Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Prezados, tenho uma dúvida referente ao suporte para memórias do processador i5-13400F. Nas especificações do produto consta que a velocidade para memória DDR5 é de até 4800MT/s, porém possuo a memória DDR5-5600 U-DIMM ADATA (5600MT/s) com a placa-mãe PRIME B760-PLUS, gostaria de saber se com esse limite de 4800MT/s irei perder todo o recurso de velocidade que a memória oferece, ou também se é possível que através da BIOS dê para ativar algo para usar toda a memória com velocidade superior a que o processador suporta.
Desde já, agradeço!

• Solução
Postado

Em processadores e chipsets mais recentes a Intel permite overclock de memória acima do limite padrão suportado pelo processador, mas dizem que é um pouco limitado para processadores "não-K".

As memórias que compramos hoje vem com perfil de overclock XMP/EXPO gravado no chip, no qual nós precisamos habilitar na BIOS no primeiro uso. Se você pega uma memória 5600MHz e não habilita o XMP/EXPO, ela muito provavelmente ficará rodando a 4800MHz. Dizem que a Intel pode anular a garantia do processador se for feito uso do XMP, mas nunca fiquei sabendo de um caso desse tipo, já que todo mundo hoje em dia usa XMP.

OBS: Frequência não é a única coisa importante nas memórias RAMs, as latências são igualmente importantes. Memórias DDR5 é algo recente, então está cheio de memórias com latências altas no mercado. As vezes a diferença de preço para memórias com latências melhores nem é tão grande.

Postado

CL40 no 5200mhz é o básico hoje, um CL acima disso ou uma frequência abaixo disso é desperdício de dinheiro, na minha opinião. 

Postado

Problema é que é tão caro uma memória com CL abaixo de 40, para um computador mais de entrada acho que vai um CL40 ( até 46) de boa, mesmo que seja ruim, as CL40 que vejo são tudo 5600mhz.

Processadores(AM5) oficialmente suportam 5200Mhz, se fizer XMP corretamente ou mexer manualmente vai passar facilmente disso principalmente em Intel, que tem melhor controlador de memória.

Postado
16 horas atrás, Banunin disse:

Processadores(AM5) oficialmente suportam 5200Mhz, se fizer XMP corretamente ou mexer manualmente vai passar facilmente disso principalmente em Intel, que tem melhor controlador de memória.

Praticamente nenhuma memória de hoje vai rodar acima de 4800MHz sem ativar o XMP, principalmente esses modelos mais baratos. Diferente da Intel que ameaça anular a garantia se o usuário usar XMP, a AMD incentiva que os usuários utilizem o EXPO, com memórias 6000MHz nos Ryzen 7000 e 6400MHz nos Ryzen 9000.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...