Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, a todos. Entrei no Clube do Hardware com o objetivo de pedir ajuda aos mais experientes de como posso fazer uma boa melhoria no meu PC, que está parado a muito tempo. Deixo abaixo as configurações atuais dele.

- Placa de vídeo: NVIDIA GeForce GT 730 ( 4GB)

-  Processador: Intel(R) Core(TM) i7 CPU 870 

- Memória: 16g de RAM

- placa-mãe: Intel h55

- Fonte: k-mex atx12v

Por favor, se alguém estiver disposto a me ajudar, agradeço de coração! 

Postado

Então, como disse o amigo Gloomy, não é uma plataforma interessante de tentar manter. Você não precisa, no entanto, fazer a troca de todas as peças imediatamente, dá pra organizar uma "schedule" pra ir fazendo as substituições caso necessário. Mas que não dá pra aproveitar nada é fato. Me faz um favor, consegue especificar essa fonte da Kmex ? Se for uma PW, apesar de ter uma eficiência que não é muito legal ( aprox 77-78%, mas normalmente entrega o que promete, mas isso depende de alguns outros fatores ) e um projeto mais antigo, ela não vai te dar problemas por enquanto. O ideal é trocar o sistema por inteiro though, e pra isso a gente tem que saber quanto você PODE investir , e se você pode fazer isso de imediato ou ao longo do tempo.

• Curtir 1
Postado

A fonte é uma Kmex atx12v 200w, é isso que diz nela. Estou disposto a gastar em torno 2.000 ou 3.000 de uma forma mais benéfica é claro, e ao longo do tempo espero conseguir isso.

Postado

Se livra dessa fonte o mais rápido possível, pelamor.

Primeiro compra uma fonte bacana, teu orçamento é curto, então temos que achar uma até 300 reais ( considerando o valor a vista ), e existem algumas boas opções. 

Mais tarde um pouco vejo como fica algo entre 2 e 3k. Outra pessoa nesse meio tempo pode acabar dando sugestões legais, por sinal.

• Solução
Postado

Tá, voltei e até agora nenhuma sugestão. O ***** é que eu não sei se você toparia procurar no mercado de usados ou não por algumas peças ( placas de vídeo e, em algumas situações, processadores ), mas vou assumir que você não gostaria disso, vou montar com apenas peças novas então, com placa de vídeo dedicada. Talvez eu passe um pouco do orçamento, e isso pode ser solucionado com a troca de algumas peças por exemplares um pouco piores, algo que eu não recomendo, salvo o SSD ( dá para tirar uns 50 reais passando de NVMe pra sata, e mais de 100 como dá pra ver passando pra 500 GB ) e escolhendo as opções mais baratas das que estou disponibilizando. Talvez usar um cupom ou algo assim possa ajudar também. A placa-mãe pode ser trocada por um modelo H610, o que pode tirar uns 100-200 reais, mas você perde em recursos e caminho de upgrade. Existe uma paca b760 com valor bem inferior, mas nunca vi Review alguma e sabendo quem é o OEM que fabrica eu não recomendaria, salvo se eu mesmo tivesse como testar e atestar. Vamos então a Build, apenas peças novas. 

Vamos lá:

"Coiote"

* I3 14100F ( pode ser encontrado por 570+- na gigantec, e tem desempenho na casa dos 15% abaixo do 12400f, mas em jogos é ainda menor a diferença. Com o 12400 a 750, é uma alternativa interessante com o preço performance um pouco melhor ou igual )

* Battle Ax B760 MD ( 629,99. Novamente eu recomendando um produto da colorful entre os de baixo custo. Normalmente são bem razoáveis, então fica por isso mesmo. Eu gostaria de recomendar a challenger da Maxsun, que tem mais reviews com ela com resultados bastante positivos, mas eu não tenho garantia de suporte a 14th gen direto da caixa, e tá difícil achar ela. Se preferir, though, e conseguir achar num preço bom, pega ela e um 12400. )

*Fonte vou deixar aqui 3 opções, em ordem de prioridade, de até 300 reais na Pichau que estão disponíveis agora. Por alguma razão elas ficam indo e voltando, uma desgraça. Galax Omega GL500S ( 289 ), Pichau Nidus 650L ( 299 ), Duex Pulse Pro 500w ( 259 ).

* Para memória, 3 opções, dá pra achar mais barato importando, mas por aqui fica por isso mesmo, peço desculpas pra quem gosta de heatspreader, mas nesse caso vai ter que catar separado se quiser: 2x8 4800 da crucial ( 109 cada, https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-4031958715-memória-ram-crucial-DDR5-8gb-4800mhz-para-computador-_JM ), 2x8 5600 Adata ( 150 cada, https://www.mercadolivre.com.br/memória-ram-8gb-DDR5-5600mhz-para-pc--desktop/up/MLBU2320905560?pdp_filters=item_id%3AMLB3687389847#sid%3Dshare%26wid%3DMLB3687389847 ), 2x16 4800 keepdata ( 255 cada, https://www.mercadolivre.com.br/memória-ram-desktop-DDR5-16gb-4800mhz-keepdata-kd48n4016g/p/MLB44207305?pdp_filters=item_id%3AMLB3988896709#sid%3Dshare%26wid%3DMLB3988896709 ).

* SSD decidi por ir com um crucial gen 4, mas só porque tô com preguiça de procurar mais https://www.amazon.com.br/Crucial-interno-compatível-laptop-desktop/dp/B0DQSJYD12?source=ps-sl-shoppingads-lpcontext&ref_=fplfs&psc=1&smid=A38JVMMYJLUN90&gRefinements=SORT_BY:Preço:+do+menor+para+o+maior, 359 sem o frete. Tem o Pichau Rover de 512gb, no entanto, a 230+-.

* Gabinete eu sinceramente sou péssimo recomendando. Julgando um limite de 200~230 pra peça, ficaria entre o TGT Legion a 139 na Pichau e o Aigo Darkflash DK150-WH c/ 3 fans que na mesma loja se encontra por 189.

* Placa de Vídeo é o fim da picada né moço, estão extremamente caras. Minha honesta opinião seria pra você pegar uma usada. Caso você faça questão de ter uma placa nova, nossas opções ficam extremamente escassas em termos de placas modernas. Todas as opções são falhas de alguma forma na casa dos 1000 reais. RTX 3050 6gb normalmente está a 1200 e é uma versão capada de uma placa já capada. RX 6500XT sua versão normal tem 4gb e é muito limitada, e a versão de 8gb está girando em absurdos 1400 reais. Ambas passam o orçamento. Então entra a Arc A380, também fraquíssima, mas o desempenho dela vem alcançando as outras 2 com atualizações de drivers e etc, e ela segura as pontas de alguma maneira, alguns reviewers tem revisitado ela para jogos devido a isso e ao seu baixíssimo preço no exterior. No Brasil seu preço é absurdo, no entanto, sendo encontrada no melhor dos casos a 980, e hoje muito próxima a 3050 6gb, custando 1099. Infelizmente são as placas que ficam PRÓXIMAS do orçamento que não sacrificam os recursos modernos. Se empurramos um pouco mais dá pra pegar uma 6600M do mercado livre por 1300, que dá um baile nas outras opções, sendo o problema, porém, o fato de ela ter menos suporte que as outras opções, e sendo uma placa M eu não poder dar garantias sobre sua qualidade de construção ( normalmente são ok o suficiente, mas depende muito de vários fatores ). 

https://www.mercadolivre.com.br/placa-de-Vídeo-amd-radeon-rx-6600m-8gb-gddr6-dual-fan/p/MLB26071385

https://www.waz.com.br/placa-de-Vídeo-nvidia-GeForce-RTX-3050-6gb-pci-e-msi-lp-6g-oc-low-profile-127530-html/p?idsku=127530&srsltid=AfmBOopCU4tcf2OxLBIqz-EWNYxKym2gv3w6jF7jyMuKHbBFW8WMEqaxBmk&gRefinements=SORT_BY:Preço:+do+menor+para+o+maior

https://www.pichau.com.br/placa-de-Vídeo-ASRock-intel-arc-a380-challenger-itx-oc-6gb-gddr6-96-bit-90-ga3kzz-00uanf?srsltid=AfmBOopC4Poe7rTKjdMoya3ErTkT3qdkzJYLeIK_BDRi3eXxWtjTM1HpOzs&gRefinements=SORT_BY:Preço:+do+menor+para+o+maior

Sem contar o frete das peças sai a 3145 com tudo escolhendo as alternativas mais baratas das que listei. Se trocar a placa-mãe por uma h610 dá pra fazer encaixar abaixo de 3 contos, se trocar a plataforma pra AM4 dá pra descer um pouco mais, pra uns 2800-2900 ( mesmo considerando que DDR4 está barato, boa parte das ofertas não estão com preços muito melhores que o dessa crucial, então a diferença de preço ficaria por conta de processador e placa-mãe, que na realidade é meio que ambíguo também ). Pegando uma placa de vídeo usada, e aí teria que saber procurar e tal, entre OLX e ML, dá pra tirar mais uns 400 reais, talvez 500. Esses dias pra trás achei uma a380 nuns seiscentos e poucos seminova, por exemplo. 2060/2060 super se tu olhar direito tu acha no limite dos 1000 reais também. Então dá pra baratear a build, mas infelizmente não tanto quanto eu gostaria. Algumas coisas TALVEZ dê pra importar, mas não tenho certeza se vale a pena no cenário atual. Peço segundas e terceiras opiniões aqui, lembrando também que existe a opção de fazer um PC com integrado pra quebrar o galho por um tempo, tipo um 8500/8700g mais uma Challenger B650 ou qualquer uma ok num faixa de preço similar e etc, que ai tu gasta um pouco mais no processador, mas não gasta com placa de vídeo, e deixa pra pegar uma melhor no futuro. O problema disso é que muitas vezes por razões inevitáveis da vida a gente procrastina esse futuro. 

Eu posso ter esquecido de alguma peça. Perdão se isso tiver ocorrido, me informem. Também observo que não tem periférico algum incluído.

Postado

Edit: 

Só agora vi que escrevi o modelo errado de placa-mãe. Era pra ser Battle Ax B760 MK, que é a DDR5. Ela é um pouco mais cara do que escrevi também, 679, 50 reais de diferença. 

Edit 2: não gostei muito de algumas coisas que li sobre o E100 ( durabilidade teórica ) e decidi procurar por mais um que estivesse numa faixa de preço baixa e fosse de 1 TB, atingi um Best Memory a venda na Enifler, 299. É PCIe 3 e eu não sei a durabilidade, mas é 299. https://www.enifler.com.br/SSD-best-memory-1tb-NVMe-m2-2280-pcie-30-2000-mbs-btpci-1tb-2000?variation=23282018&srsltid=AfmBOor6GBp-F0fKGF7dqpO4Wbbc-Oa2O8Iz3QTcdkgUok5nI6A0FxNB7Qg&gPromoCode=CLIENTEVIP&gRefinements=SORT_BY:Preço:+do+menor+para+o+maior

• J.Augusto F alterou o título para Upgrades para H55, Core i7 870, 16GB e GeForce GT 730
Postado

Caro NStão, cabe a mim agora analisar cada uma das especificações recomendadas. Muito obrigado, prevejo um excelente upgrade de acordo com que foi proposto. E respondendo o que citou lá em cima; não vejo problema em comprar peças usadas, desde que o vendendor me garanta a segurança, preservação e o prazo do objeto, caso ocorra algum defeito.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...