Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Trata-se do modelo MX-S20 , da decada de 90. O CD, AUX e DECK funciona corretamente, porém a sintonia de radio FM/AM não funciona, ou seja, se mando fazer a busca automatica, ele mostra os numeros no painel, mas não para em nenhuma. Se manualmente coloco numa estacao, não ouço nenhum som no fm (no am ainda gera um ruido, mas não é de sintonia).

Ja testei o cristal e o mesmo esta oscilando, existe tensoes nos CIs, não encontrei solda fria, procurei por capacitores e diodos em aberto ou curto, e onde tem bobinas que permitem ajuste, virei para ambos os lados sem resultado. Tenho o diagrama do circuito que achei na internet, porém não sei exatamente onde me concentrar neste tipo de situacao, é um circuito classico com FM frontend, PLL LC7218, LA1266a E LA3401. O fato de ele não sintonizar nem am nem fm pode ser indicativo que seja em algum ponto especifico. O aparelho é meu, so ficou muito tempo sem uso. Se alguém tiver uma dica, agradeço.

44.pdf

Postado

Mexer na parte de rádio é muito complicado ainda mais sem esquema eu não achei o esquema do aparelho esse q você deixou só tem a parte do rádio,primeiramente colocou antena ?,Dependendo do lugar o rádio não funciona,já peguei micro system assim,um era o varicap,outro micro e um outro foi um capacitor de cerâmico em curto que é mais comuns nos rádio deixar o rádio totalmente mudo ou com som baixo,pode ser também bobinas abertas etc.

A dica que te dou é o seguinte comece mexendo pelo FM que geralmente o fm é um pouco mais fácil pra tentar reparar do que o AM,deixa o am pra depois,tenta deixar o fm em alguma estação,se você tiver uma caixa de pc amplificada daquelas mais antigas que liga na tomada diretamente,porque tem aquelas caixa de pc mais moderna com usb essas não serve ou então se tiver aqueles radinhos do Paraguai com entrada auxiliar tambem serve,veja no pino 12 do la1266 se está saindo som,se sim veja se o áudio chega no pino 2 do 3401,se não tiver chegando pode ser algum resistor aberto pelo caminho,capacitor em curto etc,se tiver chegando veja se áudio sai pelo pino 5 e 8,se não tiver saindo áudio é o LA3401 com problema e deve ser substituído,agora se tiver saindo áudio nesses pinos,nos componentes ligado no pino 5 e 8 pode ter algum resistor aberto ou algum capacitor em curto etc ou o próprio processador,agora se no la1266 no pino 12 não sair áudio pode ser ele próprio ou não está sendo alimentado corretamente,varicap,bobinas se tiver ou algum capacitor em curto etc

Se você não tiver uma caixa amplificada ou um rádinho ai fica difícil,porque dai você vai ter que trocar os cis diretamente pra tirar a dúvida.

No caso do cabo pra fazer o teste é aqueles cabos rca de audio e Vídeo mesmo faz que nem o rapaz do Vídeo fez,claro que esse aparelho do Vídeo é da década 70 mais é mais ou menos assim que você vai fazer

Obs:No caso aqui ele usou a entrada do próprio aparelho como seguidor de sinais,esse aparelho é totalmente analógico o do Vídeo já o seu é digital,dai vai ter que ter um seguidor de sinais,um rádio com entrada auxiliar,caixa amplificada ou um osciloscópio.

Então sugiro fazer mais ou menos isso,aí o restante vou ficar te devendo,eu não mexo com esse tipo de som faz alguns anos,nem sou fã desses tipo de som,no áudio tenho experiência nos som modulados,modulados aqueles aparelhos que tem o conjunto separados,que no caso é o deck,toca disco e receivers ou tuner,amplificador,toca disco e deck ou aqueles que tinha pré amplificador separados,que era o pré+tuner,amplificador,toca discos etc,aguarde mais opiniões dos colegas,mais usando essas dicas q te dei assim você perde menos tempo.

Postado

Ola Luan,

Primeiro grato pelas dicas todas, fiz este teste e consegui identificar que o audio estava saindo. Como a sintonia automatica não parava em nenhuma estacao, fui então indo de forma manual até que uma radio pegou, porém com o som muito baixo, mexi então na regulagem da bobina do fm até conseguir um som razoavel.

porém o som só sai mono e a sintonia automatica continua a não funcionar, ou seja, so consigo ter som do fm se colocar numa estacao especifica. Neste equipamento, quando o mesmo sintonizava corretamente, no painel aparecia a frase tuned e stereo. Ou seja, estou meio caminho andado, ja tenho a sintonia, so não tenho a busca automatica e o stereo.

Eu possuo o esquema, o que postei é uma especie de resumo da parte de sintonia.

Postado

@NelsonM Nessa bobina que você mexeu,dessolda ela,veja se ele tem um capacitor tubular por baixo da bobina se tiver,quebra esse capacitor e solda um por baixo,no esquema aí certeza deve falar o valor do capacitor,caso não fale,você coloca capacitor de cerâmico de 32pF a 150pF,mas geralmente o valor do capacitor é entre 68pF,82pF e 100pF,ai trocando tenta ajusta lás bem pacientemente

Outra dica:O problema pode ser a própria bobina,já peguei receivers uns gradiente que tinha a sintonia digital que eram ás bobinas,o problema é que não acha,somente em sucatas que você vai achar ás bobinas

Nesse Vídeo você vai entender qual capacitor tubular da bobina eu falo.

É um aparelho bem mais antigo mas até o final da década de 90 alguns aparelhos possuiam capacitor interno na bobina.

Outra coisa não lembro como é o circuito do rádio desse aparelho,mas o rádio que tem sintonia digital,costuma ter duas bobinas no fm uma é pro fi e a outra pra busca automática,e também se ela tiver capacitor interno pode causar dela não funcionar na busca automática,se ela não tiver pode ser a bobina também,e na sintonia automática os números das estações devem parar nas estações com números pares.

Alguns circuito de rádio de sintonia automática,pra regular a busca automática é através de trimers.

Postado

Ola Luan Bom Dia,

Este vou ter que retirar a placa para saber. No diagrama mostra esta bobina T105 com o simbolo de um capacitor, deve ser interno, pois não tem nenhuma referencia ao seu valor no esquema (estou anexando a foto do esquema desta placa, assim ja serve para outras pessoas que precisarem), mas como voce passou 3 possiveis valores, vou tentar com os tres e ver qual é melhor. O problema é se o capacitor for interno na bobina, ai vou ter que procurar a peça no mercado, então vou tentar identificar se tem algum codigo na mesma.

t105.jpg

esq.jpg

Postado

Vi o Vídeo que voce passou, se o capacitor for igual, ta fácil de remover, pois como você citou, é so quebrar ele, é provavel que seja assim e vai ser mais fácil que achar esta bobina de reposicao nova.

Postado

@NelsonM Beleza,só tome cuidado que o capacitor pra usar na bobina é pF(picofarad),muitos vendedores em lojas não sabe capacitor em pF ou nF,os ceramicos e poliester eles vendem assim 1k(nF),82kPF(82pF) etc ou assim 820 101 ou 102 o 101 é 100pF e 102 é 1nF abaixo de 100pF é com os finais 0 no caso 820 é 82pF ou kpF

Postado

Perfeito. Agradeco muito pelas suas informações, foram direto ao ponto.

To com uma tv samsung, esta de led, vou abrir um topico especifico descrevendo o problema, mas primeiro vou procurar para ver se ja tem algum aberto. Esta é um pouco mais difícil porque não tem esquema em lugar nenhum.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...