Ir ao conteúdo

Adicionar + Memória ou Substituir as existentes?

Ir à solução Resolvido por CaioLCamargo,

Posts recomendados

Postado

Tenho a seguinte config:

Processador: Ryzen 7 5700G (Com Vega 8 )

placa-mãe: Gigabyte B450M DS3H V2

Memória: 2 pentes dessa aqui totalizando 16GB  , 3000 MHz, Latência CL16-20-20-40 -> T-Force Vulcan 8GB

Sem vídeo dedicado.

Essa é a imagem do CPUZ com as memórias, que estão nos slots 2 e 4:

image.png.1560be3a7c3bd2588f78f3510446f8ec.png       image.png.07996e8a317d79a4aaea694449df8ab5.png

Meu uso do computador é, principalmente, multitarefas simples: App do Whatsapp, Chamadas de Vídeo do WhatsApp enquanto navega em múltiplas abas do navegador, e jogar um Fifa 23, Age of Mythology ou Witcher 3.

Foto do Gerenciador de tarefas neste momento com 9 abas + WhatsApp app (63 a 70% de uso de memória, sempre):

image.png.6f1dd0d499fe68b16c99e8248adfb21a.png

Estou interessado em adquirir 2 pentes de 16 dessa promo aqui da Kabum de R$ 449,90 Latência 16-20-20-38, 3200 MHz -> Corsair Vengenance 2x16GB

As perguntas são:

1. Vão funcionar em conjunto com as que já tenho, com o "Dual Channel"?

2. A velocidade seria significantemente reduzida (frequência, latência, etc) com os 4 pentes juntos?

3. Seria melhor vender os 2 pentes de 8GB da Vulcan e adquirir 4 pentes da memória de 16 e já ficar com 64GB  de uma vez enquanto esta arquitetura está disponível, ou é um exagero sem sentido agora?

4. Há possibilidade de melhoria gráfica com mais memória visto que o vídeo é onboard?

5. Há capacidade desse meu Processador + placa-mãe de sustentar 3200MHZ ou vai decair pra 2666 ou 2933? Se sim, isso faz tanta diferença no desempenho da máquina?

Desde já, muito obrigado!

• Membro VIP
Postado

@erikux Bom dia. Como são perguntas redundantes, vou só dar uma opinião. Desde que você não precise de mais de 32GB, eu sugiro manter apenas o kit novo. Além de perda de desempenho, você ainda estará forçando o controlador de memória. Além disso, os Ryzen costumam baixar a frequência quando se usam mais do que 2 pentes de memória. 

• Curtir 2
Postado
3 minutos atrás, Pedro Math.pi disse:

@erikux Bom dia. Como são perguntas redundantes, vou só dar uma opinião. Desde que você não precise de mais de 32GB, eu sugiro manter apenas o kit novo. Além de perda de desempenho, você ainda estará forçando o controlador de memória. Além disso, os Ryzen costumam baixar a frequência quando se usam mais do que 2 pentes de memória. 

Muito obrigado pela resposta!
Quando você menciona "kit novo" seria então apenas adquirir um kit de 2x16 da Corsair e vender o kit atual 2x8GB, é isto?

• Solução
Postado

Opa bom dia, tudo bom? vou responder suas perguntas com os meus sinceros palpites kkkk

1 hora atrás, erikux disse:

1. Vão funcionar em conjunto com as que já tenho, com o "Dual Channel"?

Sim,  mas o sistema vai usar as memórias de menos capacidade para o modo Dual Channel, e a memória maior irá operar em Single Channel.

2. A velocidade seria significantemente reduzida (frequência, latência, etc) com os 4 pentes juntos?

O sistema vai colocar todas na frequência da memória mais lenta, no seu caso os 3000mhz mesmo, inclusive como o @Pedro Math.pi comentou acima, 4 pentes vão "judiar" mais do controlador do Ryzen, mas foram os Ryzen das series 1000 - 2000 que deram a fama de abaixar a frequência, pois o controlador deles eram piorzinho.. os 5000 aguentam muito mais MHz sem tanto estresse (então vai aguentar os 3200mhz sim).

3. Seria melhor vender os 2 pentes de 8GB da Vulcan e adquirir 4 pentes da memória de 16 e já ficar com 64GB  de uma vez enquanto esta arquitetura está disponível, ou é um exagero sem sentido agora?

Po cara, 64gb é muuita coisa, como você tinha dito, seu uso é multitarefas simples, o windows está usando cerca de 60-70% pois tem muita coisa que nem está aberta mas está em cache.. para usuários de multitarefas simples é bem difícil encher os 16gb de ram, a um tempinho atras eu fazia uns trabalhos no After Effects e no Premiere, aí sim consumia muuita ram e tive que fazer um upgrade de 16gb para 32gb, ajudou demais para esses trabalhos de edição e criação de vídeos, mas no multitarefas de algum jogo aberto, discord, spotify, apps comuns e até o google com uma porrada de janelas, nunca usei mais que os 16gb. Então sinceramente, eu recomendo que você continue com os 16gb mesmo, ou no máximo faria um upgrade para 2x8gb de 3600mhz.. tanto é que quando eu parei de trabalhar com After Effects, voltei a usar os 16gb.. pois nunca mais usei tanta memória, isso que eu sempre estou com varias abas abertas e varios apps..

4. Há possibilidade de melhoria gráfica com mais memória visto que o vídeo é onboard?

16gb é o suficiente para praticamente todos os jogos hj em dia, então mesmo se você colocar 128gb não vai dar nenhum fps a mais.

5. Há capacidade desse meu Processador + placa-mãe de sustentar 3200MHZ ou vai decair pra 2666 ou 2933? Se sim, isso faz tanta diferença no desempenho da máquina?

A AMD garante que o Ryzen 5700G pode operar a 3200mhz sem problemas, então mesmo com 4 pentes de 3200mhz ele vai aguentar tranquilo, na verdade ele consegue operar a 3600 ou até mais, vi que tem varios usando pentes de 4166mhz nele e funciona tranquilo, desde que sejam memórias de marcas boas.

• Curtir 2
Postado

@erikux você tem um baita CPU, pode ter certeza que ele vai aguentar varios anos ainda, rodando todos os jogos lançamentos (iria depender é claro da placa de vídeo tb kkkk), sua placa-mãe tb é muito boa, vai durar bastante.
Os 16gb hoje em dia é o suficiente para não ter dor de cabeça no multitarefas e jogos, daqui um tempo (n dá para saber) os jogos e os apps vão começar a pedir cada vez mais ram, então realmente seria muito interessante partir para pelo menos 32 mesmo, e os gráficos integrados como a Vega 8 gostam de ram rápidas, 3600mhz seria muito bom pra essa GPU.

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, CaioLCamargo disse:

Sim,  mas o sistema vai usar as memórias de menos capacidade para o modo Dual Channel, e a memória maior irá operar em Single Channel.

Como são duas novas, continuarão em dual channel.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...