Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi, pessoal! Recentemente comprei um computador usado por dois mil e estou um pouco em dúvida se fiz uma boa compra ou não, então gostaria da opinião de vocês.

O computador tem os seguintes componentes (vou deixar as especificações no final):

32 GB de RAM (é daquelas "verdes"),
SSD de 480 GB,
Fonte AF-500A de 500W,
Processador Intel Core i5-6500 com 3.20GHz,
Placa-mãe B250 (não sei o modelo exato, mas é uma com apenas 2 slots de RAM e um PCI-E).
Gabinete Gamer OCT Swordfish RGB Preto, com Painel Lateral em Acrílico.

Além disso veio junto:
     Estabilizador APR MAG PER 501M,
     Mouse H'maston E-1400,
     e Monitor AOC 27G2S/BK.

E nas caixas porém ja aberto:
     Fonte Mancer Thunder de 600W;
     Cooler para CPU Spartel 120;
     e Teclado TE 120.

Porém, contudo, todavia, pensando nesse computador comprei uma placa RX 580 da Mancer por 700 reais, só chegando aqui que percebi na hora da instalação que a RX580 que comprei tem 6 pinos e não 8 como pensei que teria. Veio com um adaptador de 6 pinos para Molex porém a fonte Mancer Thunder de 600W só vem com um cabo com Molex. Realmente não sei se posso conectar as duas entradas (que me parecem uma extensão já que uma é ligada a outra) nesse adaptador ou se realmente precisaria de outro cabo. Por favor me ajudem. Estou pensando em comprar um adaptador de 8 pinos para 6 pinos mas também não sei se é seguro. Minha fonte AF-500A tem um cabo de alimentação de 6+2, eu poderia usar ela sem colocar o +2?

Recapitulando:
1 - Quero saber se fui tapeado, se foi razoável ou se me dei bem (a esperança é a ultima que morre). 
2 - Acham que foi uma boa escolha comprar a RX580?
3 - É melhor eu usar a AF-500A ou a Mancer Thunder de 600W?
4 - É seguro usar conectar as duas entradas, que me parecem uma extensão já que uma é ligada a outra, nesse adaptador que veio junto com a Mancer Thunder de 600W?
5 - É seguro usar apenas o 6 do cabo 6+2 da AF-500A?
6 - É seguro usar um adaptador de 8 pinos para 6 pinos?
7 - Devo tentar voltar o PC ao original (fonte AF-500A sem placa de vídeo) e tentar me livrar dele o mais rápido possível e vender todas as peças tentando não ter perdido dinheiro?

RAM:
     Module format    UDIMM
     Module Manufacturer(ID)    Kingston (7F980000000000000000000000000000)
     SDRAM Manufacturer (ID)    Micron Technology (2C000000000000000000000000000000)
     Size    16384 MBytes
     Max bandwidth    DDR4-3200 (1600 MHz)

SSD:
    KingSpec NVMe N.2 N2 2280 de 480 GB

Processador:
     Manufacturer    GenuineIntel
     Name    Intel Core i5 6500
     Codename    Skylake
     Specification    Intel(R) Core(TM) i5-6500 CPU @ 3.20GHz
     Package (platform ID)    Socket 1151 LGA (0x1)
     CPUID    6.E.3
     Extended CPUID    6.5E

Mainboard ModelB250 (0x000000D9 - 0x00002520)

Postado

@rmafj Você fez uma compra razoável, mas com alguns pontos de atenção. O PC tem um bom combo básico (i5-6500 + 32GB RAM + SSD) para tarefas do dia a dia e até jogos leigos, mas a RX 580 (mesmo sendo a versão de 6 pinos) ainda é capaz de rodar jogos atuais em médio/baixo, então por R$700 não foi um mau negócio. Sobre as fontes, a Mancer Thunder 600W é melhor que a AF-500A, mas evite usar adaptadores Molex para a GPU—se a RX 580 só tem 6 pinos, use o cabo 6+2 da AF-500A (encaixe apenas os 6 pinos, sem problemas). Se quiser mais segurança, troque a fonte por uma com conectores nativos. Quanto a vender, só vale a pena se conseguir um preço próximo do que pagou, pois o conjunto já é limitado para upgrades futuros. No geral, não foi tapeado, mas é um PC com certas limitações.

• Curtir 2
  • Solução
Postado

@rmafj Se você foi tapeado ou não depende do valor pago.

Sobre a RX580 eu não recomendo, esse chip é usado mas é vendido como novo e mancer é uma péssima fabricante de hardware.

Pra pegar usado seria melhor devolver essa placa, pegar 800 reais e ir atrás de algo tipo uma GTX 1660/1660 Super que dá pra encontrar nesse valor.

Sobre adaptadores evite usa-los, isso é pra emergência, utilize somente os cabos originais da fonte.

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, Daviferreirax disse:

@rmafj Se você foi tapeado ou não depende do valor pago.

Sobre a RX580 eu não recomendo, esse chip é usado mas é vendido como novo e mancer é uma péssima fabricante de hardware.

Pra pegar usado seria melhor devolver essa placa, pegar 800 reais e ir atrás de algo tipo uma GTX 1660/1660 Super que dá pra encontrar nesse valor.

Sobre adaptadores evite usa-los, isso é pra emergência, utilize somente os cabos originais da fonte.

esqueci de citar mas já editei o post, paguei 2000 por tudo mais 700 pela rx580
não sei como mas vou tentar devolver minha placa de vídeo já que não consigo usa-la sem adaptadores, comprei no site da pichau espero que tenha reembolso pelo menos parcial
obrigado pela resposta 

• Batata Defumada alterou o título para PC usado com i5-6500, 32GB RAM e SSD 480GB por R$2.000,00 valeu a pena?
Postado
8 horas atrás, Batata Defumada disse:

@rmafj Em relação à fonte eu recomendo que você não use nenhuma das duas e em vez disso pegue uma mais moderna e confiável, exemplo: Rise Mode Zeus 650W.

Outra coisa, o estabilizador que veio junto, deixe bem longe do PC, isso é uma praga.

Obrigado pela recomendação mas pelo visto o melhor que posso fazer por hora é retornar a placa de vídeo, torcer pra ter reembolso total e tentar não gastar mais dinheiro com esse computador.

@Daviferreirax @tecno2025 @Batata Defumada Muito obrigado pela ajuda, espero não ter tomado muito do tempo de vocês com esse problema. Eu sou muito amador em questão de computador e queria apenas um computador para conseguir jogar Skyrim com gráficos bonitos mas me emocionei e como diz o titulo do tópico errei rude.
Sei que pode ser pedir demais mas caso tenham paciência meu usuário no discord é tzeu, eu ficaria feliz de ter contato com vocês. Mais uma vez obrigado pela ajuda e dada recomendação de todos irei retornar a placa de vídeo, voltar a fonte AF500 pro PC, tentar vender a fonte Mancer de 600W e dos periféricos tentar manter apenas o monitor além de tentar vender, mesmo que por um preço mais baixo, o computador como comprei para tentar não perder tanto dinheiro (que pra mim é um valor significativo). Se tudo der certo recupero parte do valor e junto dinheiro por mais alguns meses e assim tento comprar outro computador sem "aproveitar uma oportunidade" dessa vez.

• Amei 1
Postado

@rmafj Se o orçamento estiver curto e o objetivo é rodar esses jogos mais antigos e mais leves dá pra pegar um Ryzen com gráfico integrado e futuramente você adiciona uma placa de vídeo.

Um PC completo com um Ryzen 5600GT, 32gb de ram e 1tb de SSD NVMe deve estar saindo algo em torno de 2500/3000 reais dependendo das promos que você conseguir pegar.

Vou te adicionar lá no Discord, se tiver dúvidas estou a disposição.

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!