Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal. Estou com um problema que tem se repetido no meu PC e está difícil identificar a causa. Geralmente quando ligo o computador pela primeira vez no dia, tudo parece funcionar normalmente. No entanto, durante o uso, o áudio começa a apresentar pequenas travadas, como se desse um "traannn" rápido, bem baixo, e logo volta ao normal. Isso acontece de forma aleatória, mas frequente.

Ontem, enquanto executava comandos para verificar o sistema, o computador congelou e deu tela azul. Após reiniciar, voltou ao normal, mas agora fico inseguro sobre a estabilidade da máquina.

Já verifiquei drivers manualmente, sem sucesso aparente. O sistema foi formatado recentemente, então descartei vírus ou problemas com instalações antigas. A única peça que me deixa com dúvida é a fonte, que é mais antiga que o restante dos componentes.

Acredito que o problema possa estar relacionado à fonte de alimentação, talvez não esteja conseguindo entregar energia de forma estável. O restante das peças são consideravelmente "novas" com a troca mais recente sendo da memória RAM, por conta deste problema anteriormente, pois pensei que essas travadas e telas azuis pudessem ser a memória RAM... mas pelo jeito não é.

Especificações do PC:

placa-mãe: ASUS tuf gaming x570/plusbr

Processador: Ryzen 9 5950X
Memória: 32GB DDR4 3200MHz
Placa de vídeo: RTX 3060 Ti
Armazenamento: SSD M.2 1TB, SSD SATA 480GB, HD 1TB
Placa-mãe: ASUS TUF Gaming X570
Refrigeração: Water cooler 240mm com 5 ventoinhas
Fonte: Sharkoon 650W 80 Plus Gold full modular (única peça mais antiga)

Postado
7 horas atrás, Jordan- disse:

Mas acha que o B.O pode ser fornecimento insuficiente?

Diretamente! Não.

Mas a troca da fonte não seria tão ruim.

Abra o prompt de comando como administrador e execute:

A) chkdsk /f /r "enter"  - se for solicitado reinicie o sistema

B) DISM /online /cleanup-image /restorehealth "enter"

C) sfc /scannow  "enter"

850W  para fonte já seria muito exagerado e a versão "Core Reactor VE" é de qualidade inferior.

Postado
Em 19/04/2025 às 13:06, FoxBlack disse:

Abra o prompt de comando como administrador e execute:

A) chkdsk /f /r "enter"  - se for solicitado reinicie o sistema

B) DISM /online /cleanup-image /restorehealth "enter"

C) sfc /scannow  "enter"

Havia feito isso ontem e só tive um problema durante o primeiro comando, o "chkdsk /f /r". Ao reiniciar o PC e deixar a verificação rodando, a tela simplesmente ficou preta, embora o computador continuasse ligado. Não conseguia acessar nada, então fui obrigado a forçar o desligamento pelo botão do gabinete. Quando tentei ligar novamente, o PC não dava vídeo e o LED da CPU na placa-mãe ficou aceso em vermelho, indicando que ela não estava sendo reconhecida. Foi como se a CPU tivesse deixado de funcionar do nada. Tudo isso está muito estranho! Após algumas tentativas, ele voltou a funcionar normalmente. Realmente não entendo o que está acontecendo, mas começo a suspeitar que seja algum problema no fornecimento de energia para os componentes.

Em 19/04/2025 às 13:06, FoxBlack disse:

850W  para fonte já seria muito exagerado e a versão "Core Reactor VE" é de qualidade inferior.

Entendi, assim, como pretendo mudar componentes mais pra frente, planejo realmente pegar a de 850w para não ter problema. Agora entendo melhor o que significa o "VE" Então a versão correta seria a core reactor ll? Pois a core reactor l pelo que vi, ela precisa de adaptador para as novas placas, correto?

Postado
1 hora atrás, Jordan- disse:

Então a versão correta seria a core reactor ll? Pois a core reactor l pelo que vi, ela precisa de adaptador para as novas placas, correto?

Sim!

Verifique as condições dos discos(HD/SSD) -> CrystalDiskInfo

• 2 semanas depois...
Postado
Em 20/04/2025 às 16:09, FoxBlack disse:

Sim!

Verifique as condições dos discos(HD/SSD) -> CrystalDiskInfo

Perdão pela demora na resposta, baixei o programa e todos me apresentam como saudáveis, sendo o menor deles com 90% que é um SSD da sandisk.

É realmente muito complicado descobrir o motivo dessas telas azuis raras, e esses leves travamentos que são resolvidos por uma reiniciada no computador. Ainda estou pensando que possa ser a fonte, mas é muito estranho só reiniciar e "Resolver" 

image.png.4904c8b6e1f543444bb24fca7184db2d.png

Postado
3 horas atrás, FoxBlack disse:

Atualizou para a última versão do BIOS  ?

Agora que você comentou, fui verificar e vi que saiu uma versão da BIOS nova recentemente. Já fiz a atualização. E sabe de outra coisa que percebi, que pode estar causando essa instabilidade? Minha memória RAM é 3200MHz, mas quando ativo o perfil D.O.C.P da placa-mãe para essa frequência, ela não funciona corretamente. Por isso, precisei configurar manualmente as latências, a tensão e os MHz.

Na última vez, eu havia feito tudo acreditando estar certo, mas agora que atualizei a BIOS, as configurações foram resetadas. Reconfigurei tudo, e percebi que antes eu tinha deixado a tensão da memória em 1.2V, quando o correto para essa frequência é 1.35V. Estou começando a achar que isso pode ter sido a causa de toda a instabilidade.

• Haha 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...