Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

boa noite, recentemente ajudei um amigo a instalar Windows a partir do pendrive bootavel etc, tive muita dificuldade para descobrir o que estava errado pois de inicio não conseguimos realizar o processo de instalação pois sempre dava erro e dizia que não era possível instalar porque o estilo de partição era GPT, acontece que era um SSD usado que já tinha Windows instalado mas como o dono tinha trocado todo o setup, precisava reinstalar, ai tentamos de tudo o que era possível pelo ambiente de instalação, formatação etc, mas não conseguimos, eu já tive problema com esse negocio de GPT antes quando inicializei um SSD e coloquei como GPT porque dizem que é melhor que o MBR, depois descobri que não tem diferença, apenas que um se diferencia do outro em alguns aspectos mas nada que o torne melhor e mais rápido, enfim, a pessoa que eu estava ajudando tinha um HD novo que usamos para instalar o windows e converter o SSD de GPT para MBR, fiz esse processo usando o AnyDesk pois moro em outra cidade e a pessoa que estou ajudando é muito leiga no assunto, no gerenciador de disco do windows também não foi possível converter para MBR porque no SSD existia uma partição de recuperação do Windows antigo que eu não consegui deletar, todo esse processo demorou bastante tempo, decidi ser mais agressivo com o SSD e usei o Prompt de comando e o Disk Part para deletar a partição de recuperação, só depois de digitar os comando e apagar a partição que foi possível converter parar MBR, só que esse processo demorou muito tempo, umas 4 horas só para conseguir converter, o HD era lento demais e a pessoa era bem leiga, para configurar a BIOS foi um trabalho.. mas tirando isso, tudo funcionou muito bem, mas eu queria uma explicação do porque isso acontece, e qual é a diferença dessa GPT para MBR e se realmente importa.

Postado

Primeiro -> MBR ou GPT não é uma partição propriamente dita. Quando se "fala" em partição a referência é Fat32, NTFS, Ext4, Btrfs, etc...

MBR e GPT é o formato relacionado à tabela de parição do disco. Então podemos ter por exemplo um disco:

MBR + Fat32 ou MBR + Ext4 / GPT + NTFS  ou GPT + BTRFS

A Tabela de partição MBR é aplicável a discos de até 2TB. Enquanto que a GPT não há limite definido. Ou seja se tiver um disco de 2TB pode escolher entre MBR ou GPT., acima desse valor somente GPT.

Para tabela de partição MBR você pode criar 4 partições primárias ou 3 Primárias + 1 estendida. Na GPT você pode criar 128 partições primárias

MBR não é compatível com boot seguro/uefi

A Tabela de partição GPT tem uma sobrecarga maior que a MBR

• Curtir 3
Postado

@FoxBlack eu entendi, na verdade eu já sabia disso porque eu ja havia estudado um "pouco" sobre esse assunto, mas obrigado por complementar. eu queria saber mesmo era do porque o windows não deixa instalar o GPT, não é a primeira vez que isso acontece, ja aconteceu comigo num SSD de 240Gb e agora com esse meu amigo que tem um SSD de 480Gb, basicamente, toda vez que eu tenho com o GPT ele não aceita, so funciona com o MBR, porque isso acontece?

• Membro VIP
Postado
12 horas atrás, Mascote01 disse:

boa noite, recentemente ajudei um amigo a instalar Windows a partir do pendrive bootavel etc, tive muita dificuldade para descobrir o que estava errado pois de inicio não conseguimos realizar o processo de instalação pois sempre dava erro e dizia que não era possível instalar porque o estilo de partição era GPT, acontece que era um SSD usado que já tinha Windows instalado mas como o dono tinha trocado todo o setup, precisava reinstalar, ai tentamos de tudo o que era possível pelo ambiente de instalação, formatação etc, mas não conseguimos, eu já tive problema com esse negocio de GPT antes quando inicializei um SSD e coloquei como GPT porque dizem que é melhor que o MBR, depois descobri que não tem diferença, apenas que um se diferencia do outro em alguns aspectos mas nada que o torne melhor e mais rápido, enfim, a pessoa que eu estava ajudando tinha um HD novo que usamos para instalar o windows e converter o SSD de GPT para MBR, fiz esse processo usando o AnyDesk pois moro em outra cidade e a pessoa que estou ajudando é muito leiga no assunto, no gerenciador de disco do windows também não foi possível converter para MBR porque no SSD existia uma partição de recuperação do Windows antigo que eu não consegui deletar, todo esse processo demorou bastante tempo, decidi ser mais agressivo com o SSD e usei o Prompt de comando e o Disk Part para deletar a partição de recuperação, só depois de digitar os comando e apagar a partição que foi possível converter parar MBR, só que esse processo demorou muito tempo, umas 4 horas só para conseguir converter, o HD era lento demais e a pessoa era bem leiga, para configurar a BIOS foi um trabalho.. mas tirando isso, tudo funcionou muito bem, mas eu queria uma explicação do porque isso acontece, e qual é a diferença dessa GPT para MBR e se realmente importa.

Bom dia (ao OP e a todos na discussão).

FAT32, exFAT, NTFS, e outros, são estilos de partição. Eles ditam a estrutura de arquivos do disco, e são os responsáveis pela organização das áreas físicas do HD/SSD, na hora de armazenar informações. Metaforicamente, você tem muitos livros e precisa guardar em algum lugar. Você pode digitalizar um por um e guardar na sua conta em nuvem (exFAT), pode organizar todos em prateleiras (como numa biblioteca, FAT32) ou pode guardar tudo em gavetas de armários bem trancadas (NTFS).

MBR e GPT são gerenciamentos de particionamento (ou métodos de inicialização).

Eles não definem a organização do disco em si, mas a forma como essas informações serão utilizadas, e em que ordem, para colocar o sistema pra funcionar.

Em MBR (Tabela Mestre de Inicialização), você tem uma pequena lista de informações que é colocada especificamente no começo do disco, e essa pequena lista é o que informa à BIOS qual sistema está dentro do disco, e onde estão os arquivos necessários para carregá-lo. É o gerenciamento de partições mais antigo que temos. Ele possui algumas limitações:

1. Não gerencia mais do que 4 partições primárias no disco;

2. Suporta discos até 2TB, somente;

3. É mais antigo, e depende da existência e integridade de uma BIOS pra funcionar.

Em GPT (Tabela de Partições GUID), você tem uma estrutura replicante de inicialização, isto é, as informações básicas de inicialização são copiadas para diferentes áreas do disco, o que a deixa menos suscetível a falhas (se uma das cópias se corromper, por exemplo). Consegue gerenciar mais partições (até 128) e discos maiores (limite teórico de 9.4 ZB, zetabytes, ou 9400 TB, terabytes). Além disso, usa a UEFI para funcionar, e não necessariamente a BIOS.

Quais as diferenças reais na usabilidade?

Muito poucas. Computadores mais antigos só serão compatíveis com sistemas operacionais instalados dentro de um disco MBR, em regra, mas isso precisa sempre ser verificado com um teste na BIOS. Se ela for compatível com o CSM (que é um módulo de compatibilidade que permite alternar entre BIOS legada e UEFI), aí pode usar os dois tipos de sistema.

A opção por um gerenciamento ou outro não afeta a performance do disco em si, mas as inicializações em GPT são geralmente mais rápidas. Além disso, GPT, por ser mais moderno, é também compatível com camadas a mais de segurança (como criptografia e boot seguro).

• Curtir 2
Postado

@Gabriel U então eu acho que entendi, por favor me corrija se eu estiver errado.

o caso que aconteceu comigo de não conseguir instalar windows em GPT deve se ao fato de que o hardware é antigo e não suportava UEFI como foi o caso do meu PC antigo Pentium E5400 e com o PC do meu amigo que é uma placa-mãe H81 LGA1150 e ao que parece também não suporta UEFI, esse foi o meu entendimento. mas o que mais me deixa confuso é o fato de que, o PC antigo dele era um i3 540, ou seja, de 2010 e a BIOS era Legacy, sei disso porque ajudei o dono a mexer na BIOS, ele me mandava fotos e eu orientava ele, a pessoa (suposto técnico) que montou o PC conseguiu instalar o Windows no SSD em GPT, isso que me deixa confuso. a placa-mãe que ele comprou é a desse link aqui, é uma H81 LGA1150, sei que o UEFI começou em 2007, essa placa-mãe tem socket de 2013, sabem me dizer se existe a possibilidade de ela suportar UEFI? isso é uma informação que posso achar no manual online?

• Membro VIP
Postado
33 minutos atrás, Mascote01 disse:

@Gabriel U então eu acho que entendi, por favor me corrija se eu estiver errado.

o caso que aconteceu comigo de não conseguir instalar windows em GPT deve se ao fato de que o hardware é antigo e não suportava UEFI como foi o caso do meu PC antigo Pentium E5400 e com o PC do meu amigo que é uma placa-mãe H81 LGA1150 e ao que parece também não suporta UEFI, esse foi o meu entendimento.

[...]

a placa-mãe que ele comprou é a desse link aqui, é uma H81 LGA1150, sei que o UEFI começou em 2007, essa placa-mãe tem socket de 2013, sabem me dizer se existe a possibilidade de ela suportar UEFI? isso é uma informação que posso achar no manual online?

Parcialmente correto.

Dei uma pesquisada rápida online e encontrei este vídeo aqui:

Se prestar atenção à tela inicial da BIOS...

Verá a seguinte informação, na terceira linha:

image.thumb.png.e913c38cac0ef93a1732ddee6175f987.png

A placa pode usar UEFI (e portanto, ser compatível com GPT).

O que pode ter acontecido é o seguinte:

1. Apesar de compatível com GPT, a placa estava configurada em Modo Legacy.

2. Se vocês converteram o disco para GPT, usando o Diskpart, a partir do instalador do próprio Windows, era necessário reiniciar o computador e bootar o instalador novamente depois disso (ele só passaria a conseguir colocar o Windows no novo disco GPT a partir de um reinício completo. Sei que isso acontece, mas francamente, não faço ideia do porquê).

Ou ainda...

3. Apesar de a BIOS mais recente da placa contar com o suporte a UEFI, a versão que vocês estavam utilizando, possivelmente mais antiga, ainda não tinha esse suporte completo. Possibilidade remota, mas ainda uma possibilidade...

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...