Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, pessoal! Estou com um problema e gostaria de algumas dicas para resolvê-lo.

Mudei de estado e acabei deixando meus equipamentos na minha cidade natal. Recentemente, consegui um VHS JVC de 6 cabeças que estava parado na casa de um amigo, apenas juntando poeira. Fiz uma limpeza completa e tentei digitalizar algumas fitas, mas logo percebi que o áudio apresentava interferência de rádio. O problema não é discreto: o som da estação de rádio fica extremamente alto e distorcido.

A princípio, pensei que pudesse ser um defeito do aparelho, já que a interferência desaparece quando desativo a opção de áudio Hi-Fi. No entanto, continuei investigando e descobri algumas coisas:

- Comprei cabos blindados, o que melhorou um pouco. A interferência deixou de ser contínua, mas ainda ocorre em muitos momentos.

- Não importa em qual tomada eu conecte o aparelho, o problema persiste.

- Utilizei um filtro de linha com DPS, mas não houve nenhuma diferença.

- Ao tocar na carcaça do aparelho, o problema desaparece.

- Dependendo da posição em que estou na sala, a interferência também some.

- Se o videocassete estiver funcionando com a tampa aberta, ele basicamente enlouquece, para de responder aos botões e parece ganhar vida própria.

Não faço ideia do que esteja causando essa interferência e gostaria de saber como posso fazer um isolamento adequado.

Pensei em revestir a carcaça interna com fita de cobre ou alumínio, como se faz com amplificadores, mas não sei se isso resolveria.

O que vocês acham?

Obrigado!

Postado

Buenas. Cara pode ser várias coisas, fita suja, cabeças sujas ou com problema, saída de áudio danificado ou sujo... Se já limpou o cabeçote, cabeça de áudio mas continua com esse barulho tipo "popopo" né? como se fosse interferência de rádio pode ser a fita vhs suja, ou sujeira em uma das cabeças de áudio ou vídeo, Sobre ele parar ao abrir a tampa, na verdade alguns vcrs ficam sensíveis se não tiver a tampa e podem apresentar desfunções mesmo, mas pode ser um problema sim. O ideal seria limpar as cabeças, usar uma fita limpa e ver se isso persiste. Se comprou cabos novos, o problema pode ser na saída de áudio também, defeito ou até sujeira. Isso acontece quando tenho fitas sujas, fita com poeira, porque as vezes não tem mofo mas tem sujeira na fita, tem casos que se der um ff e rebobinar toda ela e tirar e por de novo isso some, vai diminuindo e se persiste eu limpo a fita e as cabeças de audio e Vídeo do vcr. Não sei se ajudou mas o que posso te dizer é isso.

• Coordenador
Postado

Talvez nesse seu caso ai você tenha que usar um aterramento na carcaça do aparelho, mas confesso que nunca vi um caso assim.

Aguarde mais dicas dos colegas.

Postado

@GabrielPaz eu não entendo nada disso , mas pelo que você falou deve tá faltando aterramento ou deve tar dando fuga de neutro para o aparelho 

, pelo fato de você colocar a mao na carcaça e ele parar com o problema 

Basicamente colocando a mão na carcaça você funciona como aterramento

Ou o neutro tá folgado , ocasionando essa fuga de corrente 

Sua casa tem aterramento?

Postado
18 horas atrás, Tio Luc disse:

Buenas. Cara pode ser várias coisas, fita suja, cabeças sujas ou com problema, saída de áudio danificado ou sujo... Se já limpou o cabeçote, cabeça de áudio mas continua com esse barulho tipo "popopo" né? como se fosse interferência de rádio pode ser a fita vhs suja, ou sujeira em uma das cabeças de áudio ou vídeo, Sobre ele parar ao abrir a tampa, na verdade alguns vcrs ficam sensíveis se não tiver a tampa e podem apresentar desfunções mesmo, mas pode ser um problema sim. O ideal seria limpar as cabeças, usar uma fita limpa e ver se isso persiste. Se comprou cabos novos, o problema pode ser na saída de áudio também, defeito ou até sujeira. Isso acontece quando tenho fitas sujas, fita com poeira, porque as vezes não tem mofo mas tem sujeira na fita, tem casos que se der um ff e rebobinar toda ela e tirar e por de novo isso some, vai diminuindo e se persiste eu limpo a fita e as cabeças de audio e Vídeo do vcr. Não sei se ajudou mas o que posso te dizer é isso.

Neste caso, é realmente uma rádio e geralmente toca sertanejo. Inclusive, descobri que é a mesma rádio que invade meu amplificador Gradiente Model 120, só que em um volume bem menor.

15 horas atrás, BCP disse:

Talvez nesse seu caso ai você tenha que usar um aterramento na carcaça do aparelho, mas confesso que nunca vi um caso assim.

Aguarde mais dicas dos colegas.

Como eu poderia fazer isso?

15 horas atrás, Falatu disse:

@GabrielPaz eu não entendo nada disso , mas pelo que você falou deve tá faltando aterramento ou deve tar dando fuga de neutro para o aparelho 

, pelo fato de você colocar a mao na carcaça e ele parar com o problema 

Basicamente colocando a mão na carcaça você funciona como aterramento

Ou o neutro tá folgado , ocasionando essa fuga de corrente 

Sua casa tem aterramento?

É um prédio bem antigo, creio que não tenha aterramento. Tenho outros aparelhos que sofrem interferência dessa mesma rádio, mas, geralmente, o som é bem baixo, quase imperceptível. Já no videocassete, o áudio fica muito estourado.

Postado

@GabrielPaz bom o que eu vejo funcionar para , gabinete de computador que dá choque é o seguinte 

Bate um prego grande no chão entre o rejunte do piso ,pega um fio 1.5mm conecta no prego e e leva pra carcaça do vhs você pode tentar  ,

Porém não é garantido  

• Coordenador
Postado
7 horas atrás, GabrielPaz disse:

É um prédio bem antigo, creio que não tenha aterramento. 

Verifique isso com o sindico ou eletricista do condomínio, caso não tenha um aterramento na fundação, será quase impossível que solucionar o problema...

Postado

@GabrielPaz Há uns anos atrás a autorizada JVC fazia uma modificação pra eliminar isso,mas hoje em dia impossível,digo impossível é que a jvc saiu do Brasil faz anos,recomendo ir atrás de outro vcr um pouco mais moderno,recomendo LG,Panasonic,Toshiba,Philips a maioria desses vem com um circuito elimina a interferências rádio.

Ps:Outra dica que eu posso dar é como os colegas deram é aterrar,lembro de um vcr de outra marca que resolvi com um fio aterrando o dissipador do ci de áudio no varicap.

Arrume um jeito de aterrar ou arruma um outro vcr,porque dependendo da modificação era só com a autorizada JVC.

OBS IMPORTANTE:Alguns vcrs ficam maluco quando a tampa fica aberta é porque a luz do ambiente está interferindo nos sensores por que alguns aparelhos de vcr não funciona sem a tampa,quando fazia manutenção em vcr quando tinha que testar alguns vcr eu colocava a tampa do aparelho por cima para a luz do ambiente não interferir.

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado

Com toda certeza seu problema e aterramento e possimente uma radio pirata que fica bem proximo de seu local. Por acaso os conduites dosfios das tomadas são de plastico? se for bem antigo como voce diz, pode ate ser que sejam de metal, o que poderia te ajudar a fazer um pseudo "aterramento". 

nO fato de se VCR estar com esta interferencia maior que outros aparelhos, deve ser do projeto dele mesmo e não defeito.

Postado

@Wagner Menegello Sim é projeto deles mesmo,alguns aparelhos de marcas japonesas como JVC,Toshiba ocorria problema de interferências de rádio,á autorizada da marca mandava fazer uma modificação como essas.

Screenshot_20250414-203146_Drive.thumb.jpg.90d1f86c497c617ea0385b5cf705ab5c.jpgScreenshot_20250414-203137_Drive.thumb.jpg.142d97194166e7696ca5536f4fcd8372.jpg

isso é das tv toshiba de tubo,ocorria muito nas toshibas essas interferências em locais com torres de rádio próximos a residência ou casa com fiações antiga etc,nos vcr da toshiba já não ocorria essas falhas nas tvs de tubo sim,era mais ou menos isso que era feito não serve pro rapaz do tópico mas ás autorizadas fazia mais ou menos esse tipo de modificação pra eliminar ás interferência de rádio,eu até tinha o material,infelizmente perdi e esse material era só com a JVC e essa q faz anos que saiu do Brasil.

• Curtir 2
  • 2 semanas depois...
Postado

Voltando depois de muito tempo para responder e trazer uma captura de como é a interferência.

Procurei saber e realmente o prédio não tem aterramento. Tentei a dica do @Falatu, mas como o chão do apartamento é de taco, tentei entre o rodapé e a primeira fileira de tacos. Não fez muito efeito, acho que por causa da carcaça do videocassete ser toda de plástico também.

Pensei em fazer igual a amplificador de guitarra e revesti internamente com uma fita metálica de alumínio e melhorou um pouco. A captura que fiz já foi depois dessa melhora, antes o áudio ficava extremamente estourado e agora dá para ouvir o que está sendo falado pela rádio.

Durante a madrugada, a interferência acabava, então consegui digitalizar as fitas que eu queria. Mas vou ter que arrumar um videocassete de outra marca. Vou seguir a dica do @Luan Costha e procurar um LG ou Panasonic.

Segue a captura que fiz da interferência.
https://drive.google.com/file/d/1UVTf2lefZyksfHYwonBVo3OzoYMTZ30G/view?usp=sharing

• Curtir 1
Postado

@GabrielPaz É,por seu vcr ser totalmente de plástico ai só um macete que a JVC fazia pra eliminar ás interferências mesmo infelizmente.

Ai a opção mais fácil é pegar outro vcr,mas não jogue fora o jvc,guarda ele pra q no caso um dia você mudar de local e você possa usa lo de boas,ou vende ele no mercado livre,shopee inteiro ou em partes.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...