Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, venho aqui pedir um conselho de vocês, tenho um computador com a placa-mãe b560m pro E MSI, estou com um problema que nunca tive, estava ontem usando normalmente por umas 3 horas mais ou menos e do nada o PC desligou, quando fui religar ele ficou ligando e desligando como se fosse funcionar mais o cooler do processador, fonte e placa de vídeo paravam e ficava nosso sempre, passou uns minutos ele entrou de novo no SO da máquina, aí desliguei e fui ligar de novo pra testar e deu o mesmo problema, fiz de tudo a noite mesmo, limpei as memórias, tirei os periféricos, tirei HD e SSD e nada. Hoje cedo levantei e fui olhar o PC e ele ligou foi até o windows e desligou de novo, só que dessa vez ficou uma luz vermelha no painel da placa-mãe na parte de CPU, já que das placa possui um tipo de "diagnóstico", onde tem um led para BOOT, CPU, VGA, DRAM. Ficou aceso um tempo vermelho no sinal CPU e dps apagou e ficou reiniciando direto. Levei em um técnico de confiança meu e na hora ele testou a fonte e viu que ela estava em curto pois não funcionou lá na bancada de teste dele, botou outra fonte no meu PC e o problema persistiu, tirou tudo até a VGA e problema persistiu, deixei com ele lá porque ele vai fazer uma limpeza na placa e vai me falar amanhã, mas agora estou na dúvida, vi em vários lugares que das luz vermelha no indicador CPU seria problema naquela área seja de alimentação do processador ou no processador em si, como eu faria o teste? Porque a outra fonte que foi colocada também não ligou, ela girou a ventoinha e parou igual a outra. Pode a placa-mãe está em curto e desarmando a fonte? Já tive problemas da placa-mãe queimar e a fonte ligava ou quando queimava as duas nada ligava.

Configurações:

placa-mãe MSI b560m Pro E

Processador i3 10100f

Dois pentes de memória Kingston de 4GB e 16GB

Um SSD de 240gb e um HD de 2tb

Placa de vídeo Galaxy GTX 1650

Fonte pcyes 550w bronze( já tive problemas com pcyes 3 vezes) nunca mais quero dela, usei porque tinha guardada

PC tem mais ou menos 1 ano e meio de uso a placa-mãe e a fonte os outros eu já tinha aqui.

Postado

Chefe, aconteceu o mesmo comigo esses tempos, e no meu caso era a fonte. Mas antes de qualquer coisa, tenta um teste simples:

1️⃣ Desliga o PC completamente, tira da tomada e remove a pilha da placa-mãe (aquela redonda, tipo moeda).
2️⃣ Espera uns 10 minutos para a placa descarregar completamente e para dar uma folga pros VRMs e pra fonte.
3️⃣ Se tiver uma pilha nova CR2032, pode testar com ela. Senão, só recoloca a mesma depois do tempo de espera.
4️⃣ Liga tudo de novo e vê se o problema persiste.

Isso ajuda a resetar a BIOS e pode resolver se for alguma falha de configuração ou travamento.

Postado
9 minutos atrás, lucas2560 disse:

@Thiago Vinícios Anacleto obrigado por responder eu vi sobre isso mas como ficou no técnico pra ele limpar ele vai tirar tudo, sobre a fonte o problema é que em outra fonte deu o mesmo, a ventoinha parece que vai funcionar e para.

Na época, eu só tinha dinheiro para uma fonte genérica e estava ansioso para montar o PC, então acabei comprando qualquer uma. O problema é que tive o mesmo erro.

Essas fontes costumam ter proteções que podem desligá-las ou limitar a energia para evitar danos.

Além disso, a placa-mãe às vezes trava e precisa que o CMOS seja resetado para voltar ao normal. Esse procedimento é bem comum.

De qualquer forma, o técnico vai te explicar direitinho o que aconteceu quando você for buscar o PC na assistência. Mas, pelo que você descreveu, acho que ele vai te dizer algo parecido com o que expliquei aqui.

Abraços e boa sorte!

Obs. 1: A fonte e a placa-mãe são componentes muito importantes no PC. Uma placa-mãe mais simples pode não ter VRMs com bons dissipadores ou um cooler dedicado, o que faz com que esquente mais e possa dar problema. Já uma fonte ruim não tem boa filtragem de energia, o que pode gerar instabilidades no sistema e até danificar outros componentes.

Postado

@Thiago Vinícios Anacleto obrigado de novo, eu irei esperar o que ele vai falar mas talvez eu ainda leve em outro pois isso da led vermelha no painel da CPU está deixando pensativo, meu maior medo é o curto na fonte ter levado todo o resto... Espero que seja esse simples problema que você indicou, mas caso seja isso, qual você acha que pode ter sido a probabilidade? Pois uso filtro de linha e a tomada e aterrada.

Outra coisa, como a placa-mãe está na garantia se for algo nela pretendo acionar, mas não daria problema por fazer uma limpeza geral nela e tirar alguns componentes tipo a bateria? 

Postado

@lucas2560

Entendo sua preocupação, cara. Como você usa filtro de linha e tem aterramento, o risco de um surto elétrico externo ter causado isso é menor, então pode ser que a fonte simplesmente teve um defeito interno e entrou em curto sozinha.

Isso acontece bastante com fontes de qualidade duvidosa.

Se a fonte entrou em curto e não teve uma proteção eficiente, ela pode ter mandado uma tensão errada para a placa-mãe e afetado os circuitos de alimentação da CPU, o que explicaria o LED vermelho no diagnóstico da placa. A placa-mãe pode estar desarmando a fonte por detectar um problema na alimentação do processador.

Sobre a garantia, se a placa-mãe ainda está dentro do período, você pode acionar sim. Limpeza geral e remover a bateria não afetam a garantia, mas se o técnico tiver feito algum tipo de reparo (como ressolda ou substituição de componentes), pode complicar. O ideal é que, se for acionar a garantia, envie a placa exatamente como veio de fábrica, sem sinais de modificação.

Se puder, quando pegar o PC de volta, peça para o técnico te mostrar se há sinais visíveis de dano, como componentes queimados ou trilhas escurecidas na placa-mãe. Assim, você já tem um argumento mais forte para a garantia, caso precise.

Torcendo pra ser algo simples! Me avisa o que o técnico descobriu.

Abraços.

Postado

@Thiago Vinícios Anacleto certo irei avisar sim, também estou torcendo que de tudo certo, uso pra trabalho e as coisas estão meio apertadas agora pra comprar tudo novo. 

Todos problemas que tive após começar a comprar PC peça por peça foi por culpa das fontes foram 3 casos seguidos e as 3 fontes da mesma marca

A primeira a fonte queimou e levou a placa.

Segunda vez a fonte também queimou mas dessa vez a placa só deu solda fria.

Terceira vez mesma coisa fonte e placa, mas nessa terceira a fonte voltou a funcionar do nada.

E agora isso, de verdade é uma marca que eu não volto mais, a única coisa positiva foi o rma que nas vezes que usei eles mandaram uma nova, essa daí já era uma nova deles que veio da garantia de outra.

Postado

@Thiago Vinícios Anacleto tive umas atualizações hoje, a placa-mãe ligou e está funcionando após uma limpeza( não sei se foi a limpeza em si ou o ato de tirar a bateria na limpeza) enfim o técnico testou a fonte e está em curto, será que a fonte pode ter desconfigurado algo na placa e por isso não queria startar? Mesmo assim ainda estou com receio da placa está ruim pois vi relatos dela de casos assim de dar BOOT no Windows e depois de um tempo o problema retornar.

Postado

@lucas2560 chefe, na minha pequena experiência, o que aconteceu na prática foi assim,

deu algum bololô na fonte e em decorrência disso a placa-mãe ficou em modo de segurança, não "brickada" mas ficou em modo de segurança até alguém fazer o CMOS padrão que havia comentado.

acho que a placa-mãe se comportou como deveria para evitar problemas e está normal.

mas só adquirindo uma fonte boa pro seu sistema completo e ligando pra testar 🙂

Observação:

Agora, se quiser ler a parte técnica da minha explicação, é isso:

Quando uma fonte de alimentação apresenta falha — especialmente um curto-circuito interno — ela pode gerar picos ou quedas bruscas de tensão nas linhas de 12V, 5V ou 3.3V. A placa-mãe, ao detectar essas irregularidades, geralmente aciona mecanismos de proteção para evitar danos ao processador e demais componentes.

Em placas como a MSI B560M PRO-E, os LEDs de diagnóstico (EZ Debug) auxiliam na identificação do estágio em que o problema ocorre. O LED vermelho aceso na CPU indica falha na alimentação ou inicialização do processador, o que pode ser causado tanto por um defeito físico quanto por instabilidade na entrega de energia.

Nesse cenário, a placa-mãe provavelmente entrou em modo de proteção (soft lock), travando o boot por segurança. O reset do CMOS, feito ao remover a bateria e esperar o tempo adequado, força a limpeza das configurações da BIOS e pode “destravar” esse estado seguro.

Esse comportamento é esperado em placas com circuitos de proteção ativos. No entanto, sem uma fonte confiável e estável, não há como garantir testes consistentes ou validar a integridade dos demais componentes.

1 minuto atrás, Thiago Vinícios Anacleto disse:

@lucas2560 chefe, na minha pequena experiência, o que aconteceu na prática foi assim,

deu algum bololô na fonte e em decorrência disso a placa-mãe ficou em modo de segurança, não "brickada" mas ficou em modo de segurança até alguém fazer o CMOS padrão que havia comentado.

acho que a placa-mãe se comportou como deveria para evitar problemas e está normal.

mas só adquirindo uma fonte boa pro seu sistema completo e ligando pra testar 🙂

Observação:

Agora, se quiser ler a parte técnica da minha explicação, é isso:

Quando uma fonte de alimentação apresenta falha — especialmente um curto-circuito interno — ela pode gerar picos ou quedas bruscas de tensão nas linhas de 12V, 5V ou 3.3V. A placa-mãe, ao detectar essas irregularidades, geralmente aciona mecanismos de proteção para evitar danos ao processador e demais componentes.

Em placas como a MSI B560M PRO-E, os LEDs de diagnóstico (EZ Debug) auxiliam na identificação do estágio em que o problema ocorre. O LED vermelho aceso na CPU indica falha na alimentação ou inicialização do processador, o que pode ser causado tanto por um defeito físico quanto por instabilidade na entrega de energia.

Nesse cenário, a placa-mãe provavelmente entrou em modo de proteção (soft lock), travando o boot por segurança. O reset do CMOS, feito ao remover a bateria e esperar o tempo adequado, força a limpeza das configurações da BIOS e pode “destravar” esse estado seguro.

Esse comportamento é esperado em placas com circuitos de proteção ativos. No entanto, sem uma fonte confiável e estável, não há como garantir testes consistentes ou validar a integridade dos demais componentes.

@lucas2560 agora que você já entendeu mais ou menos o que aconteceu, e provavelmente vai precisar comprar uma fonte nova, considere abrir um novo tópico aqui no fórum para te ajudarmos a escolher uma fonte boa e segura para o seu sistema completo, e tente colocar observações top, como por exemplo todo o seu sistema, quanto você pretende gastar, se tem alguma preferência de loja e etc beleza?

boa sorte, se tiver alguma outra dúvida estou à disposição, é um prazer responder essas dúvidas, eu gosto por que me ajuda a lembrar do que já vivenciei 🙂 

• Amei 1
Postado

@Thiago Vinícios Anacleto sim já tinha visto isso da trava de segurança, e essa luz vermelha só acendeu uma vez que foi ontem cedo quando o PC desligou novamente, não irei fechar o tópico ainda porque quando voltar irei testar uns dias, sobre o tópico da fonte eu fiz já.

Postado

Voltando ao post... O problema persiste a dias, troquei a fonte e permanece com o mesmo problema as vezes funciona 2 horas ou mais aí desliga, as vezes reinicia, notei que quando fica led vermelha fixa da CPU na placa-mãe ou eu espero no outro dia ou tirando a bateria ele volta, mas depois de um tempo acontece, testei as memórias solos e em slots diferente e nada, limpei a placa de vídeo, limpei a placa, tirei processador, passei pasta térmica e botei de volta, levei em um técnico e lá o PC ligou mas aqui as vezes acontece isso de ligar normal e funcionar um tempo, tô de cabeça quente eu uso ele pra trabalho e está me dando prejuízo, não quero comprar uma peça sem saber se é ela a causadora do erro, troquei até o filtro de linha achando que ele é culpado, quase comprei outra placa mas meu medo é comprar e a outra dar o mesmo problema, não sei mais o que fazer. Pensei em atualizar a BIOS mas não faria sentido uso esse PC a 1 ano e meio com o processador dele, tenho medo de está colocando a BIOS nova e o PC desligar... A única coisa que me deixou pensativo foi que o técnico que levei falou que o processador está perdendo a cor dourada já e ficando meio marrom algumas partes, não sei o que significa isso...

Postado

Fiz outro teste agora de manhã e o processador não esquenta, não sei o que fazer, testei outra placa de vídeo, outra fonte, outra memória e nada, tô quase comprando processador novo e placa-mãe nova, a placa atual tem garantia o problema é mandar pra lá e eles falarem que não tem nada.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!