Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, um pc como o meu deveria rodar um cs2 sem micro stutter, certo?  Já tentei de tudo em configuração, e não resolve de jeito nenhum. Até no low. Ate formatação completa ja fiz. O fps fica alto, 300+, mas o 0,1% e 1% low é péssimo!

Ja vi mil videos no youtube, conversei horas com chat gpt, e nada resolve. 

O que me resta pensar é que, a temperatura apesar de não estar batendo o valor de thermal throttling, está causando os micro stutters. Faz sentido? Minha cidade é bastante quente, e o cooler não é dos melhores. Fica em torno de uns 80 e poucos graus. Chat gpt me deu certeza que tenho que trocar o cooler, mas queria confirmar com vocês o que mais pode ser.

Ryzen 5700x3d, RTX 4060, 2x16gb 3600Mhz, MSI MPG Gaming B550 ATX, SSD WD Green NVMe

Cooler: Cooler Master Hyper 212 Spectrum RGB (RR-212A-20PD-R1)

Gabinete: Sharkoon M25W, com 2 fans toscas intake frontal, uma fan tosca exhaust traseira, sem fans no topo. Sao as fans do gabinete mesmo.

Postado

O problema é o jogo mesmo, já testei em vários PCs, já ví vários testes e os micro stutters podem ocorrer em qualquer máquina, independente da config.

Postado

@LUiZ . Bom dia!

Partilho da mesma configuração de processador e placa de vídeo, e meu jogo, em minha resolução e configuração gráfica, consigo bater 440FPS+ em alguns mapas, porém, meu jogo também é afetado com micro stuttering.

A única forma que encontrei de resolver, é sempre deixar tanto o Windows quanto os drivers da GPU atualizados, fazer uma configuração no painel da Nvidia também, e isso resolveu pelo menos 80% do micro stuttering que eu, você e mais milhares de pessoas tem.

Vou falar o que eu digo para todos... CS2 está extremamente mal otimizado e causando problemas no computador de DIVERSAS pessoas, pode ser sim que o seu problema seja uma temperatura maior, mas se conforte em saber que não é o único nesse barco carregando 70% dos jogadores.

Micro Stuttering também está caracterizado em HDD / SSD com vida útil defasada, baixe o CrystalDiskInfo e verifique a saúde do seu SSD ou a unidade de armazenamento que o jogo se encontra.

As vezes está relacionado a frequência de memórias e outros hardwares como CPU ou GPU, porém foi como eu disse, é mais comum ser problema do próprio jogo mesmo, como existem dezenas de milhares de relatos de pessoas comentando sobre.

16 minutos atrás, LUiZ . disse:

Gabinete: Sharkoon M25W, com 2 fans toscas intake frontal, uma fan tosca exhaust traseira, sem fans no topo. Sao as fans do gabinete mesmo.

Seu problema está aqui, pelo que vi, é um gabinete com a frontal fechada, sem passagem de ar.

O certo seria comprar um gabinete com a frontal aberta e boas ventoinhas para colaborar no fluxo de ar.

Outra coisa a ser feita, que é interessante e eu mesmo vou fazer, é um PBO no seu processador pela BIOS. Nada mais é que um Overclock que pode melhorar sua temperatura e até mesmo o seu desempenho! Só recomendo que veja um vídeo explicando sobre.

O único computador que não vi Micro Stuttering, era um Ryzen 7 9800X3D ( com PBO ) e uma RTX 4060Ti 😅.

Postado

@Gloomy Eu ja tinha aceitado isso. porém vi varias pessoas jogando o jogo com a mesma config, e o jogo rodando muito liso. E em todos eles a temp tava abaixo de 70.

@Middoken  Ja joguei o jogo pro outro SSD recem comprado, ja mexi todas configs possiveis na NVIDIA, já fiz undervolt (podem meu CPU não aceitou muito bem), formatei o PC por completo e reinstalei. Ta osso! E sobre as fans, eu ja testei com o gabinete aberto, realmente cai uns 2 3 graus, mas não melhora.

voce fez esta config no painel da Nvidia seguindo algum Vídeo, ou por conta propria? Se tiver o Vídeo, agradeço, posso testar. 

Postado
2 minutos atrás, LUiZ . disse:

@Gloomy Eu ja tinha aceitado isso. porém vi varias pessoas jogando o jogo com a mesma config, e o jogo rodando muito liso. E em todos eles a temp tava abaixo de 70.

É loteria, o jogo em si está porcamente otimizado. Tenho um 5600G, uma 5700 XT e 32GB 3200MHZ CL14 e não tenho stutters

• Triste 1
Postado

@LUiZ . Se a sua temperatura mesmo assim continua ruim, então invista em um bom gabinete com boas ventoinhas e um Water Cooler de no mínimo 240mm. Porém, vale ressaltar que um Air Cooler de qualidade em um gabinete bom, pode resolver seu problema também, que no seu caso é só trocar o gabinete e ventoinhas...

23 minutos atrás, LUiZ . disse:

voce fez esta config no painel da Nvidia seguindo algum Vídeo, ou por conta propria? Se tiver o Vídeo, agradeço, posso testar. 

Infelizmente não estou em casa para enviar as configurações, mas quando eu chegar, posso enviar sim.

Vi por um vídeo, testei bastante coisa para falar a verdade... E a última que me falta é o PBO no processador.

Postado

@Middoken Estava pesquisando coincidentemente este cooler igual ao seu, ou um Deepcool AG620 + fans decentes. Sei que pode ser overkill mas ja quero ficar preparado pra anos e dormir tranquilo. 
Se puder enviar as configs, agradeço. Muito obrigado

@Gloomy Bora trocar de setup hahaha. Valeu pela força irmão!

• Batata Defumada alterou o título para Ryzen 7 5700X3D e RTX 4060 no CS2 com micro stutters, pode ser a temperatura?
Postado

1 hora atrás, LUiZ . disse:

@Middoken Estava pesquisando coincidentemente este cooler igual ao seu, ou um Deepcool AG620 + fans decentes. Sei que pode ser overkill mas ja quero ficar preparado pra anos e dormir tranquilo. 

É um investimento... Se o seu processador chega a 80°, significa que é interessante investir em boas opções de refrigeração, tanto para a vida útil dele, quanto para uma possível perda de performance por conta da temperatura. Fora que a temperatura limite *segura* desse processador é de 90°.

Gamemax Defender é um ótimo gabinete, o problema é que só encontro ele na versão branca.

Se comprar esse, 4X Segotep 120mm ARGB BRANCA é o suficiente, 3 na frente 1 atrás.

Se quer algo a fins estéticos, então invista em 6x ventoinhas, para a parte da lateral. ( mas eu investiria somente em 4 para desempenho ).

Bons WCs são:

Cougar Gaming Poseidon Elite 240mm

ThermalRight 240mm

ThermalRight 360mm

Mas sendo sincero, seu Air Cooler já é ótimo! Eu só veria necessidade de um WC caso o gabinete novo e ventoinhas não resolva.

Achei a versão preta 🙂.

Gamemax Defender Preto

3x ThermalRight 120mm ARGB preta ( pode comprar 2 kits se quiser )

E caso queira um gabinete com ventoinhas e de qualidade, tem a opção do Montech air max 903, que já foi muito recomendado aqui no clube, embora seu preço hoje em dia esteja altíssimo. ( mesmo que o preço dele seja praticamente o outro gabinete com 2 kits de ventoinhas haha ).

Postado

@Middoken Pô, nem sei como agradecer. Mandou um monte de opção. Vou olhar uma por uma, obrigado!

Pra ser sincero, nem passou pela minha cabeça trocar o gabinete. Ele até tem uma entrada frontal de ar, apesar de não ter tanto fluxo. Anexei umas fotos, vê se consegue ver. Estava pensando em comprar so o cooler primeiro, testar no meu gabinete, e ai se sentir necessidade, eu troco o gabinete. E claro, se eu for de Air, eu compraria ventoinhas decentes também.

(Se eu tiver falando besteira, fique a vontade em criticar)

image.png.603c4d8c8eb5c6d525fa4284059e6ad1.png

image.png.e375f86893057db93c0195d6007dbade.png

Postado

@1lokos Eu ja fiz varios testes com a tampa lateral aberta, não a frontal. Nestes testes, realmente da uma diferença de uns 3 graus. Não se o efeito de retirar o painel frontal é o mesmo.

@Middoken Fazendo busca do que me indicou, sem querer vi um Arctic Liquid Freezer II numa promo a R$400, acho que é negocio demais, não? Pelo que pesquisei é altissima qualidade

Postado
4 horas atrás, LUiZ . disse:

@1lokos Eu ja fiz varios testes com a tampa lateral aberta, não a frontal. Nestes testes, realmente da uma diferença de uns 3 graus. Não se o efeito de retirar o painel frontal é o mesmo.

Não, removendo o painel frontal os fans n frente tem entrada de ar livre, com mais efeito na refrigeração do que pela tampa lateral. Se fizer este teste deixa a tampa lateral fechada, o objetivo é determinar o quanto a frente atrapalha a refrigeração, e baseado nisso decide se precisa trocar o gabinete.

Exemplo em que a tampa frontal acrescenta ~15 graus na temperatura do CPU. Outro, mais de 20 graus.

Um air cooler melhor ou um WC sem entrada de ar adequada pode não dar os resultados esperados.

• Curtir 1
Postado

Exemplo de como o painel frontal deve influenciar o mínimo na refrigeração, Montech XR Wood.

O "mesh" frontal aumenta apenas 1 grau na temperatura do CPU com alto uso, já os filtros de poeira aumentam 3 graus.

Montech-XR-Wood.jpg

Postado

@1lokos Fui fazer um teste, mas o dia está frio, não sei se reflete bem a realidade
Liguei um Black Ops6, e fiquei jogando multiplayer uns 30min

-> Como estava (tampa lateral aberta): 71 graus

-> Gabinete todo fechado: 75 graus
-> Painel frontal aberto (mas não retirei o filtro) e lateral fechado: 73 graus

Postado

Pouca diferença, a frente não esta atrapalhando muito, e em todos os casos a temperatura na casa dos 70 graus esta boa. Claro, com a temperatura ambiente maior, também serão maiores.

No teste do Guiga Tech Games do 5700X3D com um DeepCool AG400 a temperatura do CPU ficou 73 graus no jogo Warzone, gabinete Air 903 sem a tampa lateral - segundo ele para minimizar a influência do gabinete no teste; com temperatura ambiente em 31 graus.

O fato da temperatura cair mais removendo a tampa lateral indica que o ar quente esta acumulando no interior. Pode tentar melhorar a exaustão do ar do interior já que disse que a fan traseira não é boa.

Fans de melhor qualidade (CFM, pressão) 1 na traseira e 1 no teto perto do fundo fazendo exaustão melhora, mas também será por pouca coisa 2-3 graus. Não coloque 2 fans no teto, a fan no teto na frente do cooler do CPU vai prejudicar a eficiência da sua fan. 

Postado

Então, hoje está um dia bem atípico, quase sempre está bem quente aqui. E não gosto de ficar com ar condicionado , só quando tá insuportavel mesmo, fico mais no ventilador. Direto no CS, que é mais leve, bate 83-84 graus em dias quentes.

No fim das contas, já passou da hora de eu comprar fans decentes mesmo. Obrigado pela indicação!

E , voltando ao assunto central do topico, stutter no CS, mudei do Win10 pra Win11, aparentemente deu uma melhorada boa. Vai entender. Fiz um zilhão de testes no Win10, e nada, puutzz. Vou continuar monitorando. 

Postado

@LUiZ .

CS2 infelizmente parece bruxaria... Vai por mim, quase toda a comunidade está com problemas que chegam a ser uma vergonha por conta do tamanho da VALVE...

Só pra você entender, quando eu aperto '' TAB '', meu jogo cai de 440FPS para 220FPS 😅.

• Haha 1
Postado

@Middoken então beleza. Eu tinha um Ryzen 5500, fiz o up pro X3D ali por volta de novembro, e desde então tenho tentado (aos poucos) melhorar estes stutters.

Boletei o Arctic Liquid Freezer II 240mm A-RGB, acho que a promo estava muito boa pra deixar passar (R$400),qualquer coisa  se mudar de ideia devolvo.  E vou ver umas 2 ou 3 fans decentes tambem.

Postado

8 minutos atrás, LUiZ . disse:

@Middoken então beleza. Eu tinha um Ryzen 5500, fiz o up pro X3D ali por volta de novembro, e desde então tenho tentado (aos poucos) melhorar estes stutters.

Optou por um dos melhores para o CS2, acima dele tem:

7 7800X3D

9 9950X3D

7 9800X3D

Mas esse Ryzen 7 tem muita carga pra puxar ainda, é um processador que pode tranquilo dar um upgrade para uma RTX 5070 que ele segura. Mas no caso do CS2, o que realmente importa é o processador, tanto que vemos diversas pessoas utilizando Ryzen 7 9800X3D + RTX 4060 / TI. Se a valve tiver o mínimo de respeito por nos jogadores, creio que as próximas atualização vão vir com novas otimizações para o nosso game.

Uma coisa que resolveu parte do problema em um tópico que ajudei uma pessoa, foi desativar o G-SYNC do CS2, até por que ninguém usa isso.

8 minutos atrás, LUiZ . disse:

Boletei o Arctic Liquid Freezer II 240mm A-RGB, acho que a promo estava muito boa pra deixar passar (R$400),qualquer coisa  se mudar de ideia devolvo.  E vou ver umas 2 ou 3 fans decentes tambem.

É um bom WC, vai conseguir segurar seu 5700X3D numa boa.

Claro, eu não sou parâmetro pois tenho um 360mm e moro numa região mais fria, mas mesmo no calor, meu processador se mantia em 66°. E tenho certeza que com um 240mm ele se manteria numa temperatura boa também.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...