Ir ao conteúdo

Qual o máximo de ventoinhas suportado pelo Aura Gen 2 na ASUS TUF B550M-PLUS?

Ir à solução Resolvido por Athos Pacheco,

Posts recomendados

Postado

Estou montando um PC para o meu filho e como é a primeira vez que tento fazer essa façanha (não entendo muito sobre o assunto) me deparei com a seguinte situação. De acordo com o manual do usuário (anexo) o conector ARGB (Aura Endereçável Gen 2) que possui a finalidade de controlar os LEDs das FANS possui a potência máxima de 3A(5V) e 500 LEDs.

Vi em vários posts o pessoal recomentando não ligar mais do que 3 FANS nesse conector correndo o risco de queimá-lo.

Como o Gabinete que comprei é pequeno (Mancer CV100), comprei 5 FANS do modelo PRISM 4 PRO (2 Normais e 3 Reversas), e que de acordo com as informações do site, elas possuem as seguintes características:
Velocidade: 600-1500rpm

Energia: 1.4W

Tensão: 12V

Corrente: 0,12A

Interface de Energia: 4PIN,5v-3pin ARGB

24 LEDs

Site do anúncio:

https://pt.aliexpress.com/item/1005007598402859.html?spm=a2g0o.productlist.main.1.2ff01d0eHdAl14&algo_pvid=20389fed-9e41-48e3-8021-eec6170f4acd&algo_exp_id=20389fed-9e41-48e3-8021-eec6170f4acd-0&pdp_ext_f={"order"%3A"6160"%2C"eval"%3A"1"}&pdp_npi=4%40dis!BRL!29.41!19.41!!!35.57!23.47!%402103247417430212981211564e46cb!12000041449308654!sea!BR!0!ABX&curPageLogUid=BFgFJnjI3NrD&utparam-url=scene%3Asearch|query_from%3A

Pelo que vi, existe a possibilidade de ligá-las diretamente uma na outra sem a necessidade de um controlador ou cabo splitter. Minha dúvida é se irá sobrecarregar a placa-mãe ligando todos os 5 FANS na mesma conexão.

Se a conexão suporta 3A, e a corrente de cada FAN é de 0,12A x 5 iria totalizar 0,60A não deveria sobrecarregar, isso?

Obrigado!

image.png.77f435f53f9affbe8fcbb2ec86d7f92c.png

Postado
3 minutos atrás, Athos Pacheco disse:

Energia: 1.4W

Tensão: 12V

Corrente: 0,12A

Essas especificações não se referem ao ARGB, se referem apenas a parte do ventilador.

Eu não sei te informar sobre o limite máximo de conexões ARGB que você poderia ligar num único conector da placa-mãe, eu te aconselho a adquirir uma controladora ARGB para que possa ligar todas ao mesmo tempo e usar a placa-mãe apenas para sincronizar o sinal.

O modelo abaixo suporta até 9 conexões ARGB. Você teria a opção de controlar via controle remoto ou via placa-mãe (sincronizando o sinal).

https://www.kabum.com.br/produto/513860/controladora-gamer-para-cooler-rise-mode-pwm-e-argb-hub-rm-copw-argb

Postado

@GuilhermeGB Entendi, então teria que saber o total de energia do ventilador + Energia dos LEDs. O pior é que não existe essas informações nos anúncios. Até tinha dado uma olhada nas controladoras, mas a ideia era tentar entender mesmo, pois vi em um post um cara que usa 9 FANS nessa conexão e não teve problema. Já existem outros relatos de pessoas que queimaram a placa. Pra não arriscar acho que vou ter que comprar uma controladora mesmo. Valeu pela atenção!

Postado

@Athos Pacheco olha, com certeza o consumo dos LEDs será bem menor do que o ventilador em si, o LED é algo bem eficiente, mas vamos dizer que seja 1W cada uma. Com um limite de corrente de 3A (e tensão de 5V), o conector teoricamente suportaria até 15W, então em teoria daria pra ligar 15 fans. Eu não acredito que ligar todas as suas fans de uma vez num conector só seria problema, mas se você puder evitar é melhor.

Os casos de placas-mãe que queimaram, pode ser placa-mãe barata ou fans de baixa qualidade. Digamos que uma fan de baixa qualidade da um defeito e fecha um curto-circuito no LED, se não tiver nenhuma proteção adequada, isso pode danificar o conector da placa-mãe. Tendo uma controladora intermediando essa ligação, você livra sua placa-mãe de algum problema desse tipo. Também valeria para um placa-mãe barata que economizou na construção do conector ARGB imaginando que o usuário não ligaria muitas fans de uma vez só.

Postado
59 minutos atrás, Athos Pacheco disse:

@GuilhermeGB Entendi, então teria que saber o total de energia do ventilador + Energia dos LEDs.

A alimentação do motor do ventilador do fan (ventoinha) é independente da alimentação do LED.

Do conector de LED ARGB (ADD_GEN2) o limite é 3A. Vide na página 13 do manual.

Resta saber quanto é o consumo dos LED de cada um dos fans, o que as marcas dificilmente informam.

Como tem 5 fans para ligar ou "paga para ver" ligando os cabos de LED em sequencia (Dayse Chain) e ver o que dá ou comprar a controladora, nela a alimentação dos LED vem direto da fonte, a comunicação com a placa-mãe é só o sinal digital do ARGB.

Detalhe, quando usando o conector ARGB (ADD_GEn2) da placa-mãe e o software (da ASUS ou de terceiros) para o controle do "frufru" dos LEDs dos fans não use o controle remoto da controladora - e bom deixar sem a bateria; pois já ouve casos do usuário forçar o controle de rotação pelo controle remoto - que é por variação de tensão (V) contra o sinal digital da curva de fans do BIOS e o PWM dos fans queimar.

• Rio McCloud alterou o título para Qual o máximo de ventoinhas suportado pelo Aura Gen 2 na ASUS TUF B550M-PLUS?
  • Solução
Postado
14 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Os casos de placas-mãe que queimaram, pode ser placa-mãe barata ou fans de baixa qualidade. Digamos que uma fan de baixa qualidade da um defeito e fecha um curto-circuito no LED, se não tiver nenhuma proteção adequada, isso pode danificar o conector da placa-mãe. Tendo uma controladora intermediando essa ligação, você livra sua placa-mãe de algum problema desse tipo. Também valeria para um placa-mãe barata que economizou na construção do conector ARGB imaginando que o usuário não ligaria muitas fans de uma vez só.

@GuilhermeGB  faz todo o sentido mesmo, creio que minha placa-mãe suportaria por não ser tão ruim, mas como custa em média R$ 50,00 uma controladora acho que não vale a pena o stress.

13 horas atrás, 1lokos disse:

Detalhe, quando usando o conector ARGB (ADD_GEn2) da placa-mãe e o software (da ASUS ou de terceiros) para o controle do "frufru" dos LEDs dos fans não use o controle remoto da controladora - e bom deixar sem a bateria; pois já ouve casos do usuário forçar o controle de rotação pelo controle remoto - que é por variação de tensão (V) contra o sinal digital da curva de fans do BIOS e o PWM dos fans queimar.

@1lokos Valeu pela dica, não vou deixar o piá nem ver esse controle kkkkk

Obrigado pela ajuda!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...