.adb2ba2dfb68145c773905e96db07473.png

4 minutos atrás, cesarfi disse:

meu foco maior é em jogos de campanha em 2k.

Jogos de campanha não exigem tanto assim do processador, mas é um fato que o Ryzen 5 3600 já está um pouco datado e existe uma meia dúzia de jogos de campanha que ele não consegue mais segurar 60 FPS. Apesar de que boa parte desses jogos está entre aqueles com as piores otimizações. Inclusive tem jogos desses aí que nem um 5700X3D segura 60+ FPS o tempo inteiro, pra ver o nível da "otimização".

Postado

@cesarfi sim, um air cooler de 120mm consegue manter esse CPU com boas temperaturas.

Você aí deve ter um bom cooler e deve ter feito um undervolting bacana pra segurar seu Ryzen 5 3600 a apenas 60ºC em 4.5GHz, então deve ser tranquilo para o 5700X3D. O meu exemplar de 3600 aqui eu deixo em 4.28GHz a 1.18V, ele pega 70-75ºC em estresse máximo com o air cooler 120mm Gammaxx 400 V2. Já experimentei 4.5GHz a 1.35V, mas nunca deu pra saber se estava 100% estável porque às vezes o PC desligava por temperatura no teste de estresse.

Postado

@GuilhermeGB Eu acho que tive sorte no silício.

O meu r5 3600 está a 1.275 a 4.5ghz e não modifiquei o load line. Talvez possa ser a placa-mãe que faz um trabalho bacana, não sei. Na epoca, utilizei a pasta termina kryonaut, 3 ano atrás e ainda parece estar bacana. E meu cooler é exatamente esse gamaxx 400 v2 kkkkk 

• Mr. Caio Augusto alterou o título para Compensa o upgrade de um AMD Ryzen 5 3600 para Ryzen 7 5800xt?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...