Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Configurações do PC:
Ryzen 4500

16GB 3200mHZ

RX 6650XT XFX

Fonte Nidus 500 Pichau

O que está acontecendo:
Bom, estou enfrentando um problema em que meu pc não roda nada no seu 100%, como o exemplo da screenshot. O jogo em questão é o World of Warcraft Classic Cataclysm, um jogo q deveria rodar a 300 FPS pelo menos (com base em no que vi de vários outros jogadores com configurações semelhantes), com gráficos na escala 4 de 10 (basicamente, no "médio baixo"). O problema é que em lutas contra chefes, o FPS cai para 30-60 dependendo da luta e fica tudo travando, e o pc não aumenta a porcentagem do processador e nem da placa de vídeo. continua com a mesma porcentagem de ambos, e com o isso, nada muda. O FPS fica super baixo, tudo trava no jogo, e o pc NUNCA aumenta a porcentagem de uso de nada. 
Já atualizei todos os Drivers possíveis no computador, e nada resolve. Já tentei jogar com gráficos no Alto também e somente piora.

Screenshot do MSI Afterburner no WoW:
image.png.93c3c10eedaf735628cb1d5e5f8538c7.png

Tudo que eu quero é apenas jogar meu jogos com desempenho máximo, com o pc com 80% de uso e tudo mais, espero que alguém possa me ajudar.

Postado

@Kovw3

Upgrade para um Ryzen 5600 (se sua placa-mãe permitir) - melhora single-thread em ~20%.

Overclock de RAM: Se estiver em 2133MHz, ative o XMP para 3200MHz.

Limpeza térmica: Se a CPU estiver thermal throttling (90°C+), melhore o cooler.

Se após tudo isso o problema persistir, pode ser bug do jogo ou configuração específica do seu sistema. 

Postado

@Kovw3 No print não da pra ver nada de errado, pode ser só a engine antiga do jogo que não consegue usar bem teu processador.

Nessa época ai do wow os jogos não utilizavam muito bem os núcleos do processador, era muito single core.

Você poderia testar num jogo mais atual pra ver se também existe perda de performance.

Você poderia tentar mandar um print também do momento que o fps cai, ai talvez daria pra identificar algo de errado, no print que você mandou tá tudo certo.

Inclusive não adianta baixar o gráfico, pois isso vai afetar principalmente a GPU e tá sobrando performance nela, a principio o gargalo ai é de CPU mesmo.

• Membro VIP
Postado
8 horas atrás, Kovw3 disse:

Configurações do PC:
Ryzen 4500

16GB 3200mHZ

RX 6650XT XFX

Fonte Nidus 500 Pichau

O que está acontecendo:
Bom, estou enfrentando um problema em que meu pc não roda nada no seu 100%, como o exemplo da screenshot. O jogo em questão é o World of Warcraft Classic Cataclysm, um jogo q deveria rodar a 300 FPS pelo menos (com base em no que vi de vários outros jogadores com configurações semelhantes), com gráficos na escala 4 de 10 (basicamente, no "médio baixo"). O problema é que em lutas contra chefes, o FPS cai para 30-60 dependendo da luta e fica tudo travando, e o pc não aumenta a porcentagem do processador e nem da placa de vídeo. continua com a mesma porcentagem de ambos, e com o isso, nada muda. O FPS fica super baixo, tudo trava no jogo, e o pc NUNCA aumenta a porcentagem de uso de nada. 
Já atualizei todos os Drivers possíveis no computador, e nada resolve. Já tentei jogar com gráficos no Alto também e somente piora.

Screenshot do MSI Afterburner no WoW:
image.png.93c3c10eedaf735628cb1d5e5f8538c7.png

Tudo que eu quero é apenas jogar meu jogos com desempenho máximo, com o pc com 80% de uso e tudo mais, espero que alguém possa me ajudar.

Bom dia.

Que monitor você tem? (é possível que, por incrível que pareça, o monitor esteja gargalando sua performance aqui)...

• Rio McCloud alterou o título para Ryzen 5 4500 + 16 GB RAM + RX 6650 XT com baixo desempenho no World of Warcraft
Postado
17 horas atrás, Daviferreirax disse:

@Kovw3 No print não da pra ver nada de errado, pode ser só a engine antiga do jogo que não consegue usar bem teu processador.

Nessa época ai do wow os jogos não utilizavam muito bem os núcleos do processador, era muito single core.

Você poderia testar num jogo mais atual pra ver se também existe perda de performance.

Você poderia tentar mandar um print também do momento que o fps cai, ai talvez daria pra identificar algo de errado, no print que você mandou tá tudo certo.

Inclusive não adianta baixar o gráfico, pois isso vai afetar principalmente a GPU e tá sobrando performance nela, a principio o gargalo ai é de CPU mesmo.

image.png.8dbcc4f2049face0dddb048c81d8a5d0.png

Benchmark feito no Red Dead 2, preset no Médio (Equilibrado), Sem Vsync
a area do print em questão foi na cidade de Saint Denis, onde teve o menor taxa de FPS que inclusive teve vários 1% Low bem baixos como 20Fps

• Membro VIP
Postado
15 horas atrás, Kovw3 disse:

@Gabriel U  SuperFrame View, 21,5 Pol, Full HD, 75Hz, Painel VA, HDMI/VGA, SFV22H2F

Aqui temos dois fatores prováveis:

Resolução e taxa de atualização. Nesse caso, você pode tentar o seguinte. Escolha um dos seus jogos mais exigentes (como o próprio RDR 2) e:

1. Ajuste os gráficos para 720p no Baixo e rode o benchmark. Fazendo isso, você vai estressar o processador ao máximo, e aí, anote os FPS máximos atingidos (e o 1% Low). Faça o teste usando tanto DirectX12 quanto Vulkan, nas configurações do jogo.

2. Ajuste os gráficos para 1080p no Alto e rode o benchmark de novo. Fazendo isso, é a vez de estressar a placa de vídeo. Anote (ou printe) os usos do processador e da placa de vídeo nesse cenário. Se ainda houver um pouco de folga (acima de 50fps) coloque tudo cada vez mais alto, até os 99-100% de uso ficarem mais constantes, e os FPS estiverem entre 20-40.

Postado

@Kovw3 Então, nesse print no red dead 2 não tem nada de errado, é gargalo de processador mesmo.

Em áreas mais populadas o FPS fica entre 70~80 nesse Ryzen 4500 mesmo.

Vi vários vídeos aqui e no preset mais baixo que força mais o processador e alivia a placa de vídeo fica nessa média ai mesmo.

Esse print aqui é o mesmo exemplo do teu, sobrando GPU e CPU limitando a performance na faixa dos 70~80 frames.

image.thumb.png.9e79a43601375f47e4193ed5a9fa0fac.png

Postado
2 horas atrás, Gabriel U disse:

Aqui temos dois fatores prováveis:

Resolução e taxa de atualização. Nesse caso, você pode tentar o seguinte. Escolha um dos seus jogos mais exigentes (como o próprio RDR 2) e:

1. Ajuste os gráficos para 720p no Baixo e rode o benchmark. Fazendo isso, você vai estressar o processador ao máximo, e aí, anote os FPS máximos atingidos (e o 1% Low). Faça o teste usando tanto DirectX12 quanto Vulkan, nas configurações do jogo.

2. Ajuste os gráficos para 1080p no Alto e rode o benchmark de novo. Fazendo isso, é a vez de estressar a placa de vídeo. Anote (ou printe) os usos do processador e da placa de vídeo nesse cenário. Se ainda houver um pouco de folga (acima de 50fps) coloque tudo cada vez mais alto, até os 99-100% de uso ficarem mais constantes, e os FPS estiverem entre 20-40.

720p com preset no Minimo:

image.png.3070ba6e155645d68c52c45b9fe2c462.png

(1% low ficou bem melhor, menos travamentos)

1080p com preset no alto:
image.png.2eb0b03f34f8aa11e0494a8e46b09adf.png
(alguns momentos de 1% low baixo, nada grave. algo a se notar foi que o fps em todas as areas do jogo foram mais iguais, seja na neve, pantano, ou cidade, algo diferente do primeiro teste, em que, areas q não fossem a cidade, iam para 120fps+)

1080p com preset no máximo:

image.png.94add82954bd2a9ba7123f437c63d165.png

Observações: todos os testes foram feitos em modo janela sem bordas, vulkan, usando somente os presets oferecidos pelo próprio jogo, sem nenhuma alteração entre eles, todos os prints no mesmo lugar (saint denis)

Postado

@Kovw3 Pra você ver como o gargalo ta no processador, mudando o preset gráfico o uso da placa de vídeo muda drasticamente, porém o uso do processador e o fps se mantém bem próximos.

Nesse caso é melhor largar o gráfico no talo mesmo, pra tirar a carga da CPU e jogar pra GPU.

Postado
5 minutos atrás, Daviferreirax disse:

@Kovw3 Pra você ver como o gargalo ta no processador, mudando o preset gráfico o uso da placa de vídeo muda drasticamente, porém o uso do processador e o fps se mantém bem próximos.

Nesse caso é melhor largar o gráfico no talo mesmo, pra tirar a carga da CPU e jogar pra GPU.

hoje a noite eu tenho raid no wow, vou tirar print de como fica o jogo dentro da raid, cheio de mob na tela e popando aviso na tela da fight para você ver.
qual seria a solução? jogar o preset do wow la pra cima? trocar de processador logo? alguma otimizaçao a ser feita para diminuir o gargalo? to bem preocupado porque a grana ta bem curta depois q eu comprei a rx 6650xt

• Membro VIP
Postado
14 minutos atrás, Daviferreirax disse:

Exatamente o que se sugere pra esse tipo de problema.

Quando o gargalo estiver no processador, aumentar o preset gráfico aumenta os FPS, e isso porque boa parte do estresse de renderização está sendo jogado no componente mais forte, que nesse caso é a placa de vídeo.

23 minutos atrás, Kovw3 disse:

Observações: todos os testes foram feitos em modo janela sem bordas, Vulkan, usando somente os presets oferecidos pelo próprio jogo, sem nenhuma alteração entre eles, todos os prints no mesmo lugar (saint denis)

Essa observação é interessante.

Fazer os testes em Janela sem Bordas ajuda com a transição entre as janelas, seja de captura, de monitoramento ou do próprio jogo. Porém, para uma dedicação maior dos recursos do seu computador pelo sistema operacional ao processo do jogo, jogue sempre em Tela Cheia, quando não estiver registrando nada. E ainda, tente desligar o monitoramento e veja se quedas de performance, caso existam, são de fato visíveis durante a jogatina "às cegas".

Postado

@Kovw3 Então infelizmente não vai ter nada pra fazer que vá te dar uma diferença muito grande em caso de gargalo de processador, só trocando mesmo pra um modelo com mais performance.

Porém da pra tentar uns paleativos tipo um overclock, veja se sua placa-mãe tem a funçao de PBO na BIOS, é meio que um overclock automático da AMD, veja no youtube como se faz não é difícil não.

Como tem margem térmica o processador vai subir o clock e melhorar a performance, isso vai dar um fôlego a mais pra sua CPU.

Postado
29 minutos atrás, Daviferreirax disse:

@Kovw3 Então infelizmente não vai ter nada pra fazer que vá te dar uma diferença muito grande em caso de gargalo de processador, só trocando mesmo pra um modelo com mais performance.

Porém da pra tentar uns paleativos tipo um overclock, veja se sua placa-mãe tem a funçao de PBO na BIOS, é meio que um overclock automático da AMD, veja no youtube como se faz não é difícil não.

Como tem margem térmica o processador vai subir o clock e melhorar a performance, isso vai dar um fôlego a mais pra sua CPU.

image.png.56be8b1596d58be14b8f34cdc176c6d7.png

não da pra fazer overcloak (eu acho)
qual seria então uma opção de novo CPU ?

• Membro VIP
Postado
5 minutos atrás, Kovw3 disse:

image.png.56be8b1596d58be14b8f34cdc176c6d7.png

não da pra fazer overcloak (eu acho)
qual seria então uma opção de novo CPU ?

Eu aconselharia uma opção de ajuste mais econômica (em termos energéticos)...

Com uma sobra de placa de vídeo tão boa quanto a sua, o uso de Lossless Scaling é muito recomendado pra você. Vai aumentar a fluidez dos seus FPS e diminuir a sobrecarga de CPU nos seus jogos.

Postado

@Kovw3 Então pensando em custo-benefício seria uma Ryzen 5600.

O problema é que não sei como ficaria a temperatura do VRM com esse processador, eu pessoalmente não gosto das placas mãe da biostar, e ai trocar a placa-mãe pra pegar um 5600 acho que acaba ficando muito caro também. Se fosse trocar a placa-mãe valeria mais a pena pegar uma placa-mãe AM5 logo junto com um Ryzen 7600, ai sim a diferença de performance seria brutal.

Postado
1 hora atrás, Gabriel U disse:

Eu aconselharia uma opção de ajuste mais econômica (em termos energéticos)...

Com uma sobra de placa de vídeo tão boa quanto a sua, o uso de Lossless Scaling é muito recomendado pra você. Vai aumentar a fluidez dos seus FPS e diminuir a sobrecarga de CPU nos seus jogos.

gostei da sugestão, testei agora e não gostei muito, talvez eu vá na do @Daviferreirax e compre um 5600

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
21 minutos atrás, Kovw3 disse:

gostei da sugestão, testei agora e não gostei muito, talvez eu vá na do @Daviferreirax e compre um 5600

A depender de como você testou, pode não ter ficado muito legal.

Dicas para bom resultado, no seu caso:

1. Compre o programa na Steam (a versão "gratuita" não presta);

2. Trave os FPS do seu jogo em metade da taxa do monitor, no primeiro teste;

3. Coloque o jogo sempre em Modo Janela ou Janela sem Bordas;

4. Comece com multiplicação por 2 na interpolação;

5. Para filtro de upscaling, use SGSR primeiro. Se o jogo estiver em 1080p, desligue o Filtro de Upscaling.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...