Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, pessoal! Tudo certo?

Tenho um Xeon E5 2680 V4 rodando em uma Machinist X99 B9, mas percebi que o clock está travado em 2.9GHz, mesmo fazendo Stress no CPU-Z. Gostaria de entender se há alguma forma de liberar o boost total desse processador ( 3.3Ghz ).

Já tentei alterar configurações na BIOS, mas não encontrei opções claras sobre boost/turbo. Não tenho muita experiência com overclock ou ajuste fino de BIOS, então qualquer dica é bem-vinda.

Minha refrigeração está adequada, e a placa parece ter VRMs razoáveis, então acredito que não seja limitação térmica ou de energia.

Configuração:

Processador: Xeon E5 2680 V4

Placa-mãe: Machinist X99 B9

Memória: 2x 8GB DDR4 2666MHz YONGXINSHENG

Placa de vídeo: RX 5700 XT MLLSE

Fonte: Gamdias Cyclops M1-750B, 750W, 80 Plus Bronze

Refrigeração: Water Cooler Rise Mode Gamer Black, 240mm + Pasta Térmica Snowdog Husky 12,8W/m.k

Dúvidas:

Existe alguma configuração na BIOS que possa liberar o boost total do processador?

Alguma limitação conhecida dessa placa-mãe para CPUs Xeon?

Alguma dica sobre ajuste de energia ou microcodes para melhorar o desempenho?

Agradeço qualquer ajuda!

Um detalhe a mais, vou deixar em anexo as fotos que tirei / tenho da BIOS.

WhatsAppImage2025-03-31at09_16_08.thumb.jpeg.765fd35c16c27d51704a18cfe4148059.jpeg

WhatsApp Image 2025-03-31 at 09.19.39.jpeg

WhatsApp Image 2025-03-31 at 09.19.55.jpeg

WhatsApp Image 2025-03-31 at 09.20.03.jpeg

WhatsApp Image 2025-03-31 at 09.20.11.jpeg

• Haha 1
Postado

Vários posts no Reddit indicam que os V4 não tem um método/hack de desbloqueio como os V3.

Aqui mesmo no forum tem um pouco de informação sobre isso...

• Solução
Postado

É assim mesmo, o Xeon E5-2640 V4 tem clock base 2.4 GHz, Turbo Boost de 2.9 GHz em todos os núcleos e 3.3 GHz em 1-2 núcleos, que será atingido em alguns aplicativos se o VRM estiver suprindo energia suficiente, e como estas X99 "baratinhas" tem VRM bem fraco, pode ser o caso da limitação.

Em jogos o Boost de 3.3 GHz não será atingido porque o CPU raramente será usado a 100%, mesmo com uma GPU parruda.

O "Unlock Turbo Boost" - BIOS mod; só é possível nos Xeon E5- V3 devido a um bug no microcode desta série.

Em todo caso tem casos que conseguiram usar o E5-2680 V4 com frequências maiores,  ajustando o BCLK - "não faça isso em casa". E o curioso é que o cara conseguiu isso sem saber como, mas por fim o PC não ligou.

Citação

Boas men? Então cara, esse pc ai é meu. Eu levei um susto quando percebi que era o meu PC. Na real eu não manjo quase nada de overclock e coisas mais aprofundadas. Mas eu estava tentando descobrir porque o meu processador não atingia mais que 2.8ghz(acho que é por isso que meu score tá menor que o seu) e fiquei fuçando na BIOS. Tive Ryzen 5600 anterior a esse pc e tambem ficava fuçando na BIOS para fazer overclock com ele, então digamos que tenho um leve entendimento de como funciona, mas nada de outro mundo como você disse no Vídeo ai. Então, alguma coisa que eu mexi na BIOS e que quando fui testar deu esses clocks malucos ai. E eu nem sei o porque eu enviei isso pro ranking do cpuz KKKKKKKKKKK Mas eu creio que foi algum bug da BIOS porque depois disso o pc não ligou mais e fui dormir. No outro dia tive que desmontar praticamente tudo porque achei que tinha queimado a placa, mas consegui ressucitar ela e não toquei mais na BIOS, deixei tudo no padrão. Desculpa ai pessoal não sou nenhum mago do pcismo e não descobri nada novo KKKKKKKKKKKK

Postado
48 minutos atrás, 1lokos disse:

É assim mesmo, o Xeon E5-2640 V4 tem clock base 2.4 GHz, Turbo Boost de 2.9 GHz em todos os núcleos e 3.3 GHz em 1-2 núcleos, que será atingido em alguns aplicativos se o VRM estiver suprindo energia suficiente, e como estas X99 "baratinhas" tem VRM bem fraco, pode ser o caso da limitação.

Em jogos o Boost de 3.3 GHz não será atingido porque o CPU raramente será usado a 100%, mesmo com uma GPU parruda.

O "Unlock Turbo Boost" - BIOS mod; só é possível nos Xeon E5- V3 devido a um bug no microcode desta série.

Em todo caso tem casos que conseguiram usar o E5-2680 V4 com frequências maiores,  ajustando o BCLK - "não faça isso em casa". E o curioso é que o cara conseguiu isso sem saber como, mas por fim o PC não ligou.

Rapaz, muito obrigado.

Não imaginava que o Xeon "operava" dessa forma, 3.3ghz em 2 núcleos apenas. Como disse anteriormente, eu sou leigo no assunto.

Novamente, agradeço pela resposta!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...