Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite galera tudo certo?

Há mais ou menos 2 semanas percebi que ao ligar o PC o meu Air cooler apresentava um barulho esquisito, no caso um ruído que  durava mais ou menos 1 minuto e após isso silenciava.

O cooler em questão é um AG400 da deepcool, tem menos de 6 meses de uso e esta limpo.

Alguém tem alguma solução ou o por quê disso? desde já, obrigado.

Postado

@BIELMITO753 quando você fez a última limpeza o fan foi removido? Caso sim, verifique a fixação e o posicionamento do fan, as pás podem estar tocando no dissipador.

• Curtir 2
Postado

Se voce removeu a fan do air cooler para limpar, pode ter recolocado de forma que a pás ficaram raspando nas aletas, o que gera ruindo quando liga e a fan esta acelerando

Mas para depois que atinge a RPM máxima porque a pressão do ar empurra o cubo e as pás coisa de ~0.5mm para a frente e não pega mais. 

Se fez isso, remova a fan  (do air cooler) e monte de novo.

Alias, para saber se é defeito na fan, quando estiver com ela de fora do dissipador ligue o PC - entre no BIOS para não carregar o Windows; e observe se  faz ruído.

Se fizer aciona a garantia, a DeepCool dá 1 ano de garantia para os coolers da série AG

• Curtir 2
Postado

@Erso @1lokos No caso eu levei em um técnico para colocar esse cooler pois não tenho coragem kkkkk coloquei o cooler no meio de novembro, de lá pra cá abri o gabinete 2, 3 vezes e tirei a poeira geral, as fans em si estão quase 100% limpas... Nunca retirei o cooler pois não tenho coragem para recolocar depois, outra que reparei é que em dias quentes esse barulho não existe, em dias frios ele desaparece após minutos... Irei gravar um vídeo para mostrar o barulho para vocês 

Postado

Não é para retirar o cooler de cima do CPU, coisa que só deve fazer quando for trocar de pasta térmica depois de uns anos de uso ou trocar de CPU.

Faça o seguinte, deslize a fan para cima no dissipador coisa de 1mm, como é preso com uma alça de mola é fácil de fazer, e veja se altera o ruído.

Postado

@1lokos Abri meu gabinete e tentei fazer o procedimento mas por conta da falta de espaço acabei não conseguindo... o estranho é o barulho persistir por pouco tempo e logo após sumir... Enviei uma foto de como esta o cooler no gabinete

Captura de tela 2025-04-06 194755.png

Postado

Se não tem habilidade nem se sente seguro para remover o fan do dissipador leve no técnico e peça para ele testar o fan fora do dissipador para confirmar se sempre tem o ruído ao ligar ou não. Se tiver acione a garantia onde comprou.

• Curtir 2
Postado

@1lokos O pior que acho que barulho vem do dissipador... eu vou realizar um teste hoje ou amanhã pós trabalho e ter certeza de onde o barulho vem, se da fan ou do dissipador, mas provavelmente terei que acionar a garantia do produto, já que tenho ele a 5 meses ou até menos.

Postado

Do dissipador não tem como ser, ele não tem partes em movimento, ou é:

As pás da fan raspando nas aletas do dissipador quando liga, depois que a rotação aumenta para de raspar.

Ou é o rolamento da fan com desgaste.

• Curtir 1
Postado

@BIELMITO753 Opa fala ae, se não é sujeira nem as pás da fan raspando em nada eu tenho ideia do que pode ser.

O rolamento do cooler as vezes dá um defeito parecido com esse mesmo.

Outra coisa que percebi mas não conseguiria te explicar em detalhes é que no frio esse problema se agrava, mas depois de um tempo em funcionamento o barulho para.

• Curtir 1
Postado

Se não for a fan, pode ser algum componente da CPU que entra em ressonância com a fan e começa a vibrar. Geralmente alguma parte de metal. Após algum tempo pera de vibrar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...